Foto: Willian Cruz

Conversa com um motorista de ônibus que passou perto demais

Feriado, avenida vazia em São Paulo, e um ônibus passa rápido muito perto, dando o maior susto. Claro que me irritei. Logo à frente, ele parou no ponto.

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

Num feriado, com a avenida de quatro faixas vazia em São Paulo, um motorista de ônibus passou perto demais da minha bicicleta, dando o maior susto. Estiquei o braço e consegui tocar o ônibus enquanto ele me ultrapassava.

Claro que me irritei, afinal é difícil relevar uma atitude que te coloca em risco. Logo à frente, o ônibus parou no ponto. Ultrapassei e parei do lado da janela:

– Ô meu amigo, não precisa passar tão perto, né?

– Pô, mais distancia que isso??

– Eu consegui encostar a mão no seu ônibus e meu braço não tem 1,5m. Tem que mudar de faixa!

– Mas eu passei longe! Não foi distância suficiente?

– Pra quem tá no ônibus pode até parecer que tá longe, mas quem tá na bike sabe o medo que dá. Se eu desequilibrar com o susto, você passa em cima!

Três segundos pensando, olhando ao longe, para voltar os olhos pra mim com um sorriso de compreensão e um “joinha”.

Não era preciso dizer mais nada. Sorri de volta, com um sincero “obrigado, um bom dia pra você” e segui em frente, já que ele esperava com o ônibus para que eu voltasse à faixa.

O motorista entendeu que, mesmo parecendo longe para ele, era perto o suficiente para causar um acidente só pelo susto. E eu compreendi que ele não tinha feito aquilo por displicência, por falta de consideração, muito menos de forma intencional. Ele sabia que era preciso dar distância, só não sabia o quanto. E acreditava estar fazendo isso do jeito certo, dando espaço suficiente.

Não seja agressivo na abordagem

Sim, eu sei, é difícil manter a calma nessa hora. Mas faça um favor a todos nós: controle sua irritação e vista seu melhor sorriso. Conversando com calma, a gente (geralmente) se entende. Nem todos os motoristas fazem isso de propósito, muitas vezes é por falta de informação.

Transforme o conflito em uma oportunidade para melhorar a conduta do colega. Todos somos parte do trânsito.

Veja também
Motorista, cuidado: uma “fina” pode resultar em morte (com vídeos)
Por que 1,5m ao ultrapassar ciclista? Tem espaço pra isso?
Um motorista é multado a cada 21 minutos por colocar ciclistas em risco em São Paulo
Como ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco (vídeo)

49 comentários em “Conversa com um motorista de ônibus que passou perto demais

  1. Prezados;

    O melhor a fazer é, se possível, filmar o desrespeito e a placa e denunciar. (Capacetes com câmeras, são muito eficientes.)
    Abordar um estranho pode resultar em merda, você não sabe com quem está lidando. Vc não sabe se a pessoa está armada, se pode encontrá-lo para vingar-se depois.
    Espero um dia poder andar de bike em Sampa, pq desde a última vez que fui atropelado, abandonei de vez a bicicleta.

    Thumb up 0 Thumb down 3

  2. Tive a oportunidade de andar de bike na Europa,os motoristas qdo passam por um ciclista,diminuem a velocidade e até vao para o acostamento do outro lado da via se for o caso ,esse respeito td acho que mais que punicoes,é incentivado pelo fato q la,tds sao ciclistas,nesse momento ele esta no carro,mas algumas horas ou dias atras esteve numa bike.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Motoristas de onibus, vans e taxistas são os que mais tiram finas de ciclistas. Sempre que isso acontece comigo, paro do lado da janela deles e falo: “Bom dia amigo, da mesma forma que vc esta trabalhando e quer chegar em casa inteiro, eu tb estou indo trabalhar e gostaria de chegar bem no meu serviço, tente tomar mais cuidado com ciclistas, afinal, se fosse um caminhao lento vc teria q trocar de faixa da mesma forma, obrigado e bom dia.” Ninguem nunca me xingou e sempre me respondem com um joinha ou bom dia. Quando vejo ciclistas xingando motoristas, eu sempre falo para tomarem a mesma abordagem que eu.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  4. Este fim de semana “domingo” fui pedalar com uma amiga pela cidade, estávamos nós na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao Shopping Iguatemi, sentido Pinheiros. Íamos pela terceira faixa, deixando a quarta faixa “que é voltada aos ônibus” livre, um motorista de ônibus precisou ir para a terceira faixa pq tinha um carro parado na faixa que é voltada para o ônibus, ficou buzinando insistentemente para mim e para minha amiga, querendo que saíssemos da frente dele, chegando muito perto de nós. Imagina se minha amiga ou eu tivéssemos nos assustado e caído! O motorista tinha passado por cima sem dó.
    Acho que falta consciência, não só dos motoristas, mas da população no geral, se todos respeitassem as leis de trânsito não haveria esse tipo de incidente.

    Thumb up 2 Thumb down 2

    1. aconteceu a mesma coisa comigo,Rafael, eu estava subindo o cruzamento de uma praça aqui na zona leste de São Paulo na região do Engenheiro Goulart quando um taxista buzinou pra eu sair da frente eu perguntei se ele tava com pressa e ele foi embora e deixou eu falando sozinho……….

      Thumb up 1 Thumb down 1

  5. Sua atitude foi muito legal com o motorista e a dele como você.

    Mas confesso que já estive dos dois lados, sendo motorista de veículo e sendo ciclista, e sei como é complicado a situação no trânsito paulistano.

    Olha oq me aconteceu outro dia:
    Estava de carro, dirigindo numa velocidade baixa para carros (40km) quando dois ciclistas estavam passando a minha esquerda. Na hora já joguei o carro um pouquinho para o outro lado, só que na direita tinha mais um ciclista vindo, que obviamente ficou bem irritado. Bom, esse ciclista se descontrolou e começou a bater no meu carro, eu me distrai para olhar oq estava acontecendo, qdo um daqueles dois ciclistas parou com tudo. Eu tive que parar tbm, claro! (Senao ia acabar atropelando). O ciclista da direita ficou mais bravo ainda, pq ele bateu no meu carro.

    Tive que descer e mostrar pra ele oq estava acontecendo do outro lado!

    Agora veja a minha situação: Tive o carro amassado por um ciclista furioso, e me vi num cerco sem saída. Os ciclistas da esquerda também xingaram qdo eu fui um pouco pra esquerda por causa do ciclista da direita!

    Três ciclistas bravos comigo, numa via onde não tinha espaço para ciclistas. (uma avenida movimentada, mão dupla e sem ciclofaixa).

    Com certeza entendo que um ciclista sempre terá prioridade em cima dos carros, por serem menores e tal. Mas veja, o que eu poderia fazer?

    Nesse caso, acho que faltou um pouco de bom senso da parte deles, em utilizar só um lado da faixa, ou pelo menos arriscar a própria vida no meio de uma avenida movimentada. =/

    O ciclista que amassou meu carro, fez de ruindade, pq ficou irritado, eu tive que arcar com o prejuízo!

    Também ando de bike aos fds e me sinto mal qdo algum veículo passa muito perto! Mas de forma alguma penso em depredar os carros que estão na rua. Não me sinto nesse direito!!

    Tenho ctz que o ciclista não ia gostar se eu amassasse a bike dele e fosse embora, alegando que onde ele estava não era via para ciclista!

    Acho importante saber respeitar o espaço alheio e os bens alheios! Alguns ciclistas pensam que todo o mundo deve parar só para que eles passam, e me desculpem, mas não é bem assim que as coisas funcionam!!

    O direito de um termina, onde começa o do outro!

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 1

  6. Dica para os tantos espremidos e ameaçados por ônibus em SP: postar reclamação no site da SPTrans.

    Outro dia não consegui alcançar o ônibus que me fechou. Anotei o número de matrícula do ônibus, o horário e o local. Chegando em casa fiz uma reclamação no site da SPTrans. Uma semana depois me escreveram dizendo que o motorista foi advertido e encaminhado para curso de reciclagem. Fiquei contente de ver que essas coisas funcionam. Não tenho como saber qual vai ser o comportamento do motorista após o curso, mas a SPTrans e a concessionária da linha demonstraram boa vontade, e isso já me deixa bastante contente.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  7. Dá ultima vez que fui argumentar com um motorista sobre a fina que tomei, escutei a seguinte frase dele: ” Eu posso, sou rico!” e lá se foi mais um motorista babaca que quase tentou me matar em via…

    Thumb up 2 Thumb down 1

  8. Tenho tentado há algum tempo essa abordagem cordial. Mas é impressionante como muita gente recebe qualquer abordagem, mesmo educada, com 4 pedras na mão. Talvez entendam pedante a atitude de ensiná-los, ainda que de forma polida.

    Noutro dia, um cara num JAC novo me cortou propositadamente. Bem, nesses casos não adianta qualquer abordagem. Mesmo assim, encostei do lado dele no semafaro e ele abriu a janela com um “Que é??? Qual o problema?”. Antes que eu falasse qualquer coisa, um casal jovem num i30 (ta, não sei pq menciono a marca, não importa) encostou do lado e acabou (verbalmente) com a raça do cara, “o sr tem que respeitar o ciclista sim!” e o escambal.

    Gostei.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 1

  9. aqui em Volta Redonda, a gente é fechado por ônibus e carros…ja ouvi até mesmo dizer q rua não é lugar p bicicleta. aqui vc sai d bike e quase morre todo dia. dificil manter a calma sempre. ainda mais quando vc é colocado como um nada, ou um “errado”. pq ta de bike na rua.
    é f………
    mas é isso mesmo

    Thumb up 0 Thumb down 1

  10. Passamos por uma situação bem parecida no domingo passado, dia 21/10, porém infelizmente a conversa não foi tão boa. Acabou em “xingamentos” e agressões verbais. Infelizmente deveria partir de nós a calma, mas alguns membros do grupo acabaram “estourando” e partiram para agressão verbal, fazendo com que o motorista também nos agredisse verbalmente.
    Vou conversar com os membros do grupo pois nossa atitude tem que ser como a sua, com calma na abordagem, e se o motorista ficar nervoso, deveremos manter nossa calma.
    Abraços
    Parabéns

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Aí a gente se pergunta: pq é que as empresas de ônibus não investem na capacitação dos motoristas?
    Pq não dão palestras para alertar?
    Pq não colocam os motoristas para andar de bike um dia pra ver como o outro se sente.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  12. A percepção dos motoristas de veículos pesados é prejudicada pelo tamanho dos mesmos.

    O que, evidentemente, não absolve de culpa aqueles que os usam como armas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  13. vejo isso todos os dias, é dificil mas se pensarmos isso acontece com todo mundo, sendo de carro, moto ou bike. não sei o que dá pra fazer pra evitar pois ando sempre com o pisca ligado, roupas muito coloridas quase uma arvore de natal então ninguem tem desculpa pra dizer que não viu.
    muitos fazem é de sacanagem mesmo, por isso que não ando a noite, se durante o dia já fazem isto imagine só a noite.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  14. Infelizmente nem a própria polícia está preparada, acabo de passar por uma situação muito estranha, eu estava trafegando pela av pres. wilson (sentido centro) e haviam alguns veículos estacionados na faixa da direita sinalizei q iria mudar de faixa e um VECTRA ano 2000 com placa EAJ 5050 passou me jogando para cima dos veículos estacionados para me proteger e também informar o motorista do veículo gritei: 1,5m de distância porra o motorista simplesmente parou o veículo e o passageiro sacou de uma armas já foi perguntando o que tinha falado, espeto e ainda informei que ele estava errado mesmo sendo um policial como o mesmo se identificou

    Thumb up 0 Thumb down 0

  15. Willian, quero compartilhar uma que aconteceu comigo. Sábado de manhã, motorista no carro, fez a fina, o alcancei no farol (naturalmente). Abri um sorrisão e falei alegremente, “se você tira fina de mim, eu caio!”. Ele pediu desculpa. Passei a infos básicas a ele. Tem dias que dá certo.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *