Foto: Willian Cruz

Entenda o caso do assalto na Ciclovia Rio Pinheiros

Muita gente anda preocupada com a segurança da Ciclovia Rio Pinheiros, depois do assalto que ocorreu no domingo 29 de janeiro. Por isso, o Vá de Bike entrou em contato com a CPTM para obter informações oficiais e entender o posicionamento da companhia que administra a Ciclovia.

Foto: Vá de Bike

Muita gente anda preocupada com a segurança ao pedalar na Ciclovia Rio Pinheiros, depois do assalto que ocorreu no dia 29 de janeiro de 2012, um domingo. Até mesmo nos comentários aqui do site essa preocupação tem se mostrado.

Por isso, o Vá de Bike entrou em contato com a CPTM para obter informações oficiais e entender o posicionamento da companhia que administra a Ciclovia.

O assalto

As informações oficiais da CPTM são muito parecidas com o que foi relatado por ciclistas em um fórum, onde a informação parece ter surgido inicialmente. Reproduzo abaixo o texto recebido da empresa, sem retoques:

“De acordo com a vítima que utilizava a ciclovia, ao passar sob a ponte Interlagos, foi abordado por dois assaltantes, que haviam ultrapassado o muro de vedação da CPTM. Um deles estava armado e, através da grade de proteção, subtraiu da vitima a bicicleta, celular, quantia em dinheiro e carteira. A dupla fugiu subindo pela lateral da ponte Interlagos e pulando o muro, tomando rumo ignorado. A vítima acionou a base a Polícia Militar, localizada nas imediações, que compareceu ao local.

A equipe de segurança que fazia a ronda, ao perceber a movimentação dos ciclistas, parou para verificar o ocorrido. A partir daí, prestou toda a assistência possível a vítima, auxiliando no contato com os familiares e conduzindo-o até a estação Vila Olímpia, onde estava o veículo dele. Paralelamente ao atendimento prestado à vitima, uma outra equipe foi destacada para fazer patrulhamento pelo lado externo, já na via pública, em busca dos assaltantes, porém sem sucesso.  O ciclista dispensou o acompanhamento ao Distrito Policial, onde foi lavrado o BO.

Dados da ocorrência:
Data:    29/01/2012
Hora:    12h40
Local: Ponte Interlagos – Ciclovia – Linha 09 Esmeralda”

Rondas

Desde a inauguração, em 27 de fevereiro de 2010, não havia nenhum registro de assalto na Ciclovia Rio Pinheiros. Há boatos de ter ocorrido uma ou outra tentativa, frustradas pela equipe de segurança, mas nenhum outro assalto se consumou nesses dois anos de operação.

A CPTM afirma manter equipes com viaturas, motocicletas e bicicletas. E o contingente vem sendo ampliado conforme o número de usuários aumenta. As rondas são permanentes em toda a extensão, durante todo o horário de funcionamento.

O patrulhamento será intensificado no trecho onde ocorreu o assalto. Afinal, não é de interesse da companhia que isso ocorra novamente. E a empresa reforça: “caso os ciclistas percebam alguma atitude inadequada ou suspeita, a orientação é para que denunciem imediatamente a algum agente de segurança”.

Denuncie

Ok, convenhamos, nem sempre a gente consegue encontrar um segurança. Ainda mais na hora que precisa. Então, o que fazer?

A recomendação é usar o SMS-Denuncia, enviando mensagem para 11 7150-4949 ou ligando para o telefone 0800-055-0121 (o SMS é mais rápido, pois o 0800 cai em uma central).

O denunciante não precisa se identificar e, ao receber a mensagem, o agente de segurança que estiver mais próximo será enviado imediatamente para o local. Mas olha lá, hein, pessoal? Não é para praticar preconceito social e sair mandando torpedo só porque viu alguém pedalando de chinelo. Bicicleta é para todos!

Anote agora o número do SMS Denuncia da CPTM: 11 7150-4949

>> Saiba sobre a expansão e os novos acessos <<

>> Conheça os contrastes da ciclovia <<

64 comentários em “Entenda o caso do assalto na Ciclovia Rio Pinheiros

  1. O roubo de bicicletas ocorre em toda parte. Mas os lugares mais perigosos, esteja você pedalando em grupo ou sozinho, são os seguintes:
    Lugar mais perigoso de pedalar: USP (Campus Butantã)
    Segundo: Parque Ibirapuera
    Terceiro: Parque Villa-Lobos
    Quarto: Ciclovia Rio Pinheiros
    Não há paz em São Paulo. O jeito é ir fazer trilha nas cidades do interior.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Ontem, dia 27/10/13 teve mais um assalto. Uma mulher, com camisa de grupo de ciclismo, voltava a pé, acompanhada por 2 caras com a mesma camisa (os caras não foram roubados). Tb lá na região de interlagos. Depois q eu a vi a pé, passou um carro da PM. Acho q foi tarde demais…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Fui assaltado dia 11/02/2013, por volta das 16:30, no inicio da ciclo via de itaquera. Rendido não me restou outra alternativa a não ser entregar a bike, pois eram em três os ladrões. Contei com a ajuda de um taxista, em persegui-los, mas a tentativa foi em vão. Ligar para o 190…………bom é melhor deixar para lá. Tomem cuidado na região……..meu prejuizo R$ 3.000,00.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. pessoal…e perigoso mesmo vamos tomar cuidado nesta via ….ate no parque do piqueri ta embaçado muito noia depois do acesso do rodoanel na ciclovia ……

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Pessoal,

    Sou novo na ciclovia da marginal do Rio Pinheiros, mas sinceramente, tem muitos problemas nessa ciclovia…

    Moro próximo da estação largo 13 do metrô (Santo amaro) e tentaram levar a minha bicicleta nesse pequeno trecho (Tenho uma bike do tipo desmontável, acho que isso chama a atenção de muita gente). Tentaram me derrubar no meio da rua, a minha sorte que tinham uns policiais patrulhando em pleno domingo ao meio-dia!!! E através deles, fiquei sabendo que há muitos furtos de bicicletas na região (isso é lastimável) e me aconselharam a ir até a estação Santo Amaro de metrô (pagar 3 reais para andar uma estação… Se a ideia da bike era melhorar o trânsito da cidade, esquece…).

    Segundo, eu sempre vejo que a ciclovia acaba no Vila Lobos (internet, mapas). Eu imaginava que ele acabaria no Parque Vila Lobos, em alguma saída… Fui pedalar esse final de semana e quando cheguei no final… Surpresa!!! A ciclovia acaba exatamente do lado da estação Vila Lobos COM SAÍDA PRA LUGAR NENHUM!!!

    A ideia da ciclovia é muito boa, mas não investem nela, parece que é só um produto de politicagem da prefeitura (“Antes não tinha, agora tem” – Uma coisa que vai do nada pro lugar nenhum!!!).

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Aí o que falta é integração entre os governos estadual e municipal. Eles não se conversam e por isso não há qualquer tipo de integração entre as ciclovias da prefeitura e essa da CPTM. Bastaria fazer mais umas escadas nas pontes e a sinergia entre as duas estruturas atrairia muitos usuários. A falta de acesso ao Vila Lobos é um exemplo, facilmente resolvível com uma simples escada dando acesso à Ponte do Jaguaré. Não precisa fazer nenhuma passarela cara como a do Parque do Povo.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  6. bandido não acorda cedo, muito raramente alguem é assalto as 6h da manhã. fica a dica.
    eu fui assaltado a pé não faz muito tempo, eram 20:40h da noite, portanto, não invente de pedalar a noite, mesmo em grupos pequenos voce tá correndo um risco enorme. não de mole pra o azar, são paulo é cidade de bandidos mesmo não esqueçam.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Pessoal… enquanto não se instalam cãmeras na ciclovia, aumentam a segurança, procurem variar os percursos. Quem mora no extremo sul de SP, tem muita opção para pratica de MTB. Diversas estradinhas de terra. Aliem-se a outros grupos de pedais, para terem opções para escolher. Tá legal! A ciclovia veio para que nós pudessemos ter esta alternativa, mas se estão inseguros. Promovam alguma mudança. Realmente, não devemos parar, mas ficar atentos. Procurar pedalar em grupo e evitar horarios em que ciclovia e ciclofaixas estão ficando desertas. Há 2 meses, uma amiga foi assaltada na ciclofaixa que vai paralela ao Joquei Club próximo da USP. Eram umas 13hs. Daí a gente vê que não tem muito esse lance de hora pra ser roubado. Se vc tem uma bike de mais de 1.500 reais, faça seguro. Sobretudo, não desista de pedalar. Na pior e última hipótese, abandone o pedal urbano e concentre-se nas trilhas. Varios grupos fazem trilhas deliciosas aos sábados e domingos. Não desitam e lembrem-se: Para manter o equilíbrio, mantenha-se em movimento. Pedale!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Só mais uma coisinha… não existe Ponte Interlagos, mas Ponte Jurubatuba que liga as duas pontas da Av. Interlagos separadas pelo Rio Pinheiros.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Eu confesso ficar preocupado quando vejo comentários do tipo “2 assaltos em 2 anos é aceitável”… é aí que se vê como a violência ficou banalizada no nosso cotidiano.

    Thumb up 3 Thumb down 2

    1. é velho o post, mas a Patricia não falou aceitável, disse razoável, ou seja, tomada as proporções da cidade, mais de 10 milhões de pessoa, o número não é alarmante, não quer dizer que estamos em estado crítico.

      O mesmo acontece com nosso metrô, com o nível de pessoas que tem, o número de ocorrências é bem pequeno.

      Mas violência é sempre boa se reduzir a zero e essa é a meta sempre.

      Thumb up 1 Thumb down 1

  9. Pessoal, o perigo está em toda parte e nem por isso vamos nos trancar em casa porque o ladrão também pode entrar na sua casa!!! Portanto, acho interessante estarmos sempre atentos e tentarmos pedalar com objetos simples , se possível em grupo e se manter o maximo possível atentos a tudo.
    Procure pedalar durante o dia .
    Mas 2 ou 3 assaltos em 2 anos acho bem razoável. Infelizmente as pessoas ADORAM contar tragedias e adoram alarmar as pessoas. Qual é omenor risco de estar na rua, ou na ciclovia ? Acho que ambos são iguais.
    Seria muito bom, se colocassem cameras pelas ciclovias , pois como consultora de seguros sei que isso inibe um pouco a ação dos bandidos.
    Não dá pra deixar de pedalar por causa destes incidentes então o jeito é continuar incentivando as pessoas a pedalarem sim, porem com atenção e com um fator que se chama SORTE .

    O CICLISTA QUE TEVE SUA BIKE LEVADA PELA AÇÃO DOS LADROES CONTOU COM UM FATOR QUE SE CHAMA : AZAR , pois ele estava no local , na hora errada !!!
    Como vendo muito seguro de automóvel posso afirmar que a cada minuto uma pessoa é assaltada num farol e aí vamos deixar os carros na garagem ?

    Pedalo em media 50 kilometros por dia nas ruas de São Paulo e procura ficar atenta mas nunca vou zerar o risco de ser assaltada. Mas posso afirmar que tenho muito mais medo quando estou dentro do carro , num transito infernal e totalmente parado !!! Aí sim eu rezo muito pra pedir proteção.

    Thumb up 5 Thumb down 2

  10. Infelizmente andar em grupos “normais”, como 3 ou 4 ciclistas não inibe praticamente nada a ação dos bandidos, afinal ninguém pode com uma arma. Ou a administração pública/CPTM/PM tomam providências, ou o problema só vai aumentar. O negócio é melhorar a segurança, seja com aumento de efetivo, câmeras, reforço dos muros e grades nos pontos mais vulveráveis, etc.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Além das câmeras de segurança, com sinalização de que a ciclovia é monitorada, alguma medidas ajudariam a inibir esse tipo de coisa. Melhorar o controle de acesso à ciclovia como citou o André seria muito importante. Outra coisa que eu acho que deveria ser feita, a exemplo das estradas, seria a instalação de telefones de emergência com linha direta com a alguém que pudesse agilizar um socorro ou enviar seguranças rapidamente e mesmo comunicar todos os acessos sobre alguma ocorrência.
    Tentando pensar com a cabeça de um assaltante, já que estou ali roubando os ciclistas porque vou deixá-los com celular, carteira, etc? Dessa forma, como o cara que foi assaltado vai enviar um SMS? E mais, por mais que o ladrão te deixe com o celular, depois de ter um revólver colocado na sua cara não é nada fácil escrever um SMS relatando o ocorrido. O reforço da segurança também é essencial, se esses casos começarem a rolar direto com certeza o pessoal vai evitar a ciclovia, o que seria uma pena.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  12. Hoje pedalei na Ciclovia do pinheiro e estava de boa com muitos seguranças.
    Liguei no 190 quinta feira e fui orientado a entrar em contato no telefone: 0800 0555 190 da PM.
    Esse telefone é para reforçar a segurança no local.
    Se vc foi assaltado ou tem algum amigo que foi faça o BO.
    Hoje quando passei fiquei sabendo que tinham 5 bandidos ontem dia 02/02 e uma deles foi preso.
    Também notei que o Mato onde eles roubavam foi aparado e o local está bem mais seguro.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *