Novas estações foram em terminais de ônibus. Imagem: Reprodução

Terminais de ônibus recebem estações do Bike Sampa

Sistema de compartilhamento de bicicletas estará disponível em quatro terminais de ônibus e um terminal de interligação entre ônibus, Metrô e CPTM.

Novas estações foram em terminais de ônibus. Imagem: Reprodução
Novas estações instaladas em terminais de ônibus começam a contemplar intermodalidade. Imagem: Reprodução

As bicicletas compartilhadas do Bike Sampa terão cinco novas estações integradas aos terminais de ônibus urbanos da cidade de São Paulo. A implantação começou nessa quinta-feira, 23 de outubro, e pela primeira vez estará disponível dentro de um sistema que faz integração entre trens e metrô, o Terminal Pinheiros.

De acordo Luciana Nicola, superintendente de relações governamentais e institucionais do Itaú Unibanco, instituição que faz parte da parceria com a prefeitura de São Paulo para manutenção do programa, “o objetivo é contribuir ainda mais para a mobilidade urbana, integrando as “laranjinhas” com o transporte público e incentivando a transferência de um modal para o outro. Vale ressaltar que as estações são equipadas com o leitor do Bilhete Único proporcionando ao usuário a retirada das bikes por meio do cartão de transporte”, disse Luciana.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

As estações já estão disponíveis para verificação online e através do aplicativo para celular. Até o fechamento desta matéria, a a estação no Metrô Pinheiros estava com 10 bicicletas disponíveis e 2 vagas livres.

Bike Sampa

Lançado em maio de 2012, o Bike Sampa é uma parceria da prefeitura de São Paulo, Samba/Serttel e Itaú Unibanco e contabiliza mais de 800 mil viagens realizadas. Com essas novas estações, o sistema soma 168 pontos em operação e mais de 1670 bicicletas à disposição dos usuários, todos os dias da semana, de 6h às 22h.

Para usar o sistema compartilhado, é preciso preencher um cadastro pela internet ou pelo aplicativo para smartphone (Bike Sampa). A bicicleta pode ser usada gratuitamente por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após este período, o ciclista estacione o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta sem fazer pausa, serão cobrados R$ 5 por cada 60 minutos subsequentes à primeira hora gratuita.

Onde ficam

Veja em quais terminais estão as novas estações:

  • Terminal Amaral Gurgel: calçada interna do Terminal Amaral Gurgel, próximo ao acesso de pedestres e à Administração do terminal / esquina com a rua Doutor Frederico Steidel;
  • Terminal Dom Pedro II: na Plataforma 0 do Terminal Dom Pedro II / entre as ruas Fernão Sales e rua Hercules Florence
  • Terminal Bandeira: na Plataforma do Terminal Bandeira, ao lado do acesso às passarelas / esquina com a rua Santo Amaro.
  • Metrô Pinheiros: rua Gilberto Sabino, no acesso ao Terminal Pinheiros / próximo ao Metrô Pinheiros

1 comentário em “Terminais de ônibus recebem estações do Bike Sampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *