Estacionamento gratuito para bicicletas, com vestiário e armários, está à espera de usuários no RJ
Com chuveiros e armários, estrutura criada pela SEAERJ atende quem vai ao metrô ou quem tem a região da Glória como destino. Veja em nossa videorreportagem.
Um estacionamento para bicicletas gratuito e em local de fácil acesso – ao lado da estação do metrô da Glória – já está em funcionamento no Rio, mas por enquanto pouca gente sabe. O projeto é uma iniciativa da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro), que destinou uma parte da área na sua sede para o estacionamento de bicicletas.
Segundo o presidente da SEAERJ, engenheiro Joelson Zuchen, a estrutura foi criada para atender aos usuários de bicicletas da região e se houver demanda a oferta de vagas vai aumentar. Outros serviços, como um café da manhã, também poderão ser incorporados conforme aumentar a utilização do espaço.
A SEAERJ fica localizada na Rua do Russel, nº 1 (veja mapa mais abaixo), no bairro da Glória, pertinho da estação de metrô. O horário de funcionamento do estacionamento é de segunda à sexta, de 8h às 19h. O estacionamento é gratuito, sendo necessário preencher uma ficha de cadastro na secretaria e fornecer uma foto 3×4, cópia do documento de identidade e de um comprovante de residência. Armários e vestiários, que são separados para homens e mulheres, estão funcionando em modo experimental. Existe possibilidade de cobrança futura, mas no momento nenhum valor é cobrado para uso da estrutura e serviços.
Dezembro de 2016. Será que o serviço ainda existe? Alguém sabe informar?
0 0
Bela iniciativa, pois incentiva e viabiliza o uso da bicicleta para ida ao trabalho. Serão muitos carros a menos circulando, e o benefício para o meio ambiente enorme! Parabéns!!!
1 0
Muito show a iniciativa !!! Agora só falta ter um 24 horas, pois por incrível que pareça, existe um medo dos donos de estacionamento que não deixam a bicicleta ficar estacionada…brabo.
1 0
http://www.washingtonpost.com/blogs/wonkblog/wp/2015/01/09/lets-talk-seriously-about-why-cyclists-break-traffic-laws/?tid=sm_fb
Infrastructure influences how we think about our own roles in public space (“the system isn’t looking out for me, so I have to do whatever necessary to look out for myself”). Infrastructure also physically shapes our behavior. On the protected bike lane in front of the Washington Post office, for instance, it’s near impossible to run through a red light. That’s because bike traffic cues up at the intersection in its own restricted lane the same way cars do.
“You’re putting people on bikes in transportation systems that are entirely built for cars. If that seems to be one of the reasons why people are behaving this way, that would lend an argument to better bike infrastructure,” Marshall says. “If people are [being scofflaws] because they like risky behavior, that’s something different. If that’s the answer we find — bicyclists are just riskier than everybody else — that would lead to different solutions.”
2 0