Foto: Willian Cruz

Entenda o caso do assalto na Ciclovia Rio Pinheiros

Muita gente anda preocupada com a segurança da Ciclovia Rio Pinheiros, depois do assalto que ocorreu no domingo 29 de janeiro. Por isso, o Vá de Bike entrou em contato com a CPTM para obter informações oficiais e entender o posicionamento da companhia que administra a Ciclovia.

Foto: Vá de Bike

Muita gente anda preocupada com a segurança ao pedalar na Ciclovia Rio Pinheiros, depois do assalto que ocorreu no dia 29 de janeiro de 2012, um domingo. Até mesmo nos comentários aqui do site essa preocupação tem se mostrado.

Por isso, o Vá de Bike entrou em contato com a CPTM para obter informações oficiais e entender o posicionamento da companhia que administra a Ciclovia.

O assalto

As informações oficiais da CPTM são muito parecidas com o que foi relatado por ciclistas em um fórum, onde a informação parece ter surgido inicialmente. Reproduzo abaixo o texto recebido da empresa, sem retoques:

“De acordo com a vítima que utilizava a ciclovia, ao passar sob a ponte Interlagos, foi abordado por dois assaltantes, que haviam ultrapassado o muro de vedação da CPTM. Um deles estava armado e, através da grade de proteção, subtraiu da vitima a bicicleta, celular, quantia em dinheiro e carteira. A dupla fugiu subindo pela lateral da ponte Interlagos e pulando o muro, tomando rumo ignorado. A vítima acionou a base a Polícia Militar, localizada nas imediações, que compareceu ao local.

A equipe de segurança que fazia a ronda, ao perceber a movimentação dos ciclistas, parou para verificar o ocorrido. A partir daí, prestou toda a assistência possível a vítima, auxiliando no contato com os familiares e conduzindo-o até a estação Vila Olímpia, onde estava o veículo dele. Paralelamente ao atendimento prestado à vitima, uma outra equipe foi destacada para fazer patrulhamento pelo lado externo, já na via pública, em busca dos assaltantes, porém sem sucesso.  O ciclista dispensou o acompanhamento ao Distrito Policial, onde foi lavrado o BO.

Dados da ocorrência:
Data:    29/01/2012
Hora:    12h40
Local: Ponte Interlagos – Ciclovia – Linha 09 Esmeralda”

Rondas

Desde a inauguração, em 27 de fevereiro de 2010, não havia nenhum registro de assalto na Ciclovia Rio Pinheiros. Há boatos de ter ocorrido uma ou outra tentativa, frustradas pela equipe de segurança, mas nenhum outro assalto se consumou nesses dois anos de operação.

A CPTM afirma manter equipes com viaturas, motocicletas e bicicletas. E o contingente vem sendo ampliado conforme o número de usuários aumenta. As rondas são permanentes em toda a extensão, durante todo o horário de funcionamento.

O patrulhamento será intensificado no trecho onde ocorreu o assalto. Afinal, não é de interesse da companhia que isso ocorra novamente. E a empresa reforça: “caso os ciclistas percebam alguma atitude inadequada ou suspeita, a orientação é para que denunciem imediatamente a algum agente de segurança”.

Denuncie

Ok, convenhamos, nem sempre a gente consegue encontrar um segurança. Ainda mais na hora que precisa. Então, o que fazer?

A recomendação é usar o SMS-Denuncia, enviando mensagem para 11 7150-4949 ou ligando para o telefone 0800-055-0121 (o SMS é mais rápido, pois o 0800 cai em uma central).

O denunciante não precisa se identificar e, ao receber a mensagem, o agente de segurança que estiver mais próximo será enviado imediatamente para o local. Mas olha lá, hein, pessoal? Não é para praticar preconceito social e sair mandando torpedo só porque viu alguém pedalando de chinelo. Bicicleta é para todos!

Anote agora o número do SMS Denuncia da CPTM: 11 7150-4949

>> Saiba sobre a expansão e os novos acessos <<

>> Conheça os contrastes da ciclovia <<

64 comentários em “Entenda o caso do assalto na Ciclovia Rio Pinheiros

  1. Eu passei lá e vi a cara dos bandidos levando a bike, mas eles não me pararam.

    Algumas correções devem ser feitas.

    Só levaram a bicicleta do ciclista e documentos. não levaram celular.

    Pegaram o celular de outro ciclista que vinha atrás.

    A arma utilizada era uma Magnum, possivelmente deu pra ver bem pois eu passei pelo cara e não era 38 pois 38 é pequeno.

    A bike do ciclista custava 8 mil reais, eu além de ser o primeiro a pedir ajuda, ainda falei com o ciclista depois.

    Na hora o guarda da CPTM avisou aos outros que foram para o local.

    Eu tinha acabado de cruzar com um carro da CPTM pedalei por mais 1 minuto e estava tendo o assalto, por sorte não fui assaltado, mas se servir de consolo ele perguntou para um ciclista que vinha atrás de mim se a bike dele tinha freio a disco, ele disse que não e ai não levaram a bike dele, ou seja, só querem bicicletas boas.

    Valeu, e vamos pedalar com o mínimo de coisas de valor possível evitando também carteiras, celular etc…

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. Deveriam ser instaladas câmeras de vigilância nos pontos mais desertos e tendenciosos a assaltos na ciclovia e uma central de monitoramento com ao menos duas motos da PM dentro da ciclovia, afinal não adianta construir uma ciclovia, saber que isso implicará em possíveis assaltos e deixar a deus dará, considero isso a mais pura irresponsabilidade do estado.

    Além disso a altura das grades em todo o trajeto deveria ser maior!

    Câmeras de vigilância conectadas a tal central deveriam ser obrigatórias nos contratos da expansão da ciclovia!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  3. vamos lá pois eu conversei com os seguranças. Há uma falha que precisa ser corrigida apenas naquele ponto junto a ponte Interlagos é o único ponto que dá para acessar a ciclovia facilmente. Os bandidos esperaram a ronda passar, pois sabiam que iria demorar para ela chegar até o final e voltar. Daí assaltaram o primeiro ciclista com bike top que passou.

    Claro que a CPTM deve reforçar a segurança, mas sabemos que quando bandido quer ele dá um jeito. Quem é estradeiro sabe das quadrilhas que assaltam o pessoal nas rodovias, portanto o problema de assaltos a esses tipos de bicicletas já tem quadrilhas e o pior, MERCADO!

    Portanto vamos considerar que em dois anos essa foi a primeira ocorrência na Ciclovia. Dois anos um assalto, não dá para colocar em dúvida quem faz a sua segurança.

    Thumb up 5 Thumb down 2

  4. Pouco ou nada se fala do ciclista que levou um tiro na cabeça e esta em estado grave no hospital Santa Marcelina em Itaquera, zona leste de São Paulo. O cilclista estava pedalando vejam só, na ciclovia Caminho Verde, paralelo a linha vermelha do metro. Vitima de um assalto. O dificil de se pedalar em São Paulo é que se pedalar nas ciclovias escuras e sem segurança vc corre o risco de ser assaltado e morto, nao tão diferente quando se fala em pedalar nas ruas, que só com o diferencial de ser atropelado…tá complicado de se usar a bike em SP atualmente….segurança mesmo só se pedalar em grupos.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  5. Quando pedalei lá em novembro, quase todo o trajeto estava deserto, era domingo de dia. Fiquei meio preocupada porque qualquer acidente lá, ou se caso alguem passasse mal por causa do sol (o que não é dificil de acontecer), nào tinha ninguem (oficial) pra dar suporte. Acho que ligando nesse SMS denuncia eles dao suporte tambem né?
    Algumas das poucas pessoas que pedalavam lá eram malacos, deu um certo medo sim, estavam em umas 4 pessoas e ficavam zanzando na contra mao, “brincando” de derrubar o outro.. etc. :/

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Como falei no primeiro comentário e concordo com vc, não tem nenhuma segurança, realmente a maior parte do trajeto é deserto.
      Acho que SMS não asdianta muuuuuito, porque o ideal seria ter em todo local o tempo todo, assim evitaria ter outros acontecimentos.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Neste domingo ao final do dia fui para a ciclovia com mais dois amigos, fizemos o percurso todo e não tinhamos conhecimento do ocorrido. Porém ao final do dia, por volta das 18:00 quando saíamos da estação Vila Olímpia, passando pela rua Funchal, fui ameaçado por uma pessoa com uma MTB bem velha que se colocou na minha frente no meio da rua. Felizmente conseguimos escapar rapidamente sem danos e sem perdas, mas muito assustados. Acredito que o policiamento não deve ser apenas dentro da via, mas em suas saídas.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. É bom tomar cuidado nos acessos também. Eu e mais dois amigos quase fomos assaltados na Chedid Jafet, por volta das 19h do domingo dia 29/01. Um cara numa bicicleta tentou fechar nosso caminho, mas se atrapalhou com uma moto que veio pra cima dele e nós corremos. Depois que a Ciclofaixa fecha aquela região fica um pouco deserta.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  8. Nossa, 2 anos e um roubo? Tá bom demais. Estamos numa cidade gigante e a violência estará sempre presente. Quantos roubos tivemos em carros em 2 anos em SP?

    Infelizmente este ciclista foi o alvo, mas ele está bem e não sofreu nada, apenas a perda do material que pode ser recuperado.

    A ciclovia é bem patrulhada e infelizmente isso acontece, mas pelo histórico é raro.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 7

  9. Pois é, depois eles reduzem o trajeto da ciclovia (por exemplo até a estação Santo Amaro) neguinho vai falar que é “preconceito contra a periferia”. O negócio é andar esperto, mais uma diversão que os malacos querem estragar, ô raça maldita!

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 8

  10. Bom dia Senhores,
    É no Domingo 29/01 por volta de das 13 horas quando voltava da vila olímpia relatei um caso de roubo de 2 bicicletas no mesmo local próximo a Interlagos, e infelizmente não foram tomadas providencias pois ontem dia 01/02 eu mesmo presenciei uma assalto a um ciclista por volta das 20:00 quando os bandidos me viram já estavam do outro lado da linha do trem CPTM e me falaram assim Deu sorte hein.
    Acelerei e quando cheguei no fim do percurso o Guarda da CPTM ou da Emae nem sequer chamar a policia chamou, quem foi chamar a policia foi um ciclista que estava na minha frente que também quase foi assaltado. Quero saber se eu posso fazer um boletim para melhorar o policiamento no local devido a o grande índice de ocorrências.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Bom estou falando de andar na ciclovia e não em outros lugares. Somente comentei o que foi colocado no conteúdo geral.
      Sempre é bom dar opinião, até pq para conseguirmos ficar um pouco seguros em SP precisamos colocar nossas opiniões.
      Com certeza todos querem uma cidade melhor do que hoje, quem sabe um dia nós chegamos lá. 😉
      Se continuar os assaltos eu desisto sim, até porque não quero andar sem segurança em um lugar que podia estar 100% melhor se o governo e todos ajudassem a não pouluir o Rio principalmente.
      Mais respeito a opinião em geral, cada um dando sua opinião, quem sabe melhora a segurança e a cidade. 😉
      Se cuidem!!!
      Beijos

      Thumb up 2 Thumb down 1

  11. Fui neste dia na ciclovia de pinheiros e vimos a pessoa que foi assaltada voltando a pé.
    Absurdo, porque neste dia estava cheio de gente.
    Opinião de uma pessoa que gostaria de voltar lá, porque é gostoso de andar, mais que fica com pé atrás depois desse ocorrido.
    Acho que deveria ter segurança em toda a ciclovia,tanto com segurança sem bike ou outra coisa do tipo, quanto agora eles dizem que vão fazer,porque a maior parte do trecho, só encontrei somente 2 seguranças, nos pontos de parada aos ciclistas.
    Depois do assalto vi somente uma moto, claro porque ocorreu. Agora se for ver a demora para chegar um segurança de moto, só porque aconteceu um assalto não adianta, se fosse pior, Deus me livre, a pessoa não ia ter seguranã nenhuma em pouco tempo.
    Enfim fica a dica, porque eu gostaria muito de voltar com mais segurança, já foi feito está ciclovia para mudar um pouco a cara de São Paulo tambem e motivas a população, então motive com mais segurança, porque sinceramente dá medo de voltar depois desse ocorrido.
    Beijos

    Thumb up 3 Thumb down 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *