SP: Secretário Sergio Avelleda fala sobre remoção de ciclovias
Veja o que o secretário de Mobilidade e Transportes nos disse sobre as ciclovias da Consolação e da região de Vila Prudente (com vídeo).
Nessa quinta-feira 27 de abril aconteceu mais uma reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), onde seria anunciado o projeto cicloviário da gestão João Doria (PSDB). Estivemos presentes para acompanhar e aproveitamos para perguntar ao secretário de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, sobre ciclovias que estariam sob risco de remoção.
Nos últimos dias, tem crescido o receio de que ciclovias sejam retiradas para serem substituídas por ciclorrotas, conforme declaração do prefeito e nota oficial da CET (veja aqui). A estrutura da Consolação e as ciclovias da região da Vila Prudente foram citadas como exemplos dessa revisão.
A reunião abordou diversos assuntos, como Plano de Metas e acessibilidade. Junto com as participações de cidadãos e conselheiros, as explicações e discussões se estenderam de forma que não sobrou tempo para apresentar o planejamento cicloviário proposto pela gestão. Isso não foi de todo ruim, já que permitirá que o plano seja apresentado e discutido em reunião com a Câmara Temática da Bicicleta, instância de participação oficial dos ciclistas no CMTT, para só então ser apresentado oficialmente. Manteremos vocês informados.
Consolação e Vila Prudente
Ao Vá de Bike, Avelleda reforçou que considera a ciclovia da Consolação insegura para o ciclista. “O ciclista desce muito rápido, os carros estão muito rápidos e há zonas de conflito porque há muitas conversões à direita, tanto nas vias como nos acessos aos estabelecimentos. Se pudermos encontrar uma solução mais segura, nós vamos aplicá-la. É isso que está sendo discutido. Se não encontrarmos uma solução mais segura, nós vamos ter que decidir como elevar a segurança, a preocupação é com a segurança do ciclista”, afirmou.
Questionado se essa solução poderia ser um aumento da segregação, o secretário desconversou. “Não sabemos, vamos estudar todas as alternativas. Pra isso que tem reunião da Câmara Temática e também tem a engenharia da CET.”
Em relação às ciclovias da Vila Prudente, na zona leste da cidade, Avelleda afirmou ainda não haver nada decidido. “Nós fizemos um estudo, [porque] veio uma demanda da comunidade local, a engenharia da CET chegou a uma determinada conclusão, isso está sendo revisto pela prefeitura regional, vai voltar para nós e nós vamos apresentar.”
Entrevista
Assista o vídeo da rápida conversa com o secretário, seguida de uma explicação de Daniel Guth (Ciclocidade) sobre o que acontecerá nos próximos dias em relação a esse assunto.
A grande solução para a Consolação seria a ciclovia na faixa central. Mas, nessa gestão, isso seria um sonho inantingível.
4 1