Manutenção e implantação de ciclovias podem ser solicitadas pela internet em São Paulo
Novo sistema de atendimento ao cidadão permite ainda solicitar paraciclos e até informar sobre estacionamento recorrente de carros sobre a ciclovia
Falta de sinalização na ciclovia? Tinta apagada? Buraco? Agora quem usa as ciclovias de São Paulo tem como solicitar online a atenção da prefeitura a esses problemas. E mais: pode pedir a implantação de novas ciclovias e até mesmo de suportes para prender bicicleta (paraciclos) em locais onde sejam necessários.
As solicitações são feitas pelo novo sistema de atendimento ao cidadão, lançado em dezembro de 2016, que atende através de um portal web, aplicativos para smartphone (Android, iOS e Windows Phone) e via central telefônica (ligue 156). A cidade já contava com uma versão web do atendimento, mas ela apresentava problemas de interface que, muitas vezes, impediam o cadastramento da solicitação. Em nossos testes, em que cadastramos solicitações reais, o Portal e o app funcionaram sem problemas.
Pelo site
Para fazer a solicitação pelo site, selecione a opção “Trânsito”, entre em “Ciclovias, ciclofaixas e outros” e escolha o serviço na lista (veja a imagem que abre essa matéria). Você precisará do endereço e, se possível, o CEP (você pode consultar no Google Maps). O sistema permite enviar uma foto do local.
É possível conversar com um atendente via chat a qualquer momento – mas, pela nossa experiência, nada melhor que cadastrar você mesmo o texto que explica o problema, evitando assim problemas de interpretação por parte dos atendentes.
Para cadastrar solicitações você precisa fazer um cadastro, que lhe permitirá acompanhar a situação da solicitação nas próximas visitas ao portal.
No celular
Até o fechamento dessa matéria, o aplicativo versão Android ainda não disponibilizava a opção “Ciclovias”, que deveria aparecer dentro de “Trânsito”. Embora isso impeça a solicitação de novas ciclovias e paraciclos pelo app, há outras opções onde é possível cadastrar as solicitações de manutenção.
Se o problema for um buraco, você pode acessar a opção “tapa buraco”, logo na tela inicial do app.
Para problemas com sinalização, você deve tocar no botão verde “Outros Serviços” e selecionar “Trânsito”. Como assunto, escolha “Manutenção da sinalização de trânsito”. Você verá então duas opções de serviço: “Manutenção de sinalização horizontal”, que se refere à sinalização pintada no solo, e “Manutenção de semáforos”.
O aplicativo permite indicar no mapa o local, bem como enviar uma foto. Na próxima vez que encontrar o problema, saque o celular, fotografe e envie na hora a solicitação.
Carros estacionados na ciclovia
Você também pode denunciar pontos onde o estacionamento de automóveis numa ciclovia ou ciclofaixa é recorrente, para que seja agendada fiscalização.
Entre na opção “Veículo em local proibido”, logo na tela inicial. Informe o endereço, Na próxima tela, selecione o endereço e suba a foto, se tiver. Role a página até chegar nas opções em que você escolhe os dias da semana e períodos em que isso ocorre, selecionando a opção “ciclovia”.
O registro não implicará em multa para o infrator, por restrições do Contran (é necessário que seja registrada por um agente de trânsito ou equipamento fotográfico homologado). Mas pode resultar em aumento da fiscalização, coibindo ao longo do tempo que a infração continue recorrente.
Aqui em B.H. o órgão público é o primeiro a dar mau exemplo https://www.reclameaqui.com.br/bhtrans/ciclovia-interditada-para-ciclistas_WuUUli4zrYGHYJtn/
1 0
Ok. Já conferi, antes de ver este post. Contudo, a minha solicitação de pedir fiscalização de vagas em estabelecimentos foi recusada. Citei as leis que o próprio VáDeBike mostrou no post de vagas de bicicletas: http://vadebike.org/2013/09/lei-obrigatoriedade-bicicletario-estacionamento-bicicletas-shopping-lojas-condominios/
0 0
Muito bom!
Já vou fazer minhas solicitações 🙂
2 0