Em Berlim, bilhete de metrô dará direito a uso de bicicleta

Ainda esse ano, quem comprar um bilhete de metrô ou trem em Berlim, na Alemanha, poderá utilizar uma bicicleta gratuitamente durante meia hora a partir da estação onde descer.

Não encontrei mais detalhes sobre a novidade, mas na Wikipedia descobri algumas coisas interessantes sobre o serviço de aluguel de bikes em Berlim. Você desbloqueia o cadeado da bicicleta pelo celular, através de um código fornecido quando você liga para certo número. Para devolver, não precisa levar até um ponto de entrega: basta trancá-la e fornecer por telefone o código que a tranca exibir em um display, como prova de que você a trancou.

Diferenças culturais e sociais à parte, é um sistema bem interessante, porque permite usar a bicicleta para chegar onde deseja e simplesmente deixá-la por lá para que outra pessoa a utilize. E se você ligar na central do serviço de aluguel, que se chama Call a Bike e é administrado pela companhia ferroviária, o sistema lhe diz onde está a bicicleta mais próxima.

E segundo comentário de um leitor do site Publico.pt, “o passe semestral para estudantes em Berlim inclui também o transporte da bicicleta”. Prova de que por lá a bicicleta é realmente considerada como alternativa de transporte.

Outro ótimo exemplo de incentivo ao uso da bicicleta é o que ocorre em Londres.

(Via @TransporteAtivo)

1 comentário em “Em Berlim, bilhete de metrô dará direito a uso de bicicleta

  1. O sistema de Berlim deve ser o mesmo de Munique, administrado pela Deutsche Bahn (a empresa pública de ferrovias do páis).

    Não existem “pontos de retirada ou devolução”: as bicicletas públicas ficam mesmo espalhadas pela rua e “naturalmente” são encontradas em locais “de grande afluxo de pessoas”, como estações de trem, ruas comerciais, etc.

    Aliás, muitas bicicletas ficam estacionadas pelas ruas sem estarem presas a nada: a pessoa simplesmente coloca uma trava que impede a roda de girar e pronto: a sociedade se encarrega de perceber que quem estiver carregando bicicleta no ombro com um cadeado na roda está roubando a bicicleta.

    A trava é apenas um bloqueio eletrônico no pedal, desbloqueado através do celular (você manda um SMS com o número da bicicleta quando retira e quando deixa a bike, aí o sistema calcula se você tem que pagar algo ou não).

    Tirei uma foto de uma dessas em Munique: http://tinyurl.com/pza38w

    O que deve estar rolando em Berlim é que usuários dos trens passaram a ter alguns minutos de graça nestas bicicletas. Louvável.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *