Porto Alegre sedia o primeiro Fórum Mundial da Bicicleta
Realizado de 23 a 26/02, o evento reunirá especialistas de várias partes do mundo para debater o uso, o espaço e a legitimidade desse meio de transporte. Entre os destaques está o precursor da Massa Crítica mundial, Chris Carlsson, que vai dividir a mesa com Thiago Benicchio, da Ciclocidade.
Um ano após o ataque covarde de Ricardo Neis aos ciclistas de Porto Alegre, será realizado o Primeiro Fórum Mundial da Bicicleta, marcado na mesma data do episódio com o objetivo de engrandecer e qualificar a discussão sobre o papel da bicicleta para as cidades.
O evento será realizado na capital gaúcha, de 23 a 26/02, e reunirá especialistas de várias partes do mundo para debater o uso, o espaço e a legitimidade desse meio de transporte.
Nos quatro dias de evento estão programadas atividades culturais, música, pedaladas, 5 painéis e mais de 40 oficinas sobre os mais diversos assuntos relacionados ao universo da bicicleta. Acompanhe a programação completa.
“Um evento como esse serve para mostrar que Porto Alegre pode transformar a lembrança de uma violência extrema em algo positivo e fazer frutificar exemplos de criatividade, civilidade, inovação, cidadania e diversão”, comemora Lívia Araújo, integrante do coletivo que organiza o Fórum.
Entre as palestras mais esperadas está a do americano Chris Carlsson, escritor, ciclista e precursor da primeira Massa Crítica, que aconteceu em São Francisco, nos EUA, em 1992. Chris vai participar dos painéis: “A Utopia do agora”, no dia 24, e “O cicloativismo como agente de mudança”, dia 25. Este último contará com a participação do Diretor Geral da Ciclocidade, Thiago Benicchio.
Chris Carlsson em São Paulo
“Depois do Fórum, Chris Carlsson virá para São Paulo, a convite da Ciclocidade, para conversar sobre bicicletas, organização social e ativismo. O debate ‘Massa Crítica e a Utopia do Agora’ acontece no ano em que a Bicicletada de São Francisco completa 20 anos e a de São Paulo faz o seu décimo aniversário”
Apoie o projeto
Uma arrecadação colaborativa online está acontecendo até o dia 22/02 para viabilizar a vinda do Chris ao Brasil. E mesmo com o valor mínimo já alcançado, vale a pena continuar ajudando, porque o Fórum está sendo organizado por um coletivo autogerido, cujos participantes trabalham de forma totalmente voluntária. Colabore, com valores a partir de R$10!
Destaques
Outros destaques do evento são: a oficina das Bicimamis (coletivo de mulheres que pedalam em Caracas, Venezuela), oficina de ciclismo veicular, mecânica, cycle chic, cicloturismo e muito papo sobre teoria e prática do cicloativismo. “Queremos mostrar que o uso da bicicleta pode promover mudanças substanciais na qualidade de vida das grandes cidades”, concluiu Lívia.
Aberto, gratuito e online
Todas as atividades do Fórum são abertas e gratuitas. Quem não puder participar presencialmente, fique ligado pois provavelmente haverá transmissão ao vivo do evento! Acompanhe as novidades do Fórum também no twitter: @FMBPoa
Mal posso esperar pelo evento. Desde que fiquei sabendo de sua realização, decidi participar e dar minha contribuição ao evento.
Na sexta-feira (24/02) as 16h, na sala 3, irei ministrar a Palestra Princípios Básicos do Treinamento de Ciclismo (http://forummundialdabici.com/noticias/oficina-principios-basicos-do-treinamento-de-ciclismo-com-rodrigo-langeani/).
Acho que todos voltaremos de lá com muita história pra contar.
Abraço,
2 0
Que legal, Rodrigo! Boa sorte na sua apresentação! 🙂
1 0
Eu to feliz da vida porque vou lá contar pra galera o que descobri na minha pesquisa sobre Cycle Chic. ;D
2 0
Po, também quero saber, isso rende um post no VdB hein? 🙂
2 0
Vamos conversando, de repente preparo um texto pra publicar aqui. =)
2 0
Oba! 🙂
2 0