Foto: Willian Cruz/VdB

Como trancar a bicicleta de forma segura

Veja como trancar sua bicicleta para que o ladrão desista de levar

Às vezes penso que perco tempo demais trancando e destrancando a bicicleta quando paro em algum lugar. Mas então penso que é melhor perder alguns minutos do que perder a bicicleta.

Como as rodas e o selim da minha bicicleta têm blocagens (“quick release”), que permitem a remoção rápida e sem ferramentas, uso sempre uma u-lock conjugada com um cabo de aço. Com a u-lock, prendo o quadro e a roda traseira. Com o cabo de aço, prendo a roda dianteira e o selim, passando por dentro do quadro.

A u-lock deve passar por dentro do triângulo traseiro. Assim, se o ladrão soltar a roda, não consegue levar o resto da bicicleta. Veja na imagem.

Exagero? Prefiro chamar de precaução.
Exagero? Prefiro chamar de precaução. Foto: Willian Cruz
Presa à roda traseira e passando por dentro do triângulo, você prende o quadro sem precisar passar a trava por ele. Só serrando a trava - ou a roda.
Presa à roda traseira e passando por dentro do triângulo, você prende o quadro sem precisar passar a trava por ele. Só serrando a trava – ou a roda.

Para prender assim, junto com o selim, o cabo de aço precisa ser um pouco mais longo. Se o seu não alcançar, retire o selim e coloque-o no chão, ao lado da bicicleta. O cabo é passado pelos trilhos do selim.

Dois tipos de trava

A trava em formato de U (em amarelo nessa foto) não é infalível, mas aumenta e muito a segurança da bicicleta. É bem mais difícil de abrir que um cabo de aço tradicional.

Conjugando os dois tipos de trava, o meliante precisará de mais de uma ferramenta para conseguir levar a bicicleta e provavelmente acabará desistindo.

Dica: Se você estiver só com uma u-lock e precisar trancar uma bicicleta que tenha blocagens, solte a roda dianteira e o selim e coloque-os ao lado da roda traseira. Passe a u-lock pelas duas rodas mais o trilho do selim, sempre por dentro do triângulo traseiro do quadro.

Reduza as chances

De qualquer forma, não é recomendável deixar a bicicleta muito tempo estacionada no mesmo local sem supervisão, como por exemplo uma noite inteira na rua. Com tempo suficiente, o ladrão abre até um cofre…

A ilustração abaixo mostra uma maneira de prender a bicicleta usando uma u-lock e um cabo com loop nas pontas. Esse tipo de cabo vem com alguns modelos de u-lock, mas pode ser substituído por uma tranca de cabo de aço. Note que o selim está preso com um cabo menor.

Outra opção é trocar a blocagem do selim por um parafuso tradicional com porca, caso você não mude a altura do selim com frequência.

Imagem: SFPD Park Station - Reprodução
Imagem: SFPD Park Station – Reprodução

Travas de blocagem

A foto da minha bicicleta que abre essa matéria é de alguns anos atrás. Atualmente, uso no selim uma blocagem com “segredo”, o que me libera de passar o cabo de aço por ele.

O tal segredo eu posso contar: a blocagem só abre se a bicicleta estiver a pelo menos 90 graus em relação ao solo (em pé). Como a bicicleta trancada de forma correta só poderá ser levantada assim se for destrancada, é preciso soltar a bicicleta toda para conseguir retirar o selim.

Há outros tipos de blocagem segura, alguns com chaves especiais para abrir, que são únicas para cada conjunto. Mas ainda assim eu continuaria usando duas travas.

Veja na nossa galeria algumas imagens que mostram o que acontece quando não se tranca a bike com cuidado

Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que podem ser cortados com qualquer alicate. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons
Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que poderiam ser cortados com qualquer alicate. O ladrão soltou os parafusos da roda e levou o resto da bicicleta. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons

E você, como tranca sua bicicleta? Já teve alguma furtada? Conta pra gente!

Veja também
Cuidado com os suportes soltos
Boas recomendações no site “as bicicletas”
Polícia paulista terá acesso a informações de bicicletas roubadas
Roubaram sua bicicleta? A polícia pode ajudar
Leitor reclama: “roubaram meu guidão!”

97 comentários em “Como trancar a bicicleta de forma segura

  1. Pessoal alguém pode me ajudar? Eu moro em uma cidade de cabeamento subterrâneo, ou seja não tem postes, e eu não sei como travar a bicicleta se alguem tiver uma dica.

    Thumb up 2 Thumb down 2

  2. Eu comprei uma corrente de quatro dígitos de segredo. Digitei um ano de aniversario de um parente, inesquecível. Depois de 3 semanas andando e estacionando em diversos lugares, abrindo e fechando segredo, sem problema algum, de repente apos uma hora parado em uma igreja,náo consegui abrir a corrente, tivemos que desmontar a bike e levei o pneu preso com a corrente à loja. E eles disseram que isto nunca acontece, que náo e problema da trava, que eu havia esquecido o numero. Impossível! Pode ocorrer problema no mecanismo, algum defeito. Alguem pode me responder? Quero ressarcimento do preço que paguei por ela.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Sim, pode acontecer. Sem falar que essas travas com segredo são as mais fáceis de abrir. Com um pouco de prática, dá pra descobrir o segredo em segundos só com o som do clique. E o cabo delas não é grosso o suficiente, tem que usar U-Lock sempre.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  3. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 8 Thumb down 21

  4. Tenho bike a 30 anos ja pensaram em tirar o kik relese das rodas e selim e colocarem porcas comuns
    ?Só precisaria prender o quadro e pronto

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  5. Utilizo uma trava de cabo de aço espesso mas de segredo. No ultimo dia 12/04 deixei minha Bike presa em uma grade na Avenida Brás Leme e fui correr. Quando retornei minha Bike esta com a trava mas não estava presa na grade. Alguem descobriu o segredo, soltou a bike da grade e fechou novamente , deixando um recado que “troque de trava, que esta se eu quiser eu levo!” Detalhe, minha bicicleta é nova ! Vou trocar por uma trava U-lock com chaves.

    Comentário bem votado! Thumb up 25 Thumb down 0

  6. Olá, pessoal,

    Quanto à trava U-Lock, existem marcas que devo evitar ou preferir? Existe alguma característica de sua composição que devo observar, a qual garanta boa proteção?

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

    1. Pelos comentários, Heron, você verá que a Kryptonite é uma preferência quase unânime. Eu tenho esses dois modelos:

      http://www.kryptonitelock.com/content/kryt-us/en/products/product-information/current-key/001072.html
      http://www.kryptonitelock.com/content/kryt-us/en/products/product-information/current-key/000990.html

      O primeiro eu comprei no Mercado Livre faz uns dois anos, 100 reais e alguma coisa, não me lembro exatamente quanto. O segundo importei no início do ano passado, também não lembro do valor exato, sei que estava em promoção num site aí e por sorte escapou de ser taxado.

      De outros fabricantes não posso dizer nada, e talvez nem futuramente, pois tenho a impressão que essas Kryptonites são pra vida toda…rs. Quer dizer, a não ser que eu deixe a magrela marcando bobeira o tempo necessário para a U-lock ser serrada por “profissionais”, né?

      Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Não. Com habilidade e paciência, você consegue descobrir o segredo em poucos minutos testando combinações sequencialmente. E mesmo se o ladrão não quiser ficar muito tempo tentando, se a bicicleta ficar parada sempre no mesmo local e ele tentar 5 minutos por dia, descobre na primeira semana.

      Thumb up 2 Thumb down 0

        1. Se vc. estaciona sempre no mesmo lugar e por um longo tempo, talvez seja bom trocar o segredo de vez em quando.
          Eu nunca deixo a bike sem avisar um segurança, uma recepcionista, um manobrista de estacionamento, etc… quem estiver por perto tem que saber que eu é que sou a dona da bike…
          Quando vou embora dou boa tarde/bom dia, obrigada e um bom sorriso. Isso cria uma empatia e faz com que essas pessoas se importem com os ciclistas. Se deslocar de bike ainda é exceção e as pessoas dão valor a quem faz isso.

          Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  7. Bom post. Acho que faltou apenas relembrar quem for trancar de procurar um lugar seguro – com isso me refiro ao objeto ao qual a bike sera trancada, seja paraciclo ou um poste. Afinal, mesmo que o u-lock seja forte, se o cara puder remover o objeto por nao esta bem preso ao chao, soltar parafusos do paraciclo de baixa qualidade (ja vi varios presos por parafusos ao inves de soldados) ou mesmo serrar o metal do paraciclo, vai fazer isso.
    Fora tudo isso, como o autor disse, nao podemos economizar no tempo para trancar nem na qualidade do cadeado. Afinal, melhor ser mais previdente do que se arrepender depois.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  8. Caramba, é assim mesmo…
    Perdi uma em São Caetano SP, 6 dias depois de comprar, frustrado, e ano passado fui para São Silvestre de 2013 e de frente ao prédio da FIESP perdi uma era muito boa, MORMAII Full Suspension, ai comprei uma usada por R$ 50,00 (nem precisa dizer o estado, e agora vou comprar uma speed, mas estou com o pé atras…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Gente, sou de Curitiba, lugar que bicicletario é raridade (quando se encontra). Alguém pode me dar dicas de como amarrar a bicicleta no poste com alguma segurança? Porque pelo que eu vi nos comentários acima, as travas são mais pra prender nos bicicletarios mesmo! E eu quero andar de bike pra todo lugar, mas tenho medo de deixar minha Caloi de cestinha (linda hehe) em qualquer lugar. Obrigada!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    1. Ruth, aqui em Curitiba tem a biciletaria Cultural que vc paga um valor simbólico para deixar a bike, eu deixava lá, mas agora trabalho na comendador araujo fica inviável devido a distância, aqui perto não tem onde deixar a bike, nem mesmo no prédio aonde trabalho. É um absurdo.

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *