Ciclovia da Radial Leste será ligada à estrutura cicloviária do Centro. Foto: Felipe Aragonez

Prefeito de São Paulo afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

Fernando Haddad pretende incluir ciclovias em todos os novos projetos de corredores de ônibus na cidade de São Paulo. Veja aqui.

Ciclovia Caminho Verde, na Radial Leste. Foto: Felipe Aragonez
Leia também
Os planos do novo prefeito de São Paulo para as bicicletas 

Pela lei, criação e reforma de avenidas
em São Paulo devem contemplar ciclovias

Centenas de km de ciclovias previstos para SP desde 2008,
incluindo Av. Paulista e Eliseu de Almeida

A declaração de Fernando Haddad foi feita em entrevista à rádio Tupi, na quinta-feira 17 de janeiro, e divulgada no jornal Folha de São Paulo. “Todo projeto de corredor [de ônibus] que for feito terá também projeto de ciclovia”, disse o prefeito, ao ser questionado sobre a possibilidade de construir uma ciclovia na Radial Leste.

A construção de corredores de ônibus facilita a instalação de ciclovias de canteiro central e de ciclofaixas na direita da via – além de beneficiar toda a população.

Ciclovia Caminho Verde

Vale lembrar que a Radial Leste já tem uma ciclovia, porém apenas em parte de sua extensão, não chegando até o centro. A ciclovia atual vai da estação Itaquera do Metrô até a estação Tatuapé.

Isolada do tráfego, protege adequadamente os ciclistas do trânsito agressivo daquela via. É compartilhada com pedestres, mas sua circulação por ali é baixa por não haver comércio, serviços ou residências daquele lado da via.

Apesar de eventuais relatos de assaltos em determinados pontos, a maior reclamação costuma ser por ela não chegar ao centro, deixando o ciclista à sua própria sorte numa região com poucas (e complicadas) rotas alternativas.

30 comentários em “Prefeito de São Paulo afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

  1. Moro em V Matilde e uso a ciclovia que está ficando cada vêz mais cheia de buracos,a CET está quebrando a ciclovia para alguma obra e deixando bastante buracos,e rachaduras, estão acabando com a ciclovia

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Uma ótima idéia, é realizar ciclovia sob os monotrilho linha Av. Professor Ahahamelo a cidade tiradentes, ou seja parelamente as bases das colunas de sustentação, sentido ida e volta. Será uma maravilha

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Pode colocar ciclovia também abaixo do “Monotrilo Freguesia do Ó / Vila Nova Cachoeirinha” do METRÔ que eu deixo, sem problemas ok???

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Caras que boa noticia! Se for verdade vai ser show ! Eu ando direto na Ciclovia da Radial Leste, e posso afirmar ela é exelente, bonita e cumpre bem o seu papel, claro que tem alguns trechos que não são tão bem cuidados, mas no geral ela é bem bacana, seja para se locomover pelos bairros da Zona Leste ou para lazer, se expandirem ela até o centro com a segurança que ela dá deixando o ciclista bem longe do transito INFERNAL, vai ser tudo de bom! Vamos cobrar do Prefeito estes compromissos de expansão da Ciclovia Radial e das ciclovias nos corredores de Onibus!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Ótima notícia,contando com o plano de governo de campanha, a zona leste ganhará muito mais ciclovias. Vamos torcer para tudo dar certo!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  6. Esse é um trecho da reportagem na Folha que me preocupa mais:

    “Ele não se comprometeu com uma meta de ciclovias a serem feitas em seu mandato. A promessa é apenas de criar “uma rede de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais”.”

    Sem uma meta, o que cobrar do novo prefeito então? Afinal, ele pode alegar que criou 1km de ciclovia e que não prometeu mais que isso.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 4 Thumb down 4

  7. Será que agora a ciclovia da Eliseu de Almeida tem chance de sair do papel então? Imagino que queiram refazer o corredor de ônibus naquela avenida juntamente com as obras do terminal urbano na Vila Sônia..

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  8. Willian, sobre a extensão da ciclovia na ZL, como ficou aquela conversa / promessa de expansão (do Sérgio Avelleda) até o centro fazendo uso do espaço entre as linhas de trem e metro?

    Lembro que vários meios trataram disso durante o ano passado mas, pelo visto, também “miou”.

    abração

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

    1. Não diretamente, Manuel. Acho bastante provável que o assunto já tenha chegado (ou chegará) a ele por outras vias, mas creio que ele optará por realizar implantações de infraestrutura cicloviária conforme forem realizadas as mudanças que ele pretende fazer na cidade. Seguiremos acompanhando.

      Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *