
Rapidez e praticidade foram os motivos mais citados para escolher a bike. Maioria afirma usar a bicicleta todos os dias ou quase todos os dias. Foto: Willian Cruz/Vá de Bike
Maioria dos ciclistas usa bike quase todo dia e em curtas distâncias
Pesquisa realizada em 18 cidades mostra que maioria dos ciclistas usa a bicicleta todos os dias ou quase todos os dias, percorrendo trajetos curtos
Em um cenário global marcado por eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e intensos, a bicicleta se destaca como uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro mais sustentável. E, no Brasil, a magrela ganha cada vez mais adeptos: mais de 70% dos ciclistas brasileiros utilizam a bicicleta cinco ou mais vezes por semana, revelando o potencial desse modal para transformar a mobilidade urbana e reduzir as emissões de carbono.
Os dados são da quarta edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada pela Transporte Ativo e pelo Observatório das Metrópoles, com apoio do Itaú Unibanco. A pesquisa, que entrevistou mais de 11 mil ciclistas em 18 cidades de diferentes regiões do país, incluindo nove capitais, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2024, do Ministério das Cidades, na categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”.
Rapidez, saúde e economia: os principais motivos para pedalar
A pesquisa também investigou os motivos que levam os brasileiros a optar pela bicicleta. A rapidez e a praticidade foram apontadas como os principais atrativos por 41,4% dos entrevistados, seguidos pela saúde (26,1%) e pelo custo (21,5%).
Apesar dos inúmeros benefícios ambientais da bicicleta, apenas 3,8% dos entrevistados mencionaram a consciência ambiental como principal motivação. Esse dado revela a necessidade de uma comunicação mais eficaz sobre o papel crucial da bicicleta na luta contra a emergência climática, incentivando mais pessoas a adotarem esse modal sustentável.

Mais ciclovias, mais ciclistas
Quando questionados sobre o que os incentivaria a pedalar mais, a maioria dos ciclistas (54,8%) apontou a necessidade de infraestrutura adequada, como ciclovias, ciclofaixas e bicicletários. A segurança no trânsito também foi um fator importante, citado por 26,6% dos entrevistados.
Esses dados reforçam a importância de investimentos em infraestrutura cicloviária e em políticas públicas que garantam a segurança dos ciclistas, para que a bicicleta possa se consolidar como um meio de transporte acessível, seguro e eficiente para todos.
Veja também:
Uso frequente, em trajetos curtos e rápidos
A pesquisa revela que a bicicleta está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Nas cidades participantes, 78% dos ciclistas utilizam a magrela como meio de transporte cinco ou mais vezes por semana. Esse número demonstra claramente que a bicicleta não somente uma opção de lazer, mas uma solução real e eficiente para a mobilidade cotidiana.
Outro dado importante é que 70% dos ciclistas levam até 30 minutos em seus percursos mais frequentes. Isso indica que a bike é uma solução viável para deslocamentos urbanos de curta e média distância, contribuindo para desafogar o trânsito, reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Crise climática exige ação imediata: a bicicleta como aliada
A publicação da pesquisa ganha ainda mais relevância diante do atual contexto de crise climática global. Com conflitos e eventos climáticos extremos se tornando cada vez mais comuns, e com a indústria dos combustíveis fósseis, principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa, mantendo sua influência nas negociações climáticas, a bicicleta se apresenta como uma alternativa urgente e necessária.
O ano de 2024 foi o mais quente já registrado na história da medição humana, com a temperatura média global superando em 1,5°C os níveis pré-industriais. Diante desse cenário alarmante, a bicicleta se destaca por ser um transporte limpo, que não emite poluentes, benéfico para a saúde individual e coletiva, e adaptável a diferentes situações.
Mais de 250 entrevistadores, quase 12 mil ciclistas entrevistados
A pesquisa é resultado de um esforço coletivo de 12 meses, com mais de 250 entrevistadores percorrendo as ruas de 18 cidades brasileiras entre agosto e novembro de 2024.
O resultado é um retrato detalhado do perfil dos ciclistas brasileiros, fornecendo informações valiosas para orientar políticas públicas e promover o uso da bicicleta como solução para os desafios da mobilidade urbana e da crise climática. Veja o documento final aqui.
Nesta quarta edição, foram entrevistados 11.973 ciclistas, nas seguintes cidades: