Ciclovia da Radial Leste será ligada à estrutura cicloviária do Centro. Foto: Felipe Aragonez

Prefeito de São Paulo afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

Fernando Haddad pretende incluir ciclovias em todos os novos projetos de corredores de ônibus na cidade de São Paulo. Veja aqui.

Ciclovia Caminho Verde, na Radial Leste. Foto: Felipe Aragonez
Leia também
Os planos do novo prefeito de São Paulo para as bicicletas 

Pela lei, criação e reforma de avenidas
em São Paulo devem contemplar ciclovias

Centenas de km de ciclovias previstos para SP desde 2008,
incluindo Av. Paulista e Eliseu de Almeida

A declaração de Fernando Haddad foi feita em entrevista à rádio Tupi, na quinta-feira 17 de janeiro, e divulgada no jornal Folha de São Paulo. “Todo projeto de corredor [de ônibus] que for feito terá também projeto de ciclovia”, disse o prefeito, ao ser questionado sobre a possibilidade de construir uma ciclovia na Radial Leste.

A construção de corredores de ônibus facilita a instalação de ciclovias de canteiro central e de ciclofaixas na direita da via – além de beneficiar toda a população.

Ciclovia Caminho Verde

Vale lembrar que a Radial Leste já tem uma ciclovia, porém apenas em parte de sua extensão, não chegando até o centro. A ciclovia atual vai da estação Itaquera do Metrô até a estação Tatuapé.

Isolada do tráfego, protege adequadamente os ciclistas do trânsito agressivo daquela via. É compartilhada com pedestres, mas sua circulação por ali é baixa por não haver comércio, serviços ou residências daquele lado da via.

Apesar de eventuais relatos de assaltos em determinados pontos, a maior reclamação costuma ser por ela não chegar ao centro, deixando o ciclista à sua própria sorte numa região com poucas (e complicadas) rotas alternativas.

30 comentários em “Prefeito de São Paulo afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

  1. Assalto na Ciclovia Radial-Leste!
    Fui assaltado por quatro marginais na ciclovia Radial-Leste, perto da do Metrô Penha… me roubaram a Bike e o celular..fora o “espancamento”. qdo vão instalar iluminação e câmera de monitoramento nesse local?

    Andre SS

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Poderíamos formar um grupo de vários ciclistas para ir até a prefeitura e pressionar o Prefeito sobre essas reivindicações, eu por exemplo acho um absurdo que a ciclovia da radial, caminho verde ainda não exista projeto para chegar até o centro. É uma das vias principal da zona leste que atenderia vários bairros, muita gente não trabalha de bike porque não há ciclovia que chega até o centro. Não só a radial mas outras reivindicações poderíamos nos unir para pressionar o prefeito.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  3. A ciclovias não deveriam ser conservadas pela prefeitura e sim pelos ciclistas que pedalam nela, os ciclistas tomariam conta do lugar, como uma associação de bairro, teria mais segurança e melhor conservação.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  4. Em fevereiro de 2012 li no site mobilize se a seguinte notícia:
    que o presidente do Metrô teria um projeto funcional para estender a atual ciclovia “Caminho Verde”, com 12,2 km entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé, até a região do Parque Dom Pedro.para até 2014.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Esse projeto do nosso prefeito Fernando hadad, dos 400 km, esta incluído a ciclovia  caminho verde?Aguardo retorno Obrigado. 

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. ciclovia da radial muito boa porém muito perigosa principalmente nos chamados pontos cegos atras de viadutos fui assaltado atras do viaduto da conselheiro carrão me levaram tudo bike mochila tudo portanto fiquem espertos so agem nesses pontos cegos valeu.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Sim, bem perigoso…entre Vila Matilda até o Carrão, trechos mais perigosos, me assaltaram na VL Matilde…desiste de pedalar nessa Ciclovia …

      Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Mentira !
    Não existe ciclovia nenhuma no projeto de corredores da Radial Leste.
    http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/sp_obras/mobilidade_urbana/index.php?p=157461

    Basicamente, quando se trata de infra para as bikes, tudo o que o Estado faz limita-se a PROMESSAS. Em São Paulo, só existe mobilidade eficiente e segura pra quem tem cacife pra um helicóptero. O resto, continuará tomando naquele mesmo lugar por muitos e muitos anos. Contando os dias em que estarei bem longe dessa aberração de cidade ¬¬

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *