Festival “Pedala Sampa” celebra as bicicletas em São Paulo, no sábado 6/12
Festival de rua terá oficina comunitária de conserto de bicicletas, debates, aulas práticas e atividades artísticas. Projeto inclui oficinas para jovens.
No próximo dia 6 de dezembro, sábado, rua Alfredo Maia, altura do número 500, próximo à estação de metrô Armênia, vai ganhar mais vida e será palco do “Pedala Sampa”, um festival de rua que tem entre os objetivos fomentar a cultura da bicicleta e celebrar os avanços da ciclomobilidade em São Paulo.
“O Projeto nasceu da necessidade de aproximar ainda mais os moradores da região central com a bicicleta, seja ela como instrumento de trabalho, transporte, esporte, lazer ou estilo de vida saudável, divertido e sustentável”, comentou Cadu Ronca, um dos organizadores do evento.
Para isso a equipe do Instituto Aromeiazero preparou uma série de 10 encontros educativos, dedicados ao jovem ciclista que quer conhecer ainda mais o universo de possibilidades proporcionadas pela magrela. Entre os temas das aulas estão dicas de como pedalar com segurança, legislação de trânsito, passeios de bicicleta, visita ao Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), exibição de filmes, debates e muito mais.
As oficinas de formação acontecem de 8 a 19 de dezembro, no LabHacker, espaço comunitário localizado na Armênia. “Serão encontros de quatro horas para 20 jovens, com aulas práticas e debates sobre bicicleta e cidadania no trânsito. Nossa proposta é também deixar legados para as famílias, empoderar o jovem e, quem sabe, apresentar uma nova perspectiva de vida”, explicou Murilo Casagrande.
As inscrições para a Formação Educativa são exclusivas aos moradores da região interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a bicicleta. Mais informações e inscrições: murilo@aromeiazero.org.br
Oficina comunitária e festa de rua
Para encerrar o projeto, no dia 6 de dezembro acontece a primeira oficina comunitária de reparos de bicicletas da Armênia, com a participação dos jovens que fizeram a formação educativa e mecânica. A ideia da oficina é botar as bicicletas paradas para rodar. Leve a sua!
“O festival Pedala Sampa inicia um ciclo de ações na região, voltados para o empoderamento e ocupação das ruas e ciclovias recentemente implementadas pela prefeitura”, explicou Cadu. Estão previstas ainda intervenções artísticas na região, grafitti, live painting, oficinas variadas e gratuitas e muita música com bandas e DJ’s tocando na rua. Tudo isso aberto a todos, moradores ou visitantes, ciclistas ou não.
Programação
Oficinas (das 11h às 16h)
- EBA – Escola Bike Anjo para ensinar adultos e crianças a andar de bicicleta
- Oficina mecânica comunitária de bicicletas
- Oficina Serigráfica (tragam camiseta para silkar)
- Oficina de plantio e jardinagem
- Rodas de Leitura
- Oficina para ensinar a separar “lixo” brincando e fazendo arte
- Oficina de criação de Pipas
- Brincadeiras de rua
Programação musical (das 11h às 18h)
- DJ Jean (intervalos das bandas)
- 11h – Canto Latino
- 12:30h – Bob Lee (Elvis Cover) e Studbaker
- 14h – Apresentação e batalha de break com Projeto Quixote
- 15:30hs – MC Bagaça – participação especial (MC Xocolate + MC Kael)
- 17hs – Família Theocratas
Atrações (das 11h às 18h)
- Café de boas vindas com docinhos (até acabar)
- Graffiti e intervenções artísticas ao vivo
- Instabike
- Gerônima – a bicicleta geradora de energia
- Tatuagem nas bicicletas (traga sua bicicleta para fazer uma tatuagem)
Toda a programação é aberta, gratuita e dedica à TODOS: moradores, visitantes, ciclistas ou não.
PARTICIPE! E ajude a tornar a cidade de São Paulo ainda mais amiga da bicicleta.
Voluntários
Por ser um festival gratuito, a organização busca voluntários que possam ajudar no evento. Se você puder colaborar, basta chegar mais cedo (10h30) e falar com a equipe da organização. Obrigado!
Quando e onde
Festival Pedala Sampa
Sábado, 6 de dezembro de 2014, das 11h as 18h
Rua Alfredo Maia, altura no número 500, próximo à estação de metrô Armênia (mapa)
Evento Gratuito!
Participe!
Pedala Sampa… e ganhe qualidade de vida. Outro dia estava indo para o trabalho de bike, passando por aquela avenida que con torna o Parque Villa Lobos, 6:40, sol nascendo com um céu azul lindo e as árvores verdes agradecendo a chuvinha do dia anterior. E eu pensei: “Ir para o trabalho de bike torna toda manhã, uma manhã de domingo”. E me senti realmente feliz por estar pedalando e não dirigindo um automóvel. Pedala Sampa que a vida fica mais leve. Um ótimo dia a todos.
Comentário bem votado! 6 0