As diferenças de uma bicicleta dobrável

Assista à matéria em vídeo do Vá de Bike sobre dobráveis e conheça as diferenças, vantagens e cuidados com esse tipo de bicicleta.

O vídeo abaixo foi produzido para um concurso, que daria como prêmio uma bicicleta dobrável. O Vá de Bike não levou a bicicleta, mas os leitores ganharam uma matéria audiovisual que explica bem o que esperar de uma bike desse tipo e suas diferenças em relação às bicicletas convencionais. Também passamos algumas dicas de utilização que são específicas das dobráveis, tudo intercalado com filmagens nas ruas e exemplos práticos do que está sendo explicado. Assista e opine! 🙂


Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

116 comentários em “As diferenças de uma bicicleta dobrável

  1. Parabéns pela postagem e pelo vídeo. Muito simples e objetivo. Sempre utilizei bicicleta dobrável desde a infância (caloi berlineta) e fiquei feliz com a produção atual de bicicletas dobráveis mais modernas e pela aceitação do público… sinal que as dobráveis “nunca saíram de moda”… legal do vídeo também foi orientar e instruir o público geral… lllloooolllll cicloabraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. um conselho de quem ja conhece muuuuito bem as dobraveis.
    se em bicicletas normais a qualidade já é um item critico, fundamental… em dobraveis mais ainda!!!!

    nao aceite nada menos que uma dahon ou brompton, se puder. sao caras aqui? sao. mas valem. se puder, pague. valem. nem que seja usada. vale a pena. sao infinitamente melhores que as demais marcas. nao ha como comparar com nenhuma outra. eu ja andei em todas. ate ja trabalhei em uma loja que as vendiam (so nao tinha as brompton a venda, mas andei de bromton quando morei em boston).

    acreditem em mim. vale a pena pagar mais. a dahon e a brompton sao bem melhores.

    a dahon na minha opiniao tem a melhor relacao custo beneficio. disparado…

    ah, nao falaram em strida, mas sao legais tambem.

    Thumb up 4 Thumb down 1

  3. Gente eu há dois meses deixei de andar de carro e onibus e passei a andar de bicicleta.. é maravilhoso!!! Me sinto bem, feliz e possível. Hoje ultrapasso alguns limites que antes não conseguia, não tenho falta de ar e minha resistência está ótima. Estava em recife semana passada e vi uma dessas caloi band me apaixonei… quero uma agora… Vc que ainda está trancado dentro de um carro,vamos para a rua e ande de bike é muito bom, faz bem para o corpo alma e mente…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Da para fazer de tudo com uma bike dobrável, já participei de um Dhuatlon com uma dobrável na categoria speed e deixei um monte de gente para trás.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Oi Vinícius. Quero comprar uma pra andar umas 2 ou 3x na semana… pensei na Durban Bay 6 pelo custo benefício… antes eu estava querendo a Caloi Urbe. Qual vc recomenda?
    Tenho 1,80m

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Gostaria de saber qual seria a vantagem e diferença além de peso(que já verifiquei e nem tem tanta diferença assim) e durabilidade das bicicletas de alumínio das de aço, qual devo escolher?

    Estou entre a Durban Bay 6 e a Bay 6 Pro

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Levar a bike de carrinho, com ela dobrada, segurando pelo selim, é utilíssimo para andar com ela e até não precisa tirar o baú! (caso instalar no bagageiro como eu)…mas tem ficado difícilérrimo achar dobráveis que o permitam tão bem quanto o faziam minhas anteriores Blitz panorama (fraca) e Oxford (chilena, muito boa). Será que os fabricantes realmente não visam o uso desse jeito? Será que o público não conhece essa grande vantagem? Eu conseguia ATÉ FAZER COOPER empurrando ela do lado sem grande esforço. O fato dos pedais serem dobráveis também evita bater com a canela neles(se lembrou da dor certo? aiii). Então, acho que amerita uma boa reportagem, e se vcs não fizerem no seu maravilhoso site eu o farei no meu! Grande abraço!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Silvana, vi o seu post e gostaria de saber se você ainda está interessada em comprar a bike dobrável. Tenho uma Dobrável B´twin Hoptown nova. Comprei há 3 meses e usei 1 única vez. Preciso vendê-la porque vou mudar de residência a trabalho e tenho que me desfazer de algumas coisas.
    Você está interessada?
    Atenciosamente
    Geni

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Adorei o vídeo, William e o postei no facebook. Gostaria muito que aqui em Salvador as pessoas tivessem o hábito de usar bike para ir ao trabalho, passear etc. Sinto falta também do metrô. Penso em comprar uma bike dobrável inicialmente para usar nas horas de lazer, já que em Salvador não existem muitas ciclovias, portanto esta prática é mais perigosa. Mas é uma idéia muito viável e penso que as pessoas devem se mobilizar e exigir dos governantes a construção de ciclovias.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. Verdade, Vinicius. Já estou pesquisando bastante para ver qual delas seria ideal pro meu cotidiano. Estou fortemente inclinada à comprar uma Soul D70, acho que ela seria bem utilizada na minha cidade litorânea.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Poxa, as bikes da Dahon estão em média R$ 1.800,00. Quero ver pagar isso com salário de estagiária!
    Confesso que estou com dúvidas mortais em relação às várias marcas.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Michelli,

      Além das Dahon, há muitas outras marcas com preços e características que podem concorrer com ela:
      Soul, Durban, Caloi, Blitz, B’twin, Tern, Citizen, Sense… O negócio é pesquisar as características que são sua prioridade (Peso, bagageiro, “empurrabilidade”…) e escolher a que prencher mais itens. Outro post bacana sobre o assunto:
      http://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/especial-bicicletas-bicicleta-dobravel/

      Thumb up 3 Thumb down 0

  12. Olá Willian,

    moro em Salvador, e como todos sabem é uma cidade com muitas ladeiras. Você acha uma bike dobrável indicada no meu caso, ou seria melhor pra mim um comum de aro 26”?

    Obrigada desde já.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Manuela, a principal vantagem da bicicleta dobrável é que ela pode ser dobrada, permitindo embarcar no transporte público, levar para dentro de casa ou do escritório, colocar no porta-malas do caro, etc. Se você não precisa dessa funcionalidade, melhor optar pela aro 26.

      Thumb up 3 Thumb down 0

    2. Manuela, sou usuário de dobrável aro 20 ha 4 anos, logo de ter tido durante mais de 15 anos MTB aro 26, e posso dizer que é o melhor para subir ladeira mesmo sem ter 3 discos no pé de vela, ou seja só 7 marchas, ela consegue subir ladeiras que é uma beleza, tanto que consigo subir ladeiras com a minha filha atrás sem ter que me levantar do banco e quase sem suar. Aro 26 implica maior força de torque a ser feita e por tanto precisa mais marchas obrigatoriamente, com só 6 ou 7 marchas não daria para pedalar sem se levantar do banco ou sem suar. A unica desvantagem em quanto a ladeira do aro 20 é 1. nos buracos, onde a roda tem mais possibilidade de ficar presa ou fazer sentir os golpes, e 2. nas descidas onde o aro 26 consegue maior velocidade final. Esse tamanho de aro também soma peso à bike junto com as marchas a mais e o quadro maior. todo esse conjunto a faz mais pesada e não compensa as marchas a mais e velicidade final maior em cidades com tanto transito e más estruturas viarias.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  13. OlA wILLIAN,
    Muito bom, muito didatico o video. Obrigada.
    Uma duvida: vc disse q a maior parte das dobraveis eh aro 24?
    Eu ateh queria q fosse 24, mas soh vejo aro 20 ou menor!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *