
Passeio terá cerca de 25km, e está marcado para às 7h30 do dia 14/9, domingo.
Niterói recebe passeio ciclístico de mulheres neste domingo (14/9)
Ponto de encontro será na Praça JK, ao lado da estação das Barcas SA, com destino à Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

A ciclista Juliana de Almeida, responsável pela criação do grupo As Ciclistas do Rio de Janeiro, espera reunir mais de 100 pessoas para o “I Passeio Ciclístico Mulheres Movam-se”, que acontecerá em 14 de setembro, domingo, em Niterói (RJ). O ponto de encontro será na Praça JK, ao lado da estação das Barcas SA, com destino à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, retornando ao mesmo local de partida. A saída está marcada para às 7h30.
A pedalada terá um total aproximado de 25 Km e passará por pontos turísticos como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que chama atenção pela construção em forma de disco voador. O MAC, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos símbolos de Niterói.

O grupo As Ciclistas do Rio de Janeiro conta com cerca de 130 integrantes, e foi criado com objetivo de reunir mulheres que gostam de pedalar. “Entrei para um grupo de pedal de trilhas, só que a maioria era de homens”, explica Juliana, que teve como principal incentivador o marido, de quem ganhou uma bicicleta de presente.
Para a técnica em documentação Franciele Patrícia, que faz parte do grupo, a pedalada é uma forma de vencer os próprios limites. “Superação! É esse o termo mais importante, seja qual for o objetivo pessoal de cada uma das mulheres que inicia nesse mundo do pedal, superação é essencial.”
A Pedalada também é para homens, diz Juliana, cujo marido é um aliado para a concretização da atividade. “Quando o grupo atingiu a marca de 100 integrantes, combinamos de promover uma pedalada especial para o Dia Internacional das Mulheres, e quando cheguei ao ponto de encontro havia muito mais meninos. Todos são bem-vindos”, diz a idealizadora do grupo.
A cidade de Niterói está passando por mudanças na estrutura cicloviária. De acordo com o coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, que está no cargo desde agosto de 2013, existem muitos planos para o desenvolvimento da malha cicloviária da cidade, que em um ano passou de 15 Km para 30 km. Outra conquista foi a instalação de um bicicletário no MAC e o ingresso gratuito para quem chegar de bicicleta no museu.
Serviço
O quê: I Passeio Ciclístico Mulheres Movam-se
Quando: 14/9, domingo
Onde: saída da Praça JK, ao lado da estação das Barcas SA
Horário: concentração às 7h30
Inscrição: preencher formulário aqui
Mais informações na página do evento.
Não tem coisa melhor que pedala faz bem pra saúde e pra mente vamos que vamos mulherada.
Achei a iniciativa otima, pedalo a muito tempo e hj encaro isso como sendo uma fuga e muita saude, pois preciso disso depois de uma doença seria achei nos pecais a minha liberdade, me faz esquecer de muitas coisas… parabéns pela iniciativa…
Tem tudo para ser um grande evento. Parabéns pela iniciativa.
Parabéns pela iniciativa de todas.
Ju,
Parabéns pela inciativa de escolher esse trajeto de pedal urbano, “temos que sair do mato” também, pois nem só de trilha e poeira vive o ciclista…
Esse pedal como diz um amigo ” Vai ser lindo lindo lindo”
Parabéns pela divulgação de um esporte que está crescendo o número de adeptos… e que mais mulheres tomem gosto por pedalar!!!