Foto: Willian Cruz/VdB

Como trancar a bicicleta de forma segura

Veja como trancar sua bicicleta para que o ladrão desista de levar

Às vezes penso que perco tempo demais trancando e destrancando a bicicleta quando paro em algum lugar. Mas então penso que é melhor perder alguns minutos do que perder a bicicleta.

Como as rodas e o selim da minha bicicleta têm blocagens (“quick release”), que permitem a remoção rápida e sem ferramentas, uso sempre uma u-lock conjugada com um cabo de aço. Com a u-lock, prendo o quadro e a roda traseira. Com o cabo de aço, prendo a roda dianteira e o selim, passando por dentro do quadro.

A u-lock deve passar por dentro do triângulo traseiro. Assim, se o ladrão soltar a roda, não consegue levar o resto da bicicleta. Veja na imagem.

Exagero? Prefiro chamar de precaução.
Exagero? Prefiro chamar de precaução. Foto: Willian Cruz
Presa à roda traseira e passando por dentro do triângulo, você prende o quadro sem precisar passar a trava por ele. Só serrando a trava - ou a roda.
Presa à roda traseira e passando por dentro do triângulo, você prende o quadro sem precisar passar a trava por ele. Só serrando a trava – ou a roda.

Para prender assim, junto com o selim, o cabo de aço precisa ser um pouco mais longo. Se o seu não alcançar, retire o selim e coloque-o no chão, ao lado da bicicleta. O cabo é passado pelos trilhos do selim.

Dois tipos de trava

A trava em formato de U (em amarelo nessa foto) não é infalível, mas aumenta e muito a segurança da bicicleta. É bem mais difícil de abrir que um cabo de aço tradicional.

Conjugando os dois tipos de trava, o meliante precisará de mais de uma ferramenta para conseguir levar a bicicleta e provavelmente acabará desistindo.

Dica: Se você estiver só com uma u-lock e precisar trancar uma bicicleta que tenha blocagens, solte a roda dianteira e o selim e coloque-os ao lado da roda traseira. Passe a u-lock pelas duas rodas mais o trilho do selim, sempre por dentro do triângulo traseiro do quadro.

Reduza as chances

De qualquer forma, não é recomendável deixar a bicicleta muito tempo estacionada no mesmo local sem supervisão, como por exemplo uma noite inteira na rua. Com tempo suficiente, o ladrão abre até um cofre…

A ilustração abaixo mostra uma maneira de prender a bicicleta usando uma u-lock e um cabo com loop nas pontas. Esse tipo de cabo vem com alguns modelos de u-lock, mas pode ser substituído por uma tranca de cabo de aço. Note que o selim está preso com um cabo menor.

Outra opção é trocar a blocagem do selim por um parafuso tradicional com porca, caso você não mude a altura do selim com frequência.

Imagem: SFPD Park Station - Reprodução
Imagem: SFPD Park Station – Reprodução

Travas de blocagem

A foto da minha bicicleta que abre essa matéria é de alguns anos atrás. Atualmente, uso no selim uma blocagem com “segredo”, o que me libera de passar o cabo de aço por ele.

O tal segredo eu posso contar: a blocagem só abre se a bicicleta estiver a pelo menos 90 graus em relação ao solo (em pé). Como a bicicleta trancada de forma correta só poderá ser levantada assim se for destrancada, é preciso soltar a bicicleta toda para conseguir retirar o selim.

Há outros tipos de blocagem segura, alguns com chaves especiais para abrir, que são únicas para cada conjunto. Mas ainda assim eu continuaria usando duas travas.

Veja na nossa galeria algumas imagens que mostram o que acontece quando não se tranca a bike com cuidado

Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que podem ser cortados com qualquer alicate. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons
Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que poderiam ser cortados com qualquer alicate. O ladrão soltou os parafusos da roda e levou o resto da bicicleta. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons

E você, como tranca sua bicicleta? Já teve alguma furtada? Conta pra gente!

Veja também
Cuidado com os suportes soltos
Boas recomendações no site “as bicicletas”
Polícia paulista terá acesso a informações de bicicletas roubadas
Roubaram sua bicicleta? A polícia pode ajudar
Leitor reclama: “roubaram meu guidão!”

97 comentários em “Como trancar a bicicleta de forma segura

  1. Aliás, por falar nesse troço de segurança, deixa eu contar uma coisa que eu vi hoje e não sabia que tinha. Quer dizer, sei que tem no litoral, né? Então precisei ir hoje num sindicato aí, na Praça da República, pra resolver umas pendência de imposto de renda da minha irmã, e fui de Metrô. E aí, na praça, eis que…

    Meu, vi uns PM de bike! É, de bike, quase uma dúzia deles, e fui trocar um dedo de prosa com os meganha.

    E eles disseram que em Sampa já tinha isso sim, mas que só agora ganharam uma frota de bike nova. Legais elas, todas branquinhas. E eu, metido que sou às vezes, fiquei lá perguntando dos acessórios, o que é isso, o que é aquilo, o que é aquilo outro… E então percebi que eles no fundo não estavam muito a fim daquela conversa, não, e me mandei.

    Mas sem eu esquecer da deixa, né? “Ó, tem que puxar a orelha de motorista folgado, tá?, que ainda tem de montão deles por aí.” E eles: “É verdade, é verdade…”

    Meu, já pensou se a moda pega? Já pensou um esquadrão de bikes do Choque, na vanguarda, contra os black blocs? rs.

    Thumb up 1 Thumb down 5

    1. Aqui no DF, no Parque da Cidade, tem as “bikelâncias” para primeiros-socorros. Levam uns alforges cheios de material de socorrista, muito legal. E, como moro perto do Setor Militar, já vi bicicletas do Exército, verdes (óbvio…) circulando por lá.
      O policiamento de bicicleta seria muito eficiente e de baixo custo, falta só vontade política de implantar.

      Thumb up 3 Thumb down 0

    2. Acho que é só no litoral mesmo, o que não faz total sentido ter só em litoral. Bicicleta, uma coisa tão ágil, e que a polícia poderia ter de monte, né, mas…

      Thumb up 3 Thumb down 0

    3. Eita… a moda pegou mesmo. Topei com outros PMs em bikes, uma dupla, na Domingos de Morais, ao lado do Metrô Ana Rosa. Detalhes: as magrelas toda adesivadas com os logos e cores da PM paulista e… e com suspensão traseira! Pra perseguições deve ser bem melhor, né? rs.

      Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Também… olha como ele prende a bicicleta. Ele acha que ele tá onde? Champs-Élysées? Depois que eu tive a mesma experiência de ter duas bicicletas roubadas que estavam presas só dessa maneira igual da foto, nunca mais repeti, agora só uso tranca U até o talo. Tenho quase certeza que vou morrer e não vou ser mais roubado.

      Thumb up 3 Thumb down 1

      1. Realmente, Lauro. Mas vou te dizer uma coisa: nem nos Campos Elísios originais a bici do Police Neto iria ficar eternamente em repouso estacionário mal trancada daquele jeito.

        E outra: por que cê acha que as u-lock e os cadeados mais famosos, e com maiores níveis de segurança, da Kriptonite chamam-se New York? Ou seja, o bicho pegar não é exclusividade da terra brasilis, não, viu?

        Ah, até no Japão é frequente. Só que lá é mais comum o meliante, vendo que a bici é registrada, apenas dar uma volta com ela e, depois de fazer o uso que tem que fazer com a coitadinha, larga ela em qualquer lugar, sozinha e desamparada…rs.

        Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

        1. Sim sim, foi a raiva que subiu a minha cabeça. Em nenhum lugar do mundo uma bicicleta pode ficar estacionada sem segurança ou com pouca segurança mesmo.

          Thumb up 0 Thumb down 0

        2. cicero, esta enganado. no japao o “furto” eh regulamentado. vc pode pegar qq bicicleta que quiser e rodar com ela, desde que nao leve pra casa. o certo eh, porem, devolver no mesmo local.

          Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Agora a moda aqui é colocar uma arma na sua cara e levar a Bike, assim não tem cadeado que segure.Triste isso!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  3. Mas, por aqui no Rio de Janeiro, capital; o nosso prefeito Paes, afilhado do nosso governador Cabral Lalau, não faz nada a respeito da implantação de ciclovias pela cidade. A cidade está um caos com obras por todos os lados, e superfaturadas, é claro; porém, nada de ciclovias.
    Fico com raiva só de pensar que estes bandidos nos governem, e permaneçam impunes.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Meu segredo?

    Minha bike é uma barra circular antiga, com aparência de velha mas que funciona muito bem… nunca quiseram roubar ela hehehe

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

    1. Taí o que eu acho a melhor solução pra vc usar no dia a dia, como cicloativista. Uma bike “velha” (ou aparentemente velha), quadro sem pintar, rodas simples, nada de suspensão. Estas bikes não valem nada no mercado negro, o vagabundo não vai conseguir nem 50,00 pra comprar alguma droga. Agora botou uma bike melhorzinha ele já arruma cenzinho pra trocar por cocaína ou maconha. Não dëem mole!!!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Prendo a minha bicicleta com um metro de corrente de 1cm de espessura, e com um bom cadeado. Creio que se o pilantra for querer levar a minha bicicleta, dará trabalho, porque terá que carregar um baita de um alicate. Acredito que seja o meio mais barato e até seguro de se prender a magrela.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Por enquanto estou usando somente cabo de aço, a grossura igual essas de moto, mas nao tem aquela “capa” de aluminio facil de ser cortada, é cabo mesmo. Tenho uma Tito Urban devido o quadro fica dificil arrumar alguma forma de prender a trava-U, pois não curto mochila. Também não tive problemas por enquanto. Quanto ao selim não vejo necessidade de usar blocagem no selim, pois, é um componente que não mexemos com frequencia, troquei por uma praçadeira e tá tranquilo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Bom sempre usei o cabo de aço só que de moto!!! Passo-o pelo quadro e a roda dianteira!! ate agora não tive problemas, eu nunca me liguei no banco blocado!!! depois testa irei rever as travas!!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Eu não uso cabo de aço mais. Depois que roubaram uma bicicleta novinha que eu prendia com cabo de aço, jamais repetirei esse modo de prender a bicicleta. Só uso tranca U desde então. Ando com duas tranca U grandes e pesadas na mochila. Um dia vou comprar algumas trancas U pequenas da Kryptonit.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Há cerca de 1 mês atras tive minha bike roubada.
    Meia hora sem supervisão foi o suficiente pra que o ladrão serrasse o Kryptonite D-lock de 14mm de espessura, acredito que com aquelas serras circulares elétricas sem fio.
    Não tem jeito. Se ladrão quer, ladrão leva. A solução mesmo, é fazer um seguro. Perde-se um pouco, mas não perde-se tudo.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Sabem aquele adolescente que deixaram preso ao poste no Rio de Janeiro com uma u-lock? Me abstenho de comentar sobre o caso, mas os bombeiros precisaram de um maçarico para cortar a trava. Imagino que seja mais ou menos segura.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

      1. O caso do Tuco foi um caso muito raro. Ponho minhas mãos no fogo, que não é comum uma bicicleta toda presa com tranca U nas rodas e quadro, ser roubada. Se com uma tranca U é roubada (muito raramente), com mais de 1 não será. 1 só é complicado pros caras, imagina perder tempo roubando uma bicicleta presa com 3 trancas U…

        Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Uso duas travas na minha bicicleta, uma U-Lock Kryptonite Keeper para prender a roda traseira e o quadro no suporte/ferro do estacionamento e uma trava de bengala pequena (aquelas de moto) para prender a roda dianteira numa parte do garfo/suspensão da bicicleta (sei que não é o melhor jeito, mas como essa trava de bengala é pequena, prendendo assim ainda consigo dar um trabalhão para quem tentar roubar minha roda). Fora isso, raramente deixo a bicicleta na rua, na verdade acho que nunca deixei, morro de medo e não teria dinheiro para comprar outra se essa fosse roubada.

    Enfim, as coisas ficaram muito mais difíceis agora que os bicicletários do metrô viraram essa zona. Às vezes vou no Anhangabaú ou Barra Funda, e quase sempre eles estão fechados. E quando abrem, pergunto para o responsável até que horas ficará aberto, a resposta é sempre “só Deus sabe”. Ou seja, nunca mais deixei lá. Além disso, nem papel mais eles preenchem, você só chega e coloca a bike.

    E já ouvi cada história escabrosa sobre esses bicicletários… certa vez o funcionário me disse que um noia o forçou a testar umas chaves nos cadeados das bicicletas estacionadas, pois ele tinha encucado que as chaves ficavam com o menino do bicicletário… Aí o noia viu umas bicicletas paradas ali perto e quando saiu, falou “vou ali comprar uma serrinha”.

    Enfim, desculpem o clima sombrio! Não sei se é só impressão minha, mas parece que está muito mais difícil estacionar com segurança (mesmo com esses cadeados). Infelizmente, agora penso duas vezes antes de sair de bicicleta.

    obs.: comprei todos os cadeados lá na General Osório. Tem uma loja que vende essa Kryptonite por 60 reais, e a trava de bengala (com chave tetra) custa 20. Acho que foi um bom negócio! Ao menos me sinto bem mais segura (apesar de estar insegura).

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  11. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 19 Thumb down 24

    1. Valdemir,
      Sua mensagem soa um pouco agressiva e revoltada. Calma! Este é um espaço para trocas. Parafraseando o grande Paulo Freire, se você acha que com os “DIREITOS HUMANOS” está ruim, experimente viver SEM eles!

      Comentário bem votado! Thumb up 28 Thumb down 8

      1. Luiz

        Não sei aonde eu fui agressivo??? Afinal de contas foi um desabafo e não me referi a ninguém ou sobre alguma coisa que alguém escreveu aqui!!
        Agressivo meu amigo é vc ser assaltado com um 38 no meio da tua cara, e passando um flash na tua cabeça da tua familia seus amigos e tua vida,vida esta que por alguns segundos está nas mãos ou melhor no dedo de um bandido, se vc nunca passou por isto, e espero que nunca passe, saiba que eu já passei e posso te dizer que não é nada agradável, e o sentimento de revolta que fica em vc , fica mesmo! E quando a gente ve cenas como estas do video, esta sensação aflora!

        Agora podem me chamar de tudo, mas uma coisa eu não sou e nunca serei hipócrita, os tais Direitos Humanos, que na verdade, até hoje mais atrapalharam do que ajudaram, me diga o que aconteceu recentemente aqui em São Paulo o rapaz que foi assassinado no Belém mesmo após ter entregue o celular ao ladrão foi baleado na porta do seu prédio, sem reagir o coitado morreu, assim de graça, vc acha que o bandido que tirou a vida precoce deste adolecente e destruiu uma familia inteira tem algum Direito Humano??? Sério vc acha mesmo??? Poruqe são pessoas assim que os Direitos Humanos correm para defender nas delegacias, agora e o lado da vitima??? Nunca vi os Direitos Humanos aparecerEem para dar suporte a familia da vitima!

        Quando o tal dos Direitos Humanos tratam de outros assuntos como trabalho infantil, Drogas, Violencia contra mulher, prostituição infantil, presos politicos etc etc eu acho até válido e acho que estas deveriam ser as unicas funções deles, agora bandido meu colega , quem tem que cuidar é a policia e a justiça!

        Bom vou parar por aqui, mesmo porque este tipo de assunto nunca tem fim e também porque não tem nada a ver com o tópico em questão, só sei que o mundo que eu vivo é o real e não uma faz de conta, basta vc ligar a tv e o que a gente mais ve são crimes bárbaros acontecendo, a pessoa é presa quando conseguem prender nè!!!

        Ai depois de alguns meses ou anos pronto tá solto por ai !

        Direitos Humanos…Agressivo….KKKKKK ….tá falou!

        Melhor ir pedalar que a gente ganha mais!!!

        Comentário bem votado! Thumb up 30 Thumb down 23

        1. É quando vc escreve o que muita gente pensa mas não tem coragem de expor, vc é negativado, tem problema não !

          Mais vale ter opinião e expor do que se calar só para não contrariar!

          Bom Pedal a todos!

          Polêmico. O que acha? Thumb up 22 Thumb down 20

  12. Fala povo!

    Com tantas dicas boas já dadas acima, coloco meus 2 centavos:

    Sempre que der, ao deixar a bike, LEVE O SELIM COM VOCÊ.

    Eu acho que consigo fazer isso 2/3 das vezes e imagino que deve deixar a bike uns 5% menos atrativa, rs!

    Abs, LuiZ

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *