Grupos de pedal realizaram 1º Grande Encontro de Ciclistas de São Paulo

Veja em fotos e vídeo como foi o encontro de confraternização, com centenas de ciclistas da capital e de cidades vizinhas em frente ao estádio do Pacaembu

Centenas de ciclistas estiveram presentes. Foto: Willian Cruz
Centenas de ciclistas estiveram presentes. Foto: Willian Cruz

Em clima de confraternização, grupos de pedalada de várias regiões de São Paulo e de cidades vizinhas se encontraram na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. O encontro ocorreu na manhã de um domingo,o dia 6 de novembro, com mais de 500 participantes.

Sergio do Pedala Itaquera (esq) e Antenor, do 100 Rumo Bikers. Foto: Willian Cruz
Sergio do Pedala Itaquera (esq) e Antenor, do 100 Rumo Bikers. Foto: Willian Cruz

A Praça – que é na verdade um enorme estacionamento, com árvores apenas no entorno – ficou mais alegre com as roupas de ciclismo colorindo o asfalto árido. Os líderes dos grupos – os “adeêmes” – montaram uma tenda, onde eram servidos água e frutas, e trouxeram música para o evento. Veja no vídeo mais abaixo, seguido pela nossa galeria de fotos.

Como surgiu o Encontro

“A princípio nós criamos um evento no Facebook para descer a [Estrada de] Manutenção. Surgiu bastante gente interessada e teve vários líderes de grupos procurando a gente”, relata Antenor, do grupo 100 Rumo Bikers, da Zona Leste. Sergio, do Pedala Itaquera, conta ao lado de Hudson, do Bikers Vila Guarani, que já existia um grupo de “ADMs” no Whatsapp e que encontraram o Antenor pelo evento da descida da Manutenção.

“Teve um monte de gente querendo falar sobre política dentro do grupo, falando sobre reivindicar sobre rodovias, ir para a rua protestar… Mas essa não é nossa intenção. A gente quer, de início, se juntar, como estamos fazendo aqui, conversar, trocar ideias e tentar unir todo mundo para fazer um projeto [social] bacana.”

Reinaldo, do Bikers Vila Guarani: "o primeiro passo está dado". Foto: Willian Cruz
Reinaldo, do Bikers Vila Guarani: “o primeiro passo está dado”. Foto: Willian Cruz

“A gente já faz um trabalho de ação social junto com outros grupos na Zona Leste e temos a ideia de fazer nos quatro cantos de São Paulo”, diz Sergio. “Fazer São Paulo ser conhecida como a cidade do ciclismo”, completa.

Reinaldo, do Bikers Vila Guarani, grupo da Zona Sul da cidade, nos explicou que o grupo dos ADMs já existe há um bom tempo e que encontrar o grupo de Antenor foi essencial para que o encontro acontecesse. “O primeiro passo está dado, vamos trabalhar juntos nas próximas ações sociais.” E outros encontros como esse também estão nos planos.

Ciclista Formiguinha

Fabiana Ribeiro, a Ciclista Formiguinha. Foto Willian Cruz
Fabiana Ribeiro, a Ciclista Formiguinha. Foto Willian Cruz

Mas os líderes dos grupos destacam a atuação da Fabiana Ribeiro, do projeto Ciclista Formiguinha, na criação desse evento de união entre os grupos de pedal. De acordo com ela, o Ciclista Formiguinha “é um projeto de ações sociais para conquistar o respeito no trânsito, voltado tanto para a educação do motorista quanto do ciclista”.

Fabiana, que começou a usar a bicicleta depois de diagnosticada com artrose há cerca de um ano (o que a sentenciava a uma cirurgia que impediria a prática de esportes), conta que “a ideia é nos unirmos, porque juntos podemos construir alguma coisa diferente”.

“Mas a gente precisa conquistar o respeito”, destaca. “Eu não acredito mais em briga, em manifestação, eu acredito na conquista do respeito.” E conclui, emocionada: “É meu sonho. Eu sou sonhadora, meu sonho é esse e eu vou fazer de tudo pra conseguir isso.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *