Cursos gratuitos sobre mobilidade urbana, com inscrições até 14/3

Plataforma de educação à distância do ITDP Brasil disponibiliza gratuitamente cursos sobre mobilidade urbana sustentável para quem deseja se aperfeiçoar no tema

Como as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos podem se deslocar de forma mais segura, inteligente e com menor impacto no ambiente e na qualidade de vida das pessoas? A mobilidade urbana sustentável é um dos maiores desafios do século XXI, além de uma demanda urgente para tornar as cidades mais inclusivas e humanas.

Tendo isso em foco, a plataforma de EAD MobiliCAMPUS, lançada em 2019 pelo ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), busca promover o aperfeiçoamento de gestores e técnicos públicos, mas também representantes da sociedade civil, da academia, do setor privado e da área de comunicação engajados no tema.

Cursos

São cinco os cursos disponibilizados pela plataforma: Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade.

Cada curso conta com dois ou três módulos e possui carga horária estimada em 8 horas. A expectativa é que o participante cubra as 40 horas em 4 meses e meio.

Os estudantes não precisam ter curso superior ou formação acadêmica específica para a realizar os cursos. O único pré-requisito é ter interesse no tema.

Inscrições e aulas

As inscrições para 2021 vão até domingo, 14 de março. Preencha o formulário de inscrição aqui. Se o número de candidatos inscritos ultrapassar o limite de 500 vagas disponíveis, o ITDP Brasil realizará um processo de seleção dos candidatos considerando critérios associados ao setor, gênero, raça e região de origem dos inscritos. Esse processo tem como objetivo garantir a diversidade entre os estudantes e enriquecer mais as trocas durante a realização dos cursos.

De 15 de março a 4 de abril, os candidatos selecionados receberão um e-mail para confirmarem o interesse em participar. Fique atento à sua caixa de entrada e certifique-se que terá disponibilidade para realizar os cursos.

As aulas acontecem de 5 de abril até 15 de agosto. Sendo selecionado, você receberá as informações para acesso à plataforma e já poderá começar os estudos.

Além das vídeo-aulas com duração média de 30 minutos, com o suporte de slides em formato pdf, todos os cursos contam com midiatecas que oferecem materiais complementares, como vídeos, infográficos e bases de dados. Os participantes podem interagir nos fóruns temáticos e também em um chat privado.

É possível obter um certificado no final, após realizar as avaliações dos módulos de cada curso e obter nota mínima (7) em cada uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *