Bike Sampa agora tem 1 hora de gratuidade e liberação pelo Bilhete Único
Sistema de bicicletas compartilhadas paulistano passou a ter uma hora de gratuidade e liberação pelo Bilhete Único. Habilitação do passe não será mais cobrada.
O tempo de locação gratuita das bicicletas do sistema Bike Sampa passou de 30 minutos para 1 hora em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Na mesma data, o Bilhete Único passou a ser aceito para retirada das magrelas em diversas estações.
Em fase de testes desde abril de 2013 em três estações, o uso do Bilhete Único permite que a bicicleta seja retirada sem necessidade do uso do telefone ou do aplicativo de smartphone. Serão 46 estações habilitadas para uso do bilhete, espalhadas pela região central e Zonas Sul e Oeste. Os pontos mais recentes já foram instalados com a tecnologia para o uso do cartão de transporte.
O uso de Bilhete Único é bem simples: basta encostar o cartão no sensor, aguardar a mensagem e encostar uma segunda vez para confirmar. Uma bicicleta é destravada e seu número indicado no pequeno display. Para devolução o processo continua o mesmo e a devolução pode ser feita em qualquer estação, mesmo que ela não tenha o leitor do cartão.
É importante reforçar que para utilizar o serviço é necessário realizar um cadastro prévio no site do Bike Sampa, independente do formato utilizado (Bilhete Único, aplicativo ou telefone). A cobrança de R$ 10 para habilitação do passe não será mais realizada. A empresa está estudando a melhor maneira para ressarcir as pessoas que já possuem cadastro ativo e que pagaram o valor. Quem realizar o cancelamento do cadastro, receberá o valor debitado diretamente no cartão de crédito.
O Bike Sampa chegará a 300 estações até o fim de 2014, com 3 mil bicicletas disponíveis. A maioria dos bairros que serão contemplados são da Zona Leste, como Tatuapé, Belenzinho, Penha, Carrão, Vila Matilde, Anália Franco e Itaquera. São mais de 571 mil viagens e 220 mil usuários desde 2012, quando o sistema começou a funcionar.
Adoro andar de bicicleta
1 0
Boa Tarde, deveria ter empresatimo tambem para deficiente fisico, uma bike triciclo igual tem no parque ecologico do Tiete, tenho um, porem nao da para ir longe e no centro se tivesse o triciclo para alugar seria uma boa. Coisa para se pensar nos temos o mesmo direito.
2 0
Bairro de engenheiro Goulart na zona leste, ira receber bicicletas?, fica próximo ao parque ecológico do tiete.
Obrigado
2 0
Eu vi a estação que fica na Galvão Bueno (Liberdade) toda estourada. Seria demais pedir que a bandidagem tivessem um mínimo de decência e consciência… Dessa forma ficamos sem os postos e sem as bikes. E eu não tiro a razão do Bike Sampa em tirá-las de lá. Pra que ficar dando bicicleta pra ladrão? Se esses pontos da cidade não tem segurança pra recebê-las, então que sejam destinadas a outros lugares onde serão aproveitadas por gente de bem, não ladrões.
2 0
Ainda é necessário o cartão de crédito? =X
2 0
Gabriel, consegui associar meu bilhete único mensal normalmente.
Comentário bem votado! 5 0
William, sabe alfuma coisa sobre a desativação de algumas estações no Centro, supostamente por conta de (preguiça em lidar com) vandalismo e furtos? Merece uma matéria do vá de bike! Faz tempo que não vejo bicicletas nas estações da sé e liberdade. Lamentável.
Comentário bem votado! 4 0
Que tal uma matéria sobre o fechamento das estações do bikesampa no centro? Desculpem insistir no assunto, mas não vi uma nota sobre o assunto no site.
2 0
É a mudança de hábitos. Vamos experimentar e usar !
2 0
O sistema de associação não aceita o novo modelo de bilhete, o bilhete único mensal. O sistema ficou “só” 8 meses em teste e ainda não foi feito direito. Incrível!
0 0
“basta encostar o cartão no sensor, aguardar a mensagem e encostar uma segunda vez para confirmar. Uma bicicleta é destravada e seu número indicado no pequeno display.”
O seja, QUALQUER bike pode ser destrava. Quem já usou sabe que algumas estão em situação precária, com pneus murchos.
O usuário deveria escolher qual bike liberar.
Comentário bem votado! 6 2
Gostaria de saber o que houve com as estações do Centro (Líbero Badaró, Pça João Mendes, etc) onde os postos foram desativados. É provisório?
Abraços!
3 0
Muit bom! Esperanças no futuro de SP! A prefeitura e trabalho de ativismo pela mobilidade têm feito bastante pela cidade
Comentário bem votado! 9 0