Em Berlim, bilhete de metrô dará direito a uso de bicicleta

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Ainda esse ano, quem comprar um bilhete de metrô ou trem em Berlim, na Alemanha, poderá utilizar uma bicicleta gratuitamente durante meia hora a partir da estação onde descer.

Não encontrei mais detalhes sobre a novidade, mas na Wikipedia descobri algumas coisas interessantes sobre o serviço de aluguel de bikes em Berlim. Você desbloqueia o cadeado da bicicleta pelo celular, através de um código fornecido quando você liga para certo número. Para devolver, não precisa levar até um ponto de entrega: basta trancá-la e fornecer por telefone o código que a tranca exibir em um display, como prova de que você a trancou.

Diferenças culturais e sociais à parte, é um sistema bem interessante, porque permite usar a bicicleta para chegar onde deseja e simplesmente deixá-la por lá para que outra pessoa a utilize. E se você ligar na central do serviço de aluguel, que se chama Call a Bike e é administrado pela companhia ferroviária, o sistema lhe diz onde está a bicicleta mais próxima.

E segundo comentário de um leitor do site Publico.pt, “o passe semestral para estudantes em Berlim inclui também o transporte da bicicleta”. Prova de que por lá a bicicleta é realmente considerada como alternativa de transporte.

Outro ótimo exemplo de incentivo ao uso da bicicleta é o que ocorre em Londres.

(Via @TransporteAtivo)

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Em Berlim, bilhete de metrô dará direito a uso de bicicleta

  • luddista

    O sistema de Berlim deve ser o mesmo de Munique, administrado pela Deutsche Bahn (a empresa pública de ferrovias do páis).

    Não existem “pontos de retirada ou devolução”: as bicicletas públicas ficam mesmo espalhadas pela rua e “naturalmente” são encontradas em locais “de grande afluxo de pessoas”, como estações de trem, ruas comerciais, etc.

    Aliás, muitas bicicletas ficam estacionadas pelas ruas sem estarem presas a nada: a pessoa simplesmente coloca uma trava que impede a roda de girar e pronto: a sociedade se encarrega de perceber que quem estiver carregando bicicleta no ombro com um cadeado na roda está roubando a bicicleta.

    A trava é apenas um bloqueio eletrônico no pedal, desbloqueado através do celular (você manda um SMS com o número da bicicleta quando retira e quando deixa a bike, aí o sistema calcula se você tem que pagar algo ou não).

    Tirei uma foto de uma dessas em Munique: http://tinyurl.com/pza38w

    O que deve estar rolando em Berlim é que usuários dos trens passaram a ter alguns minutos de graça nestas bicicletas. Louvável.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>