Ciclovia Rio Pinheiros não fechará mais às segundas-feiras

Ciclistas relataram a via aberta já no dia 26 de março, primeiro útil em que ficaria fechada. Agora, a confirmação oficial da CPTM: apesar das reformas, a ciclovia abrirá normalmente às segundas-feiras.

Duas semanas atrás, a CPTM havia anunciado o fechamento da Ciclovia Rio Pinheiros aos domingos e segundas-feiras, para viabilizar as obras de modernização da Linha 9 – Esmeralda. Apesar da indiscutível importância da obra, a medida causou indignação a muitos ciclistas, que utilizam a via diariamente para se deslocar ao trabalho e ficariam sem alternativa – como se pode ver neste vídeo de Renata Falzoni.

Ciclovia só fechou aos domingos

Ciclistas relataram a via aberta já no dia 26 de março, primeiro útil em que ficaria fechada. Agora, a confirmação oficial: apesar de ainda haver a necessidade de fechar a Ciclovia aos domingos durante a fase mais intensa das obras, até 20 de maio, a CPTM manterá a via aberta às segundas-feiras, no horário normal de funcionamento (das 6h às 18h15).

O Vá de Bike esteve na ciclovia no último sábado, 31 de março, e notou a movimentação de caminhões e carros de serviço, compartilhando o espaço com os ciclistas em baixa velocidade e com faróis acesos, sem nenhum problema.

Ao perceber veículos automotores circulando, utilize o lado interno da pista, sinalizado para bicicletas, liberando a faixa compartilhada.

Parabéns à CPTM pela decisão, que certamente demandou esforço adicional de logística e planejamento.

5 comentários em “Ciclovia Rio Pinheiros não fechará mais às segundas-feiras

  1. Uma coisa que ainda gostaria de entender é o seguinte: se as tais obras no trem são feitas durante a madrugada, em horário que não afeta a circulação de trens, pq escolheram justamente os domingos para fecharem a ciclovia?
    Tenho quase certeza que escolheram o fechamento da ciclovia aos domingos pq este é o dia que tem mais procura, logo, mais movimento de bicicletas, e, como me parece q a CPTM é responsável pela manutenção e segurança das pessoas que utilizam a ciclovia, obviamente iriam fechar aos domingos para que necessitem deslocar menos funcionários para atender a demanda da ciclovia. Posso estar errado, mas pra mim isto foi muito bem planejado!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Willian e demais,
    saberiam dizer como está a situação da ampliação do horário de funcionamento da ciclovia? Até o dia 1º de abril o horário foi mantido entre 5h30 e 19h15 e, mesmo sem o horário de verão, não causou nenhum desconforto. Acredito que o horário entre 6h00 e 18h15 não seja suficiente para atender todos que poderiam utilizar a ciclovia para ir e voltar do trabalho. Com a expansão da ciclovia e o aumento dos pontos de acesso, esse horário poderia ser estendido.
    Abraço!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. William, aproveitando o assunto -Ciclovia Pinheiros – Vc tem ideia de quantos deixam de usar a bike de semana por não ter acesso a ela em todas as estações. Eu venho por entre os bairros, mas tenho um amigo que adora bike, mora próximo a estação Autódromo e trabalha na Berrini e náo pode vir por náo ter acesso. Tinha que ter um acesso tipo um portãozinho, nada desses gastos com rampas que no vim vc tem que atravessar desmontado. Eles tem que usar a cabeça e usar menos dinheiro. Vamos brigar por acessos simples nas demais estações.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Sérgio,

      Vi uma notícia que haverá um novo acesso na estação Morumbi. Ficará bem melhor quando estiver liberado este novo acesso.

      Eu trabalho numa travessa da Berrini e moro próximo ao shopping interlagos, entro pela estação jurubatuba. Q

      uando venho de bike para o trabalho eu vou até a passarela da Vila Olimpia, Levo aproximadamente 10 minutos entre a Vila Olimpia e o meu destino, um caminho de 3 km. Vale a pena o seu amigo testar o caminho de bike pela ciclovia no final de semana.

      Abraço.

      Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *