Campanha “3 segundos” mostra na prática a poluição emitida pelos automóveis

Para tornar visível a poluição que não percebemos, campanha mostra que apenas 3 segundos são suficientes para encher um balão com os gases emitidos por um automóvel. Veja o vídeo.

Em apenas três segundos, os gases emitidos por um automóvel são suficientes para encher esse balão. Imagem: Reprodução
Em apenas três segundos, os gases emitidos por um automóvel são suficientes para encher esse balão. Imagem: Reprodução
Em 15 minutos de carro ligado
é possível encher 300 balões

Em 1 hora, são 1200 balões
cheios de poluição

O projeto “3 segundos” realizou uma em São Paulo para conscientizar os cidadãos sobre como nossas escolhas individuais afetam a vida de muitos. Mil balões vermelhos simbolizaram a poluição gerada pelo uso indiscriminado de veículos motorizados todos os dias, que ingerimos sem saber. Conectados ao escapamento de um carro por meio de um adaptador, é possível perceber os balões se encherem em apenas três segundos, com monóxido de carbono e outros poluentes.

Um estudo do Instituto Saúde e Sustentabilidade mostra que ao menos 4.655 pessoas morreram em decorrência da poluição do ar na capital paulista em 2011 (último ano disponível). Como comparação, o número de mortes no trânsito no mesmo ano foi de 1.471 pessoas, segundo dados do Mapa da Violência 2013 – Acidentes de trânsito e motocicletas, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos.

Foto tirada em 12 de dezembro, às 19h, na cidade de São Paulo. Perceba o cobertor cinza que cobre a cidade.
Um cobertor cinza de poluição pode ser visto com frequência nas grandes cidades brasileiras. Nessa imagem, a cidade de São Paulo em uma tarde de verão. Foto: Willian Cruz

Com uma frota de pouco mais de 7 milhões de carros, São Paulo possui uma densa poluição que paira sobre a cidade e é visível com mais frequência em dias quentes. Diferentes levantamentos mostram que 90% da poluição do ar vem dos carros e a tendência é continuar crescendo se nada for feito. Ainda que os fatores de emissão dos veículos estejam decrescendo, o aumento da frota circulante continua impactando de forma muito importante a qualidade do ar das cidades, pois a quantidade de veículos mais antigos e com tecnologia defasada ainda é grande.

Poluição cancerígena

A Agência Internacional para Pesquisas do Câncer (IARC), braço da Organização Mundial de Saúde, realizou uma avaliação que concluiu que a exposição à poluição atmosférica causa câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. O material particulado, um dos principais componentes da poluição atmosférica, foi avaliado separadamente e também classificado como carcinogênico (causador de câncer).

Veja também
Ciclistas respiram mais poluição?

12 motivos para ir de bicicleta

Apesar de a composição da poluição e do material particulado e dos níveis de exposição variarem muito, as conclusões do grupo de trabalho se aplicam a todas as regiões do mundo. Já um estudo do Instituto do Coração mostra que quem está dentro do carro respira mais poluição em relação à quem está caminhando.

Políticas públicas em prol do transporte coletivo, restrição de circulação de carros, melhores calçadas e a promoção do uso da bicicleta são incentivos ao uso de alternativas ao carro e à moto. Além disso, é preciso que o paulistano mude sua cultura de carrodependência. Por exemplo, é possível trocar o carro pela bicicleta em trajetos curtos, de até sete quilômetros, sem grandes dificuldades.

Uma mudança de cultura de mobilidade é urgente, pois as cidades brasileiras caminham para uma situação insustentável – e quem pagará o preço mais alto serão as próximas gerações.

Veja o vídeo da campanha “3 segundos” e repense suas atitudes.

Imagem: Divulgação
Projeto pretende mostrar de maneira clara o volume de poluentes emitido por um automóvel. Imagem:Divulgação

11 comentários em “Campanha “3 segundos” mostra na prática a poluição emitida pelos automóveis

  1. Espero que a campanha seja capaz de convencer a Citroen e o Conar de que os gases resultantes da combustão não são inócuos, ao contrário, são mortais em ambiente fechado, por conterem monóxido de carbono. E que a propaganda abaixo é um incentivo à ignorância – revelada até mesmo em ambientes supostamente instruídos.

    https://www.youtube.com/watch?v=V7DPZuCSoHI

    Thumb up 3 Thumb down 2

  2. não querendo desmoralizar a campanha, mas não necessariamente tudo que está dentro da bexiga é formado de elementos poluidores… sem contar que a bexiga é produzida através de hidrocarbonetos, rsrs

    Thumb up 1 Thumb down 4

    1. Praticamente tudo que está dentro da bexiga são elementos poluidores. Claro, a maior parte é CO2, que a priori não seria nocivo (a não ser que vc fosse trancado um quarto cheio dele), mas ele é um dos causadores do efeito estufa. Lembrando que a menor parte é muito nociva, mesmo diluído em quantidades pequenas (Monóxido de carbono, fumos, particulado metálico, enxofre, óleo queimado e/ou vaporizado, metais pesados, etc). Então, o importante é: aquela mistura gasosa que sai do escapamento não é respirável, e é nociva à saúde. A cada 3s, cada carro tira da cidade aquele volume de ar respirável, e o substitui por igual volume de uma mistura nociva.
      E bexigas são produzidas a partir de látex, não de hidrocarbonetos.

      Thumb up 2 Thumb down 0

      1. Perfeito, dmmg. Além dos compostos citados, há também os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio, que além de prejudiciais por si ainda se combinam para gerar ozônio, que a baixas altitudes também é nocivo.

        Importante lembrar que automóveis movidos a etanol também produzem esses poluentes. A vantagem do etanol é que o CO2 gerado é “reciclado”, ou seja, foi sequestrado da atmosfera pela cana para ser liberado depois na queima – diferentemente do combustível fóssil, que libera na atmosfera CO2 que estava no subsolo. Mas a vantagem para por aí.

        Thumb up 1 Thumb down 1

        1. não senhor, a queima do etanol não produz nem metade dos poluentes citados pelo dmmg! CO2 emite sim, mas no meio da fumaça tem muito vapor de agua tb!

          Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Mudança nas bikes laranjas de sp… de 30 min para 1 hora, poder usar bilhete único para ativar a bike (mas tem q ter cartão de crédito para se cadastrar no sistema)…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Muito inteligente essa campanha! Com certeza vai incentivar muitas pessoas a (re) pensarem sobre seus hábitos de deslocamento na cidade!

    Parabéns aos criadores e organizadores pela iniciativa!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *