Foto: @tctrail/Divulgação

Rota ciclística com 24 mil km de estradas e trilhas será inaugurada em 2017, no Canadá

A “grande trilha” ligará os extremos do país, passando por 15 mil comunidades. Mais de 21 mil km estão prontos e já podem ser percorridos.

Foto: @tctrail/Divulgação
Foto: @tctrail/Divulgação

Canadenses e turistas amantes da bike podem começar a comemorar a inauguração da “trilha mais grandiosa do mundo”, exclusiva para bicicletas e pedestres. O roteiro, que será finalizado no próximo ano e ligará o Canadá de um canto a outro, terá 24 mil km, dos quais mais de 21 mil já estão prontos. A previsão é de que a abertura oficial da The Great Trail, como foi batizada, aconteça em agosto de 2017, como parte das comemorações do aniversário de 150 anos do Canadá.

Foto: @tctrail/Divulgação
Foto: @tctrail/Divulgação

Segundo o site do projeto, o percurso será formado por trechos que já fazem parte do mapa de muitos ciclistas, como a famosa Trans Canada e outras estradas de ciclismo de ultradistância, que atualmente são compartilhadas com veículos automotores. A princípio, a proposta é não cobrar qualquer tipo de pedágio ou taxa para a utilização do trajeto.

A Great Trail ligará 15 mil comunidades, entre elas as cidades mais importantes do Canadá. Entre os pontos de conexão que farão parte da “grande trilha” estão o Waterfront Trail, em Ontario; Le Petit Train du Nord, em Quebec; Confederation Trail, em Prince Edward Island; Fundy Trail Parkway, em New Brunswick; Pinawa Trail, em Manitoba; Millennium Trail, em Yukon; e Edmonton River Valley Trail, em Alberta.

Foto: @tctrail/Divulgação
Foto: @tctrail/Divulgação

O ciclista que quiser usufruir de parte do equipamento ou atravessar o país pela Great Trail pode conferir o roteiro em um mapa interativo através do site da entidade. Por meio do localizador, o turista também poderá encontrar o endereço mais perto de onde está para chegar a algum ponto da pista. Há também um aplicativo, disponível apenas para iOS.

O trabalho para a construção da maior trilha do mundo começou em 1992, com a criação de uma organização sem fins lucrativos, a Trans Canada Trail, mantida por doadores, que pretende posteriormente ampliar rotas e trajetos ambientalmente sustentáveis sem qualquer presença de veículo automotor. “Esperamos que o caminho seja acolhedor a todos e que nossos filhos possam desfrutar de formas de locomoção mais saudáveis e ainda aproveitar a diversidade geográfica do Canadá”, diz o site da entidade.

A organização lembra também que a The Great Trail não é uma ciclovia no sentido tradicional: é uma rota que proporciona, além de uma maneira saudável de locomoção, amplas experiências ao ar livre, em terra e em água. “No verão, além das bicicletas, serão permitidos pedestres e cavaleiros. Já no inverno, a pista poderá ser usada para fins recreativos como o esqui e o snowmobile.”

Foto: @tctrail/Divulgação
Foto: @tctrail/Divulgação
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *