ciclista mulher ciclovia rio de janeiro

Rapidez e praticidade foram os motivos mais citados para escolher a bike. Maioria afirma usar a bicicleta todos os dias ou quase todos os dias. Foto: Willian Cruz/Vá de Bike

Maioria dos ciclistas usa bike quase todo dia e em curtas distâncias

Pesquisa realizada em 18 cidades mostra que maioria dos ciclistas usa a bicicleta todos os dias ou quase todos os dias, percorrendo trajetos curtos

Em um cenário global marcado por eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e intensos, a bicicleta se destaca como uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro mais sustentável. E, no Brasil, a magrela ganha cada vez mais adeptos: mais de 70% dos ciclistas brasileiros utilizam a bicicleta cinco ou mais vezes por semana, revelando o potencial desse modal para transformar a mobilidade urbana e reduzir as emissões de carbono.

Os dados são da quarta edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada pela Transporte Ativo e pelo Observatório das Metrópoles, com apoio do Itaú Unibanco. A pesquisa, que entrevistou mais de 11 mil ciclistas em 18 cidades de diferentes regiões do país, incluindo nove capitais, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2024, do Ministério das Cidades, na categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”.

Rapidez, saúde e economia: os principais motivos para pedalar

A pesquisa também investigou os motivos que levam os brasileiros a optar pela bicicleta. A rapidez e a praticidade foram apontadas como os principais atrativos por 41,4% dos entrevistados, seguidos pela saúde (26,1%) e pelo custo (21,5%).

Apesar dos inúmeros benefícios ambientais da bicicleta, apenas 3,8% dos entrevistados mencionaram a consciência ambiental como principal motivação. Esse dado revela a necessidade de uma comunicação mais eficaz sobre o papel crucial da bicicleta na luta contra a emergência climática, incentivando mais pessoas a adotarem esse modal sustentável.

Pesquisa Perfil do Ciclista 2024 - destinos
Cerca de 3 em cada 4 ciclistas utiliza a bicicleta para deslocamentos a trabalho. Fonte: Transporte Ativo

Mais ciclovias, mais ciclistas

Quando questionados sobre o que os incentivaria a pedalar mais, a maioria dos ciclistas (54,8%) apontou a necessidade de infraestrutura adequada, como ciclovias, ciclofaixas e bicicletários. A segurança no trânsito também foi um fator importante, citado por 26,6% dos entrevistados.

Esses dados reforçam a importância de investimentos em infraestrutura cicloviária e em políticas públicas que garantam a segurança dos ciclistas, para que a bicicleta possa se consolidar como um meio de transporte acessível, seguro e eficiente para todos.

Veja também:

Uso frequente, em trajetos curtos e rápidos

A pesquisa revela que a bicicleta está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Nas cidades participantes, 78% dos ciclistas utilizam a magrela como meio de transporte cinco ou mais vezes por semana. Esse número demonstra claramente que a bicicleta não somente uma opção de lazer, mas uma solução real e eficiente para a mobilidade cotidiana.

Outro dado importante é que 70% dos ciclistas levam até 30 minutos em seus percursos mais frequentes. Isso indica que a bike é uma solução viável para deslocamentos urbanos de curta e média distância, contribuindo para desafogar o trânsito, reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Pesquisa Perfil do Ciclista 2024 - tempo de deslocamento
Fonte: Transporte Ativo

Crise climática exige ação imediata: a bicicleta como aliada

A publicação da pesquisa ganha ainda mais relevância diante do atual contexto de crise climática global. Com conflitos e eventos climáticos extremos se tornando cada vez mais comuns, e com a indústria dos combustíveis fósseis, principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa, mantendo sua influência nas negociações climáticas, a bicicleta se apresenta como uma alternativa urgente e necessária.

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado na história da medição humana, com a temperatura média global superando em 1,5°C os níveis pré-industriais. Diante desse cenário alarmante, a bicicleta se destaca por ser um transporte limpo, que não emite poluentes, benéfico para a saúde individual e coletiva, e adaptável a diferentes situações.

Mais de 250 entrevistadores, quase 12 mil ciclistas entrevistados

A pesquisa é resultado de um esforço coletivo de 12 meses, com mais de 250 entrevistadores percorrendo as ruas de 18 cidades brasileiras entre agosto e novembro de 2024.

O resultado é um retrato detalhado do perfil dos ciclistas brasileiros, fornecendo informações valiosas para orientar políticas públicas e promover o uso da bicicleta como solução para os desafios da mobilidade urbana e da crise climática. Veja o documento final aqui.

Nesta quarta edição, foram entrevistados 11.973 ciclistas, nas seguintes cidades:

Cidade
Estado
Araucária
PR
Belém
PA
Campos dos Goytacazes
RJ
Cruzeiro do Sul
AC
Fortaleza
CE
João Pessoa
PB
Juazeiro
BA
Manaus
AM
Natal
RN
Niterói
RJ
Paranaguá
PR
Petrolina
PE
Recife
PE
Rio de Janeiro
RJ
Salvador
BA
São Paulo
SP
Seropédica
RJ
Volta Redonda
RJ
Pesquisa Perfil do Ciclista 2024 - Transporte Ativo
Imagem: Transporte Ativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *