Outra ciclovia removida é repintada por cidadãos em São Paulo

Estrutura é a segunda a ser sinalizada pela população, dentre diversos trechos que vêm sendo removidos silenciosamente pela gestão João Doria. Veja fotos.

Realizada com stencil, pintura ficou tão bem feita que parece oficial.
Realizada com stencil, pintura ficou tão bem feita que parece oficial.

Diversas ciclofaixas e ciclovias estão sendo removidas silenciosamente pela prefeitura de São Paulo. A remoção tem sido feita sem diálogo com quem as utiliza e, em muitos casos, sem conhecimento do próprio órgão de trânsito, a CET. Pela segunda vez, cidadãos refazem a sinalização de uma ciclovia retirada, em reação à omissão da gestão João Doria frente ao risco de vida pelo qual passam diariamente as pessoas que circulam no local.

Dessa vez, a ação cidadã ocorreu no Bom Retiro, na Rua Silva Pinto. A estrutura cicloviária da região é muito usada por trabalhadores, tanto na ida e volta do trabalho quanto para entregas ao longo do dia. A remoção foi feita em meio a alegações confusas de instalação de fibras óticas, mas passados 15 dias a ciclofaixa não voltou a ser sinalizada.

Veja mais fotos da ação no final da matéria.

Ciclovia removida no Largo do Socorro. Foto: Bike Zona Sul
Ciclovia removida no Largo do Socorro. Foto: Bike Zona Sul

Remoções seriam “melhorias” nas estruturas

As ciclofaixas são removidas com fresagem e recapeamento (veja aqui), com a alegação oficial de que se trata de manutenção do pavimento, mas a sinalização de solo nunca é refeita. A tática da prefeitura tem permitido remover aos poucos vários trechos na cidade, desacreditando as reclamações com a justificativa de que se tratariam de melhorias nas estruturas.

As prefeituras regionais removem os trechos com recapeamento, alterando a sinalização viária sem autorização do órgão de trânsito que, por não ter sido envolvido no processo, não a refaz. E, com isso, as ciclovias vão sumindo.

Até o momento, temos a confirmação de trechos removidos no Morumbi, Bom Retiro, Indianópolis e Guarapiranga. Também soubemos de uma remoção na Rua Curuçá, na Vila Maria, entre a Rua Guaranésia e a Praça Santo Eduardo. Nesse local, o recapeamento teria coberto até mesmo os tachões. Se você tiver fotos dessa remoção, envie em nossa fan page.

Procedimento

A primeira a passar pelo processo foi uma ciclovia no bairro do Morumbi, em um trecho de cerca de 1 km na rua Dr. Fausto de Almeida Prado Penteado e na Av. Amarílis. Sem alarde, a ciclovia foi raspada pela fresagem e coberta por recapeamento, com retirada de tachões e até das placas (que, após reclamações, foram recolocadas).

Foto: Mauricio Andrade/Bike Zona Oeste
Ciclovia repintada por cidadãos no bairro do Morumbi. Foto: Mauricio Andrade/Bike Zona Oeste

A remoção ocorreu em março e até o momento a sinalização não foi refeita oficialmente. Em abril, foi repintada pela população.

Após declarações contraditórias, em que a regional Butantã e a CET empurravam uma à outra a responsabilidade, por fim a prefeitura declarou que a ciclovia só será sinalizada novamente depois de “amplo debate” envolvendo os moradores – que são contra a estrutura, pois suas vidas não dependem dela e o estacionamento de seus carros na via pública foi prejudicado. Dessa forma, dá-se ao conforto de estacionar na frente de casa e ao uso particular do espaço viário o mesmo peso que à proteção à vida e ao uso público para circulação.

Em maio, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) já alertava para o desmonte, em nota enviada ao Vá de Bike: “Desde o primeiro caso de remoção de ciclofaixa a Ciclocidade vem buscando caminhos para conter os já evidentes retrocessos – seja através da Câmara Temática de Bicicleta, seja oficiando a gestão e denunciando o desmonte das políticas cicloviárias. A ausência de diálogo, a falta de planejamento e de um plano cicloviário e o desrespeito às leis e ao dinheiro público têm sido a marca da gestão Doria para a mobilidade por bicicletas nestes 130 primeiros dias de administração”.

Fotos

18 comentários em “Outra ciclovia removida é repintada por cidadãos em São Paulo

  1. Um conselho aos ciclistas: tomem cuidado com essas “bicicletinhas” pintadas no asfalto; como tal sinalização não foi feita por um órgão oficial (no caso, a prefeitura), elas não têm validade legal. Em caso de acidente, o ciclista não poderá alegar que “estava na ciclovia”, pois tecnicamente tal ciclovia NÃO EXISTE.

    Thumb up 4 Thumb down 1

    1. A ciclofaixa do Bom Retiro já foi repintada com a cor vermelha e voltou ao que era antes. A essa hora já devem ter terminado toda a sinalização de solo.

      A “pintura” popular” é mundial e serve apenas para chamar a atenção, o que geralmente costuma dar bastante impacto junto ao poder publico.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  2. “Essas ciclovias são inúteis, os ciclistas adoram esnobar e ficar passando no meio dos carros.”
    Paulo Dias. Pense um pouco. Se você, por acaso, gosta mais de carro do que bicicleta,o que é um direito seu e deve ser respeitado, então você deve ser um dos primeiros a dar total apoio para melhoria e ampliação da malha cicloviária e não o contrário.
    Explico: Pense bem. Quanto mais pessoas, assim como eu, se sentirem estimulados ou seguros para deixar seus carros em casa e irem para o trabalho de baike, mais conforto você terá para circular com seu carro, pois haverá menos trânsito e menas poluição, o que já seria ótimo para sua saúde. O trânsito de São Paulo, como toda grande metrópole, é um dos mais caóticos do mundo, pois não há mais espaço para tantos carros. SE você realmente prefere o automóvel ou conhece alguém que também goste,sinalize para ampliação da malha cicloviária, você só ganhará com isso. Quanto a “ficar passando nos meios dos carros”, isso, salvo exceções, se dá justamente por falta de espaços segregados( ciclovias, ciclofaixas) para a bicicletas.Taí outro grande motivo para você apoiar 100% a ampliação e modernização da malha cicloviária. Pense bem?

    Thumb up 2 Thumb down 1

    1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 11

      1. mimimimimi

        a unica coisa que vandaliza a rua são os proprios carros que poluem o ar…..

        O verdadeiro vandalismo é o desrespeito a vida. Mas o que vai esperar do PSDB de 1km de metrô por ano? xD

        Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 3

  3. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 12

    1. Eu passo todo dia com meu carro por essa “ciclovia”, por cima dela, não é por que qq um pinta a rua que ela vira ciclovia.

      Claro que se tiver algum ciclista por ali (coisa que nunca vi) eu entendo que ele tem prioridade, mas normalmente é rua normal, circulação, embarque e desembarque etc.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 9

      1. Pq não se preocupa em cobrar e pressionar a prefeitura para fazer a devida manutenção nas ruas ao invés de ficar de mimimi por causa de ciclofaixas?

        Vai se foder carrocrata lixo…

        Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 5

      2. você nunca viu pq NÃO usa….eu uso quase todos os dias e cruzo com vários.

        e olhar por 2 minutos não é a mesma coisa que fazer contagem por amostragem…se é que você sabe disso carrocrata de m***…

        Polêmico. O que acha? Thumb up 4 Thumb down 4

        1. Como não? Eu uso todos os dias, só que com o carro de acordo com a lei.
          Todo mundo fala que pedalar deixa a pessoa mais feliz, de bem com a vida… E vc fica xingando na internet?

          Coloque sua bermudinha justinha, escolha um selim bem gostoso e vá ser feliz com sua bicicleta…

          MAIS AMOR, PAZ!

          Thumb up 4 Thumb down 1

  4. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 10

    1. Falou o carrocrata que usa um veiculo que é responsavel pela maior parte dos acidentes com mortes de pedestres….

      Chora mais carrocrata lixo

      Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 5

  5. Tenho certeza q os grupos organizados estão fazendo o máximo por um dialogo com a prefeitura. Mas diante dessas ações, sugiro q esses grupos se organizem e arrecadem dinheiro p repintar as ciclovias que estão sendo apagadas sob alegação de ‘reforma’, ‘melhorias’, etc. Ainda não pedalo, mas logo estarei junto.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  6. Infelizmente tudo é uma questão “política”. Se sua gestão não fizer isto, como vai “justificar” o discurso de campanha que dizia que as Ciclovias foram “mal planejadas?” É óbvio que a ideia é “apagar” tudo o que foi feito. Afinal, 2018 taí né…

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *