Ciclovia de 1,4 km é construída em viaduto na Penha, zona leste de São Paulo
Viaduto Domingos Franciulli Neto liga avenida Governador Carvalho Pinto (Tiquatira) com Educador Paulo Freire. Novas ciclovias estão planejadas para a região.
A Prefeitura de São Paulo inaugura hoje (17/12) uma ciclovia de 1,4 km no Viaduto Domingos Franciulli Neto, na região da Penha, zona leste de São Paulo, ligação da avenida Governador Carvalho Pinto (também conhecida como Tiquatira) com a avenida Educador Paulo Freire.
A pista é bidirecional no lado direito do viaduto no sentido Marginal Tietê e Fernão Dias e trará mais segurança para quem atravessa esse extenso viaduto. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) as avenidas nas duas extremidades do viaduto estão em obras para ter ciclovias. A infraestrutura vai ajudar a conectar Penha e Cangaíba, na zona Leste, à Vila Maria e Parque Novo Mundo, na zona norte.
“Essa travessia é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade, sendo de fundamental relevância para a formação de grandes eixos de deslocamento por bicicleta”, ressalta o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
A obra é a terceira entrega da prefeitura de São Paulo do plano de travessia segura de pontes e viadutos. As duas primeiras foram nas pontes da Casa Verde e Bandeiras. Com a entrega da nova ciclovia, São Paulo passa a ter 204 km de vias destinadas aos ciclistas.
A travessia segura de ciclistas em pontes e viadutos tem recebido especial atenção da administração municipal, que se comprometeu a fazer ciclovias em 12 pontes da cidade até o fim de 2015. Outras 16 estão em estudo.
As pontes que receberão ciclovias
Primeira Etapa (em andamento)
A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte:
- [Pronta - veja aqui] Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias
- [Pronta - veja aqui] Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
- Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
- Ponte Vitorino Goulart da Silva - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos
Segunda Etapa (em andamento)
Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte:
- Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
- [Pronta - veja aqui] Ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
- [Pronta - veja aqui] Ponte Cruzeiro do Sul - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
- [Pronta - veja aqui] Ponte das Bandeiras - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana
- [Pronta - veja aqui] Ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Centro
- Ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
- [Pronta] Ponte Remédios - Carmen Fernandes Neves - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
- Ponte Jurubatuba - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central
Próximas pontes (em estudo)
Além destas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:
- Ponte Imigrante Nordestino - Sobre o Rio Tietê
- Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) – Sobre o Rio Tietê
- Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal (Anhanguera) – Sobre Rio Tietê
- Ponte Engenheiro Ary Torres – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Caio Pompeu de Toledo (Morumbi) – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte João Dias – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Transamérica – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Freguesia do Ó - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Centro
- Ponte do Piqueri - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
- Ponte Hirant Sanazar (Jaguaré) –Sobre oRio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional entre as pontes
- Ponte Cidade Universitária - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
- Ponte Eusébio Matoso - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
- Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
- [Pronta] Ponte Laguna - Em construção sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Santo Dias da Silva (Socorro) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.
Gostaria de sugerir uma observação aos mantedores do site:
Diferenciar “CICLOVIA” de “CICLOFAIXA”.
O site da CET/SP traz bem essa informação:
CICLOVIA: Faixa para uso exclusivo para circulação de bicicletas sem segregação física em relação ao restante da via e caracterizada por sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo). Normalmente situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central. Geralmente situadas em vias arteriais e coletoras.
CICLOFAIXA: Pista para uso exclusivo para circulação de bicicletas segregada fisicamente do restante da via dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo). Pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral. Geralmente situadas em vias arteriais e coletoras.
Fonte: http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/definicoes.aspx
0 0
sou defensor ferrenho do programa de ciclovias da prefeitura e da gestão Haddad, mas quando sai mer$#, tenho que ser sincero!!!
poxa, o cara vem na ciclovia sentido Itaquera, quando a ciclovia acaba, ele está na contra mão da avenida Tiquatira (pista sentido Fernão Dias), e não tem acesso à outra pista desta avenida, pois ali está longe, tem canteiros, acesso à Gabriela Mistral e um rio separando as duas pistas, obrigando o sujeito a pedalar na contramão por um bom pedaço até achar o primeiro acesso que lhe permita ir para a pista certa.
detalhe que ele não pode pedalar junto à guia, ali é uma comunidade sempre com muitos carros estacionados, a calça estreitinha e cheia de gente, ou seja, ele tem que pedalar na contramão no meio da avenida…
Espero que alguém da comunicação da secretaria dos transportes esteja lendo aqui para dar uma resposta oficial
Comentário bem votado! 4 0
As obras da ciclovia na Ponte Julio de Mesquita finalmente começaram! Espero que até o fim de janeiro já seja inaugurada mais essa ciclovia, pois lá os carros andam em altíssima velocidade.
1 0