Outra ciclovia removida é repintada por cidadãos em São Paulo
Estrutura é a segunda a ser sinalizada pela população, dentre diversos trechos que vêm sendo removidos silenciosamente pela gestão João Doria. Veja fotos.
Diversas ciclofaixas e ciclovias estão sendo removidas silenciosamente pela prefeitura de São Paulo. A remoção tem sido feita sem diálogo com quem as utiliza e, em muitos casos, sem conhecimento do próprio órgão de trânsito, a CET. Pela segunda vez, cidadãos refazem a sinalização de uma ciclovia retirada, em reação à omissão da gestão João Doria frente ao risco de vida pelo qual passam diariamente as pessoas que circulam no local.
Dessa vez, a ação cidadã ocorreu no Bom Retiro, na Rua Silva Pinto. A estrutura cicloviária da região é muito usada por trabalhadores, tanto na ida e volta do trabalho quanto para entregas ao longo do dia. A remoção foi feita em meio a alegações confusas de instalação de fibras óticas, mas passados 15 dias a ciclofaixa não voltou a ser sinalizada.
Veja mais fotos da ação no final da matéria.
Remoções seriam “melhorias” nas estruturas
As ciclofaixas são removidas com fresagem e recapeamento (veja aqui), com a alegação oficial de que se trata de manutenção do pavimento, mas a sinalização de solo nunca é refeita. A tática da prefeitura tem permitido remover aos poucos vários trechos na cidade, desacreditando as reclamações com a justificativa de que se tratariam de melhorias nas estruturas.
As prefeituras regionais removem os trechos com recapeamento, alterando a sinalização viária sem autorização do órgão de trânsito que, por não ter sido envolvido no processo, não a refaz. E, com isso, as ciclovias vão sumindo.
Até o momento, temos a confirmação de trechos removidos no Morumbi, Bom Retiro, Indianópolis e Guarapiranga. Também soubemos de uma remoção na Rua Curuçá, na Vila Maria, entre a Rua Guaranésia e a Praça Santo Eduardo. Nesse local, o recapeamento teria coberto até mesmo os tachões. Se você tiver fotos dessa remoção, envie em nossa fan page.
Procedimento
A primeira a passar pelo processo foi uma ciclovia no bairro do Morumbi, em um trecho de cerca de 1 km na rua Dr. Fausto de Almeida Prado Penteado e na Av. Amarílis. Sem alarde, a ciclovia foi raspada pela fresagem e coberta por recapeamento, com retirada de tachões e até das placas (que, após reclamações, foram recolocadas).
A remoção ocorreu em março e até o momento a sinalização não foi refeita oficialmente. Em abril, foi repintada pela população.
Após declarações contraditórias, em que a regional Butantã e a CET empurravam uma à outra a responsabilidade, por fim a prefeitura declarou que a ciclovia só será sinalizada novamente depois de “amplo debate” envolvendo os moradores – que são contra a estrutura, pois suas vidas não dependem dela e o estacionamento de seus carros na via pública foi prejudicado. Dessa forma, dá-se ao conforto de estacionar na frente de casa e ao uso particular do espaço viário o mesmo peso que à proteção à vida e ao uso público para circulação.
Em maio, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) já alertava para o desmonte, em nota enviada ao Vá de Bike: “Desde o primeiro caso de remoção de ciclofaixa a Ciclocidade vem buscando caminhos para conter os já evidentes retrocessos – seja através da Câmara Temática de Bicicleta, seja oficiando a gestão e denunciando o desmonte das políticas cicloviárias. A ausência de diálogo, a falta de planejamento e de um plano cicloviário e o desrespeito às leis e ao dinheiro público têm sido a marca da gestão Doria para a mobilidade por bicicletas nestes 130 primeiros dias de administração”.
Um conselho aos ciclistas: tomem cuidado com essas “bicicletinhas” pintadas no asfalto; como tal sinalização não foi feita por um órgão oficial (no caso, a prefeitura), elas não têm validade legal. Em caso de acidente, o ciclista não poderá alegar que “estava na ciclovia”, pois tecnicamente tal ciclovia NÃO EXISTE.
4 1
A ciclofaixa do Bom Retiro já foi repintada com a cor vermelha e voltou ao que era antes. A essa hora já devem ter terminado toda a sinalização de solo.
A “pintura” popular” é mundial e serve apenas para chamar a atenção, o que geralmente costuma dar bastante impacto junto ao poder publico.
2 0
Chupa carrocratas !!!!
Prefake apaga, nós vai lá e repinta.
Polêmico. O que acha? 7 5
“Essas ciclovias são inúteis, os ciclistas adoram esnobar e ficar passando no meio dos carros.”
Paulo Dias. Pense um pouco. Se você, por acaso, gosta mais de carro do que bicicleta,o que é um direito seu e deve ser respeitado, então você deve ser um dos primeiros a dar total apoio para melhoria e ampliação da malha cicloviária e não o contrário.
Explico: Pense bem. Quanto mais pessoas, assim como eu, se sentirem estimulados ou seguros para deixar seus carros em casa e irem para o trabalho de baike, mais conforto você terá para circular com seu carro, pois haverá menos trânsito e menas poluição, o que já seria ótimo para sua saúde. O trânsito de São Paulo, como toda grande metrópole, é um dos mais caóticos do mundo, pois não há mais espaço para tantos carros. SE você realmente prefere o automóvel ou conhece alguém que também goste,sinalize para ampliação da malha cicloviária, você só ganhará com isso. Quanto a “ficar passando nos meios dos carros”, isso, salvo exceções, se dá justamente por falta de espaços segregados( ciclovias, ciclofaixas) para a bicicletas.Taí outro grande motivo para você apoiar 100% a ampliação e modernização da malha cicloviária. Pense bem?
2 1
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 3 11
mimimimimi
a unica coisa que vandaliza a rua são os proprios carros que poluem o ar…..
O verdadeiro vandalismo é o desrespeito a vida. Mas o que vai esperar do PSDB de 1km de metrô por ano? xD
Comentário bem votado! 9 3
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 3 12
Fica no seu carro então, soltando fumaça, na fortaleza de Lata!
Comentário bem votado! 10 4
Eu passo todo dia com meu carro por essa “ciclovia”, por cima dela, não é por que qq um pinta a rua que ela vira ciclovia.
Claro que se tiver algum ciclista por ali (coisa que nunca vi) eu entendo que ele tem prioridade, mas normalmente é rua normal, circulação, embarque e desembarque etc.
Polêmico. O que acha? 5 9
Pq não se preocupa em cobrar e pressionar a prefeitura para fazer a devida manutenção nas ruas ao invés de ficar de mimimi por causa de ciclofaixas?
Vai se foder carrocrata lixo…
Polêmico. O que acha? 6 5
você nunca viu pq NÃO usa….eu uso quase todos os dias e cruzo com vários.
e olhar por 2 minutos não é a mesma coisa que fazer contagem por amostragem…se é que você sabe disso carrocrata de m***…
Polêmico. O que acha? 4 4
Como não? Eu uso todos os dias, só que com o carro de acordo com a lei.
Todo mundo fala que pedalar deixa a pessoa mais feliz, de bem com a vida… E vc fica xingando na internet?
Coloque sua bermudinha justinha, escolha um selim bem gostoso e vá ser feliz com sua bicicleta…
MAIS AMOR, PAZ!
4 1
CALE-SE playba de merda.
A ciclofaixa foi repintada com a cor vermelha kkkkkkkkk
2 4
O que precisam é uma Ação Civil Pública. Falem com o MP.
2 0
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 0 10
Falou o carrocrata que usa um veiculo que é responsavel pela maior parte dos acidentes com mortes de pedestres….
Chora mais carrocrata lixo
Polêmico. O que acha? 5 5
Tenho certeza q os grupos organizados estão fazendo o máximo por um dialogo com a prefeitura. Mas diante dessas ações, sugiro q esses grupos se organizem e arrecadem dinheiro p repintar as ciclovias que estão sendo apagadas sob alegação de ‘reforma’, ‘melhorias’, etc. Ainda não pedalo, mas logo estarei junto.
Comentário bem votado! 5 0
Infelizmente tudo é uma questão “política”. Se sua gestão não fizer isto, como vai “justificar” o discurso de campanha que dizia que as Ciclovias foram “mal planejadas?” É óbvio que a ideia é “apagar” tudo o que foi feito. Afinal, 2018 taí né…
3 0