Foto: Willian Cruz

Ciclistas pesam em média 4 kg a menos que motoristas

Estudo europeu realizado com mais de 10 mil pessoas comprova que o ciclismo urbano melhora a saúde, além de gerar economia financeira

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

Os ciclistas já sentem os benefícios na própria pele, mas não custa embasar a percepção com dados científicos: segundo levantamento financiado pela União Europeia e realizado por diversas instituições, quem usa a bicicleta como meio de transporte pesa, em média, 4 kg a menos do que quem usa o carro.

Intitulado Pasta (sigla em inglês para “Atividade Física através do Transporte Sustentável”), o levantamento foi realizado com mais de 10 mil pessoas em sete cidades: Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Örebro (Suécia), Roma (Itália), Viena (Áustria) e Zurique (Suíça).

Através do estudo, a União Europeia busca promover o transporte sustentável e saudável, especialmente a mobilidade a pé e de bicicleta. “Ser mais ativo pode lhe tornar mais saudável, poupar dinheiro e melhorar sua vida”, declarou Adrian Davies, especialista em transportes e assessor do projeto Pasta em entrevista ao jornal espanhol El País. “Em vez de ir à academia, por exemplo, você pode ir para o trabalho de bicicleta”, aconselha.

Vale lembrar que uma hora de pedal queima mais de 500 calorias, dependendo da inclinação e da velocidade. É uma excelente maneira de aumentar a resistência, além de evitar o risco de doenças cardiovasculares.

Veja também
12 bons motivos para ir de bicicleta
7 provas de que pedalar faz bem para a saúde, apesar da poluição
Maioria dos ciclistas usa a bike nos deslocamentos por conta da rapidez

1 comentário em “Ciclistas pesam em média 4 kg a menos que motoristas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *