Bicicletas e diversão na periferia de São Paulo com o Pedala Zezinho 2013 – participe!

Pelo terceiro ano consecutivo, Casa do Zezinho terá atividades educativas, distribuição de bicicletas e mecânica comunitária. Participe!

cartaz_voluntario-2
Imagem: Divulgação
Pedala Zezinho levou 150 crianças da periferia para pedalar no Parque Villa-Lobos. Foto: Aromeiazero/Divulgação
Pedala Zezinho levou 150 crianças da periferia para pedalar no Parque Villa-Lobos. Foto: Aromeiazero/Divulgação

O Instituto Aromeiazero e a Casa do Zezinho realizam, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Pedala Zezinho, na Zona Sul de São Paulo. O evento conta com atividades educativas, distribuição de bicicletas e mecânica comunitária, com o objetivo de levar mais bicicletas e a discussão sobre mobilidade para crianças e jovens da periferia.

O que é o Pedala Zezinho?

Em 2011, cidadãos de todos os cantos da cidade se reuniram no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, com o objetivo de mostrar a bicicleta como opção de esporte, lazer, trabalho, expressão artística e como um modal de transporte acessível. Foram consertadas cerca de 150 bicicletas e promovido um debate no Dia Mundial Sem Carro. Além disso, 4 zezinhos participantes conseguiram emprego relacionado à bicicleta, em uma bicicletaria nos Jardins e no aluguel de bicicletas, patins e skates do parque Villa Lobos, todos com carteira assinada.

No ano seguinte, a programação foi ainda mais ampla, acrescentando uma demonstração e oficina de Bike Polo, cinema de bicicletas, debate e passeio no parque. Em 2013 já foram realizadas duas atividades: um passeio de bicicleta no parque e uma aula de mecânica. O passeio, realizado em abril, levou 150 crianças e jovens, entre 12 e 18 anos, para pedalar no parque Villa Lobos, com bicicletas cedidas pela Green Bike. A aula teórica de mecânica aconteceu em outubro, com o Instrutor Técnico da Shimano Ronaldo Huhm, para jovens da Casa do Zezinho.

Agora, no dia 2 de novembro, acontece a já tradicional Mecânica Comunitária, quando voluntários consertam as bicicletas dos “Zezinhos”, junto com os próprios jovens. Também estão previstas atividades paralelas, como oficina/demonstração de Bike Polo e atividades do Bike Anjo.

Foto: Aromeiazero/Divulgação
Foto: Aromeiazero/Divulgação

Participe!

Voluntários e interessados em acompanhar a programação são muito bem vindos!

Conhecendo ou não mecânica de bicicletas, você pode ajudar. Você pode, por exemplo, doar uma bicicleta, peças ou algo mais que acredite que o evento e as crianças precisarão – até mesmo o seu tempo e o seu sorriso, que para elas valem muito mais do que você imagina.

Envie um e-mail para contato@aromeiazero.com para saber como você pode ajudar. Ou simplesmente apareça por lá, munido de solidariedade e esperança: R. Anália Dolácio Albino, 30 – perto do Metrô Capão Redondo.

Sim, dá para ir de Metrô, descendo na estação Capão Redondo! Por ser feriado, o embarque com bicicletas é permitido o dia todo, tanto no Metrô quanto na CPTM. Chegue pela linha lilás do Metrô, que tem transferência com a linha Esmeralda da CPTM, que por sua vez tem ligação com a linha Amarela, que por sua vez… Ou vá pedalando até lá! 😀

Tire suas dúvidas na página do evento, no Facebook

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *