clique para ampliar

Faça você mesmo sua capa de chuva tipo “poncho”

O leitor Marco Labão nos enviou essa dica simples, para você mesmo montar sua capa do tipo “poncho” para pedalar em dias chuvosos. Veja o passo-a-passo.

Leia também
Dicas para pedalar na chuva

Minha empresa não tem chuveiro,
como eu faço?

O leitor Marco Labão, cicloativista “das antigas” da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, nos enviou essa dica simples para construir sua capa tipo “poncho”, para pedalar nos dias chuvosos.

Pode até não ser tão elaborada quanto os ponchos industrializados, mas dada a dificuldade de encontrar aqui no Brasil uma boa capa nesse estilo (e que não seja pesada ou abafada demais), torna-se uma alternativa a ser considerada.

O que você vai precisar

  • Um metro de plástico de espessura 0,10 mm, que tenha a largura de 1,40m. Se o plástico for mais grosso, a capa vai ficar mais pesada e “dura”.
  • Adesivo para tubo de PVC.

Esses ingredientes devem sair a menos de R$ 10.

Você pode procurar plástico colorido (recomendo amarelo, que aumenta a visibilidade), embora ele só tenha encontrado transparente ou estampado.

Como fazer

Para iniciar, o plástico deve estar com 1m x 1,40m. Depois, siga as instruções nas figuras abaixo, usando o adesivo para PCV para colar. Ao cortar no meio, no passo 1, você deve obter duas folhas de 0,70m x 1,00 m.

Se tiver dificuldade, deixe sua dúvida nos comentários da página que ele passa aqui para responder. Além das instruções do esquema abaixo, ele preparou um passo-a-passo com fotos.

clique para ampliar

Você tem alguma boa dica de “faça você mesmo”, que seja útil para outros ciclistas? Mande para nós, com fotos e explicação de como fazer, que publicaremos por aqui.

40 comentários em “Faça você mesmo sua capa de chuva tipo “poncho”

  1. boa noite…para os pés em prováveis dias de chuva, eu e meus camaradas ciclistas utilizamos plástico filme, melhora a aerodinâmica das speeds e mantém os calçados e pés secos! fica a dica !

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. Estou no Chile, depois de passar pela Argentina em viagem de férias de carro. Mas trouxe dentro do carro minha dobrável com a bolsa e o poncho que uso há muitos anos. Até aqui o pessoal gosta! vale a dica brasileira!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Ótima ideia e muito bom o tutorial, Marco Labão, obrigado por compartilhar.
    Outra possibilidade é customizar uma dessas capas de moto. Comprei uma extra gg, cortei as mangas e resolvi o problema da ventilação. Pedalando de bermuda, molha só a barra. Ou dobro a barra pra cima, mas admito que fica meio esquisito, parecendo um vestido kkkkk! Enfim, vale tudo pra pedalar mesmo na chuva. E claro, investir em um parzinho de paralamas, o que fiz hoje e estou querendo experimentar.
    Abraços a tod@s ciclist@s!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Uso capa de chuva de motoqueiro, um modelo barato e vagabundo para usar nas motos, mas utilizável na bicicleta, quanto aos pés, pedalo de chinelo e o sapato vai no bagageiro.
    Atenção redobrada ao pedalar de chinelo.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  5. Sugiro saco plastico 100 litros , simples facil e prático. Carlos sim é adequada ela é impermeavel… tava pensando em fazer um quit dia de chuva com uma super mochila delas sacos de 100 litros e sacos plasticos para o calçado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *