Imagem: CNJ/Facebook/Reprodução

Distância de 1,5m cria polêmica na página do Conselho Nacional de Justiça

Pedido de respeito à distância prevista em lei gerou polêmica com motoristas. Veja como participar da discussão e como se munir de argumentação sólida.

Imagem: CNJ/Facebook/Reprodução
Pedido de respeito à distância prevista em lei gerou polêmica com motoristas intolerantes. Imagem: CNJ/Facebook/Reprodução

Em iniciativa louvável, a página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma imagem informando aos motoristas sobre a obrigação de manter 1,5m de distância lateral ao ultrapassar ciclista. A redação da frase, que dá margem a uma interpretação de reciprocidade, aliada à intolerância de alguns motoristas, levou a uma enxurrada de respostas com desculpas esfarrapadas para não cumprir a lei. As justificativas vão desde os velhos “não tem espaço” e “não paga ipva” até o egoísmo puro, simples e direto. Há até comentários afirmando que ciclistas não deveriam usar a via, pois “oferecem risco” (?!) aos motoristas.

Por ser uma página de grande abrangência (cerca de 370 mil curtidas) e uma postagem viralizada (mais de 4 mil compartilhamentos), recomendo que invistam 5 minutos participando dessa discussão na postagem original, ajudando a esclarecer o tema e a derrubar velhos mitos – que continuam, por sua vez, derrubam ciclistas pelas ruas brasileiras.

Abaixo, algumas matérias publicadas aqui no Vá de Bike que oferecem subsídios para discutir a questão com coerência. Por favor, sejam educados e mostrem sua civilidade, em contraponto à falta de educação e de informação de muitos que comentaram por lá. Discursos inflamados só servem para gerar retaliações em outros ciclistas nas ruas, por parte dos motoristas mais intolerantes e irresponsáveis. Acima de tudo, é importante esclarecer que ciclistas são pessoas, não obstáculos.

Onde se munir de boa informação
Por que 1,5m ao ultrapassar ciclista? Tem espaço pra isso?

Como ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco

Por que há ciclistas que andam no meio da rua?

Bicicletas podem trafegar no corredor entre os carros
(sem dar 1,5m de distância ao ultrapassá-los)?

Todos os vídeos da campanha de respeito a ciclistas em São Paulo
(recomendando 1,5m de distância ao ultrapassar)

O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas

Um motorista é multado por hora por desrespeito ao ciclista em São Paulo

Fiscalização e multas a motoristas – mas e os ciclistas?

É justa a fiscalização de motoristas que passem perto de ciclistas?

Vídeo mostra que convivência entre ciclistas e motoristas é possível no Brasil

Por que o ciclista deve ocupar a faixa

Ciclistas devem respeitar a velocidade mínima das vias?

Compartilhe e divulgue esta página, que concentra informações relevantes para combater a falta de informação e de tolerância com a presença do ciclista nas ruas. Obrigado.

3 comentários em “Distância de 1,5m cria polêmica na página do Conselho Nacional de Justiça

  1. Eu contribui com seguinte comentário:
    “Sobre uma reportagem do Zero Hora que ao final sugeria ao ciclista:
    ‘Onde não houver ciclovias e ciclofaixas, utilize a borda da via…’

    Eu escrevi ao jornalista: “Não, caro Itamar! Não! Você está redondamente enganado!”

    E por quê? Bem, basicamente a recomendação mundial é “Ciclista, ocupe a faixa!”. Traduzindo, dentro da faixa de rolamento, trafegue pelo CENTRO da mesma, não pela borda. Isso pois:
    . A distância de segurança da bicicleta é 1,5m, e obviamente, de cada lado. Se vc fica na borda, reduz essa segurança pela metade, no mínimo.
    . Porém, ao ficar na borda, o ciclista”permite” que o motorista que vêm atrás de você acredite ter espaço suficiente e poder passar por você, eliminando o outro 1,5m de segurança que você teria, te “estrangulando” ali na borda da pista (e se surge um buraco, bueiro, auto saindo de uma garagem, por onde escapar?), e na maioria das vezes, passando pelo ciclista sem diminuir a velocidade, o que pode desequilibrar a bicicleta e provocar um acidente fatal! Não à toa, a quase totalidade dos acidentes com ciclistas foram justamente pelas laterais.
    . Por outro lado, ocupando a pista, o ciclista praticamente “força” o auto que vem atrás a, primeiro, reduzir a velocidade a um nível mais compatível entre ambos, e segundo, a ter que fazer desviar para a faixa ao lado e fazer uma ultrapassagem tradicional e segura (aliás, é a velha pergunta: se o motorista desvia de um buraco na pista, por que não pode desviar de um ciclista?)
    . Há várias autoridades de trânsito que são favoráveis a essa opinião sobre “Ciclista, OCUPE a pista!”

    Tudo, portanto, diretamente relacionado à lei do 1,5m de distância que autos devem manter de ciclistas!”

    Thumb up 4 Thumb down 1

  2. Excelente texto! Especialmente pela lucidez com que aborda a necessidade de mantermos a educação. Queremos espalhar o respeito, não o ódio.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *