Futura ciclovia da Marginal Pinheiros

Reconhecimento da Ciclovia da Marginal Pinheiros
Um gerente de operações da CPTM nos acompanhou pedalando

Na manhã de sexta-feira, dia 25, o +Vá de Bike!+ percorreu o caminho da futura ciclovia da Marginal Pinheiros, junto com funcionários da CPTM, Soninha Francine, CicloBR, Transporte Ativo e outros cicloativistas. Fomos convidados para conhecer o percurso e fazer sugestões.

Segundo informações prestadas pela CPTM no local, as obras começariam nessa segunda-feira, dia 28, com previsão de entrega de até 120 dias.

Percurso

Na fase inicial, a ciclovia irá da estação Vila Olímpia da CPTM até perto da represa Billings, num trajeto de cerca de 14km. A idéia é ampliá-la até o Parque Vila Lobos, num total de 22km, mas para isso precisa ser estudada a criação de um acesso ao parque.

Ciclovia Marginal Pinheiros - mapa

Pelo que o CicloBR apurou no local, também precisa ser feita uma recuperação do asfalto nesse segundo trecho.

Veja o mapa que o +Vá de Bike!+ preparou, com o percurso total da ciclovia, clicando na imagem ao lado.

A pista

Já existe uma pista no local, utilizada hoje pela EMAE. Essa via é praticamente uma ciclovia pronta, como já mostrou o CicloBR no ano passado, faltando apenas os acessos a ela. Hoje ela é utilizada por veículos de manutenção da EMAE e por alguns funcionários da empresa que a usam como atalho para fugir do trânsito da Marginal.

Ciclovia Marginal Pinheiros - Foto: Willian Cruz/+Vá de Bike!+
Pista da futura ciclovia.Embaixo da placa, algumas capivaras.

Segundo a CPTM, estes não poderão mais utilizar a pista, enquanto os veículos de manutenção, que precisam realmente utilizá-la, continuarão fazendo isso bem sinalizados e em velocidade compatível com a presença de ciclistas. Isso não deve ser um problema, já que a pista tem quase quatro metros de largura e pode muito bem ser compartilhada com os poucos veículos que realmente precisam passar por ali.

Não vejo necessidade de pintar a pista de vermelho, já que ela não está inserida em meio ao tráfego comum das ruas e não precisa ser destacada em relação a outras faixas. Seria interessante apenas pintar o símbolo da bicicleta no chão e, futuramente, sinalizar as saídas.

Em todo esse primeiro trecho, da Estação Vila Olímpia até perto da Billings, o asfalto está ótimo. No caminho inteiro vi apenas UM buraco e, mesmo assim, não era lá grande coisa.

Gradil

A pista segue praticamente todo o caminho acompanhando os trilhos do trem, a uns bons metros de distância. Mas, por segurança, será colocada uma grade em toda essa extensão, para evitar que alguém resolva arriscar a vida se aproximando dos trilhos.

Acessos

A maior dificuldade são os acessos: de início haverá apenas dois, um em cada ponta. Outros estão sendo estudados, pois envolvem alterações nas pontes. Não é possível utilizar os mesmos acessos das estações porque eles não levam além dos trilhos e porque eles ficam além das catracas – e a idéia é que o acesso à ciclovia seja gratuito, claro.

Adaptar as pontes pelo caminho para permitir o acesso dos ciclistas é realmente a melhor solução, até porque serve como forma de integrá-los ao tráfego, com sinalização e travessias adequadas, ao sair da ciclovia e voltar para as vias de uso comum. E o acesso fica muito mais simples e prático se feito diretamente pela ponte em vez de obrigar o ciclista a entrar pelas estações, até porque elas ficam apenas de um lado do rio e nem sempre junto a pontes.

Vila Olímpia

O acesso será feito por uma passarela, que hoje é de uso restrito, ao lado da estação. Essa passarela é composta de vários lances de escada, mas será adaptada para ter rampas. A adaptação está em estudo.

Autódromo

Na outra ponta, que fica perto da estação Autódromo (porém do lado “de cá” do rio), a proposta é fazer uma praça de serviços ao ciclista, com banheiros, posto de consertos e outros serviços que estão sendo estudados. Aliás, seria bom colocar alguns banheiros ao longo do trajeto…

Nesse local é possivel fazer um acesso relativamente simples à R. Miguel Yunes, sem precisar de passarela ou adaptações.

Cenário

Ciclovia Marginal Pinheiros - Canteiro floridoO que mais me impressionou foi o cenário que encontrei ali. Eu esperava ver uma paisagem desolada, apenas com lixo e mau cheiro, mas me surpreendi: apesar de poluído e sujo, o rio é muito bonito. Em volta, muitas árvores, flores, pássaros e capivaras. Dali de baixo temos uma visão diferente da cidade.

Saindo da estação Vila Olímpia em direção à Autódromo, entre a ciclovia e os trilhos do trem há um canteiro largo com árvores e plantas de vários tipos. Algumas pequenas árvores exibiam pequenos frutos alaranjados em cachos, misturados a algumas flores roxas eventuais. Outras tinham todas as folhas em tons de vermelho. Outras ainda estavam totalmente floridas.

Ciclovia Marginal Pinheiros

É possível ver e ouvir muitos pássaros pelo caminho. Embora o congestionamento da Marginal entoe ao fundo o costumeiro “mi-mi-mi!” dos motociclistas, o som dos pássaros se fez ouvir em várias ocasiões. Chegamos a ver um pica-pau com a cabeça alaranjada, garças, alguns pássaros com um rabo bem longo e fino (não faço idéia de qual a espécie, nunca tinha visto) e outros mais comuns à fauna urbana, como pardais e um pássaro marrom de peito alaranjado que eu também não sei qual é (desculpem, não entendo muito de aves, só as admiro).

Ciclovia Marginal Pinheiros - GarçasO rio, largo e de águas tranquilas, com suas margens verdes e as garças voando por cima, dá uma visão bonita, mas estragada eventualmente por alguns montes de plástico acumulados na margem oposta. Conforme avançamos em direção à represa, era possível ver cada vez mais lixo boiando no rio e o paisagismo foi deixado de lado. Espero que, agora que a margem começará a ser frequentada, estendam o trabalho de paisagismo até o trecho “menos nobre”.

Lixo

Ciclovia Marginal Pinheiros - pilhas de lixoNas partes onde há um maior acúmulo de lixo no rio e as balsas trabalham fazendo a limpeza, é possível ver muito plástico boiando. Há algumas pilhas de lixo e entulho na margem oposta, que foram retirados do rio. A maior parte do lixo é composta de plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagem de amaciante, de margarina, de biscoito. Até aquele papelzinho amassado que muita gente joga pela janela do carro ou “deixa cair” disfarçadamente ao andar na rua periga estar ali, boiando ao lado de inúmeras bitucas de cigarro.

Ciclovia Marginal Pinheiros - Estação de flotaçãoPercebe-se, pelas estações de flotação e balsas, que há um esforço em tentar limpar o rio, mas não adianta limpar se o lixo continua chegando. Além de lixo “visível”, há esgoto misturado à água. E o esgoto que vai parar no rio é todo de construções irregulares e favelas sem saneamento básico, que descarregam direto nos rios, certo? Errado. Há muitos edifícios de classe média e classe alta, não muito antigos (alguns até novos) que descarregam o esgoto na galeria de águas pluviais, aquela por onde escorre a enxurrada em dias de chuva depois que entra numa boca de lobo. Aquela galeria desemboca em um rio, levando com ela tudo que for jogado ali, seja o lixo que estava na rua ou o esgoto daquele prédio bonitão que você nem desconfia.

E o cheiro?

No início do percurso, dava para sentir o cheiro do rio, mas de forma suportável. Duas estações depois, o cheiro havia sumido, voltando só na altura das estações de flotação, lá na frente. Dizem que com o aumento da temperatura da água em dias de calor, as bactérias realizam mais seu trabalho de decomposição do esgoto que está misturado no rio e o cheiro fica mais forte.

Potencial turístico

Ciclovia Marginal Pinheiros - Canteiro e tremSe for possível limpar o rio a ponto de eliminar o lixo “visível” e o esgoto invisível (mas perceptível), as margens do rio seriam ótimas para lazer e, por que não, passeios turísticos. Seria possível inclusive estimular passeios turísticos de bicicleta, alugando as magrelas para os visitantes de outras cidades e países conhecerem a cidade por outro ângulo.

Em alguns pontos, poderia haver restaurantes ou cafés, atraindo frequentadores para as margens durante os finais de semana e talvez até durante a semana. As margens já estão muito bonitas e podem ficar ainda mais se o rio for despoluído.

Avaliação

A ciclovia pode ajudar centenas (talvez milhares) de ciclistas que trafegam pela Marginal Pinheiros todos os dias. A área de várzea da Marginal, sem subidas, aliada à falta de alternativas viáveis ao ciclista em quase todo o percurso, já torna a Marginal Pinheiros a escolha de muitos ciclistas, ao menos em parte do trajeto. Na ciclovia, eles estarão protegidos do tráfego agressivo das pistas que a rodeiam.

Mas ainda é necessário criar vários acessos, para atender também a quem precisa entrar ou sair da ciclovia antes dos pontos incial e final. Isso está nos planos, mas não pode demorar.

Se for criado um acesso da Ciclofaixa de Lazer (que liga os parque do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas aos domingos) até a entrada dessa ciclovia, ela se tornará uma ótima opção para quem quiser fazer um passeio diferente de bicicleta no final de semana.

A experiência de pedalar ali e se sentir perto do rio que a cidade esqueceu vale a pena.

Vídeo

Assista a matéria em vídeo produzida pelo +Vá de Bike!+, com imagens gravadas na futura ciclovia:

Sugestões

Veja aqui as sugestões do +Vá de Bike!+ para que a ciclovia da Marginal Pinheiros seja realmente útil e importante para a mobilidade por bicicleta na cidade de São Paulo.

Leia mais no Último Segundo.

Fotos: Willian Cruz / +Vá de Bike!+

44 comentários em “Futura ciclovia da Marginal Pinheiros

  1. Interessante, coisa bonita é pra gente bonita, digamos assim.

    Eu pedalei os 14km , ao fim desses 14km a aparencia nao é agradavel (HIGIENE E LIMPEZA IGUAL PRA TODOS) …espero que tenha as outras duas entradas como os srs. politicos falaram… a ciclovia tem que ser agradavel do fim ao começo…interessante, nem todos que estavam lá pedalaram ate o final …a entrada de byke nao é nada agradavel…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Apenas fiz um comentario, sobre a berrini… eu sei que vai ser na estaçao V.Olimpia… vi uma reportagem online no radar da globo… só vendo pra quer oque é bom…….

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Ainda nao recebi noticias…nem por email…eu ja pedalo , só quero saber que horas a concentraçao…como faço pra chegar na estaçao berrini? rs…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Qual vai ser o horario da inauguraçao ou eu posso chegar la cedo pra pedalar , conhecer?
    Para mim , se tive entradas e saidas seria muito, smepre penso em ir de byke ate a berrini, mas nao tem nem lugar pra guardar byke. Existem predios que nao tem bicicletarios. ainda falta muito pra ciclistas, costumo ir a lugares que nao tem bicicletarios e que as pessoas nao veem com bons olhos…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Gostaria apenas de manifestar minha satisfação, quanto a ciclovia. Parabéns a todos os envolvidos. Já não era sem tempo!! Uma cidade como SP onde o transito é um dos principais problemas já deveria a muito termos ciclovias espalhadas pela cidade a fim estimular a bicicleta como meio de transporte como em outros países: os beneficios serão muitos. Fara.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. contemplando todas as operações sugeridas e por realizar, capacitando a ciclovia marginal, deixou-se de lado a questão do periodo de funcionamento, visto que a partir de que horas e dias estará aberta ao público. Tal apreensão se faz presente, dada a burocracia reinante entre os órgãos envolvidos. A ausência do cometimento, permitirá que qualquer funcionário impeça a entrada do cicloativista.
    paulo

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Ótima iniciativa!
    Deixarei o meu carro em casa para ir trabalhar de bicicleta.
    Só não vou de trem pq é lotado demais!!
    Espero que tenham entradas e saídas no percurso.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Eu sou policial militar moro na regiao de interlagos e trabalho no itaim bibi entro as 6:00hs e saiu as 18:30hs eu ate ja comprei uma bike para para ir pro serviço espero que o horario de funcionamento esteja acessível do qual vai ser estabelecido, muito boa essa iniciativa e espero que SAO PAULO tenha muitas ciclo vias e que algum meio de comunição incentive a populaçâo a pedalar para uma cidade melhor.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *