De bicicleta para o trabalho (vídeo)

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Videorreportagem do G1, filmando o trajeto de Willian Cruz para o trabalho. A intenção original era mostrar as dificuldades que o ciclista enfrenta nas ruas, mas acabou sendo uma mostra de que o uso da bicicleta pode ser viável e seguro, apesar das dificuldades.

Fala-se sobre o uso da bicicleta na rua, os principais problemas enfrentados pelos ciclistas e é exibido um exemplo de como evitar uma situação de risco, em um trecho crítico do trajeto. Também há algumas dicas para quem pensa em fazer sua primeira experiência de bicicleta para o trabalho.

Vídeo publicado no site do G1, em agosto de 2009.

Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

43 comentários para De bicicleta para o trabalho (vídeo)

  • Felipe

    Alguém tem experiência em levar a bike no ônibus fretado para o trabalho? Pretendo descer na ciclofaixa da pinheiros

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Felipe, uma amiga nossa fez isso por um bom tempo. Os fretados vêm com o bagageiro vazio, é questão de conversar com o motorista que geralmente ele libera. Dependendo da altura do bagageiro, você pode precisar baixar o selim e tirar a roda da frente. Prenda com aqueles elásticos com ganchos nas pontas que os motociclistas chamam de “aranhas” para prender ela em pé junto a algum pilar de metal dentro do bagageiro.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Gerleni Maria de Jesus

    Trabalho de bicicleta e pedalo também de bicicleta todos os dias vamos pedalar amo pedalar

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Patricia Costacurta

    Oi William, gostei muito do video, muito instrutivo. Gostaria de me iniciar na bike no trajeto para o trabalho, mas moro no Horto Florestal e trabalho na sexta o dia inteiro na Indianópolis e terça a quarta em Guarulhos, na av Mãe dos Homens. Qual o melhor caminho? Você podeira me ajudar?

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • ibanes da silva siqueira

    Muito boa todas as dicas,pois estou começando a pedar e quanto mais informações, dá uma segurança maior.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Jessica Castro

    Gente, eu gostaria de ir de laranjeiras para a Gavea , como faco

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • thacyo

    Gostaria fazer uma rota do shop aricanduva para o Kansas europa

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • Arquimedes Fiuza

    Ótima matéria, vou pedalando de Itaquera até Centro, a ciclovia da Radial Leste está de mal a pior, sem contar que só vai até Tatuapé, temos os corredores de ônibus, onde fico disputando espaço, precisamos de um investimento maior!!!

    Abraços, parabéns!!!

    Arquimedes

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Eric Oliveira

    Willian,

    Realmente, a passagem pelo metro V. Mariana é crítica, moro na Paulista e trabalho em São Judas, passo por esse ponto diariamente! É sempre muito tenso, poucos carros respeitam-nos.

    Abraço, parabéns!

    Eric

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ítalo Nascimento

    Willian, você parece o Arnaldo Antunes. 😛

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • roberto

    ola willian, vou de biker pro trabalho,algumas pessoas acham loucura isso mais o que eles nao entendem que este abibito que eutenho e bom para a saude e tudo mais, ja faço isso a uns 12 anos tenho 52 anos e sem problema nenhum de saude e sempre desposto faça frio faça sol nao largo minha biker pra ir de onibos ao trabalho, tenho alguns probleminhas no transito mais da pra driblar, agora que as autoridades imponharao algumas leis ao nosso favor melhorou bastante em relaçao carro e biker om sua reportagem iso me encentiva mais ainda na pratica que gosto, de onibos demoro uma hora e meia pra chegar em casa de biker levo cinquenta minutos,da pra descançar mais cedo nao e rsrsrsrrs.
    um abraço willian e nois na biker.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

    • italo

      Caro Roberto,

      Nos fale o trajeto que voce costuma fazer durante todos esses anos.

      Abraço!

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • ROBERTO

        FALO SIM MEU CARO ITALO MORO NA ZONA NORTE PEGO AVENIDA ROLANDO GARROS ENTRO A DIREITA DA AVENIDA JARDIM JAPAO VOU ATE TANQUE VELHO E ENTRO NA AV GUAPIRA A ESQUERDA VOU ATE TUCURUVI ENTRO A DIREITA SIGO EM FRENTE ATE AV CANTAREIRA QUASE PERTO DE SANTANA ENTRO UMA RUA A DIREITA QUE NAO ME LEMBRO O NOME SAIO NA VOLUNTARIO DA PATRIA ENTRO A DIREITA VOU ATE ENGENHEIRO CAETANO ALVES SIGO ATE A RUA ZILDA ENTRO A DIREITA E JA ESTOU PERTINHO DO MEU TRAMPO.

        Thumb up 2 Thumb down 0

  • italo

    Aff Douglas, que tenso, perigoso ao extremo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • douglas

    faço o caminho de itaquera ate o morumbi quase ali do tatuape pra av morumbi nao e facil

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • douglas

    E isso ai mais bike menos estress

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Marcos Kurata

    Eu faria um caminho diferente. Do Ipiranga iria até a Anhaia Melo, entraria na Av. Vila Ema que tem menos trânsito até o final. Ali daria um jeito para chegar na Av. Barreira Grande, iria até o final até a Av Engenho Novo, seguiria até a Av. Aricanduva, atravessaria-a em direção ao Parque do Carmo. Acho que é uma caminho mais reto entre o Ipirange e o Parque do Carmo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Carlos

    Olá,

    Estou pensando em fazer um trajeto saindo da região do Ipiranga para a direção do Parque do Carmo, segundo o google maps é uma distancia de 29km, fiz o trajeto aproveitando a ciclovia da Radial Leste, o unico trecho que me preocupa é da Parque D.Pedro até o inicio da ciclovia no Tatuapé. Alguém tem alguma dica?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • geraldo m. silva

    meu amigo sei que e uma parada mais vamos mostra pra essa galera que podemos vira essa bandeira e a sim vai dar rock eu e outros falando das parada sinistra que enfrentamos no dia a dia cr so tem e qu ave uma ideia global que vivemos outra tempo pra vc ve cr eu rodo 48 kl entre avenidas ciclovia e estrada e to ja ralando e 16 anos nessa pegada e to ja colando 53 anos mais to ai dando as minha pedalada na boa de sp ate itaguacetuba falou

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Italo Augustp

    Muito bom cara, também vou até o trabalho pedalando todos os dias (menos quando chove) até gostaria de saber sua opinião como faz em dias de chuva. Eu saio do Campo Limpo até a Berrini, porém meu trajeto é um pouco mais perigoso pois pego a Marginal Pinheiros da Ponte Joao Dias até a ponte “Estaiada”, porém os motoristas, inclusive de ônibus, respeitam bastante. Mas sua frase final é a mais correta “- …EU QUERO CHEGAR”

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • DanielBiólogo

    E isso aí gostei do teu final; “Eles querem andar rápido, EU QUERO CHEGAR !!!””

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Flávio Anastacio

    Ola Pessoal!
    Primeiramente adorei o blog, para vcs verem como vale o velho ditado casa de ferreiro espeto eh de pau, trabalho na Secretária de SAúde, e vou de bike todos os dias menos quando chove, cerca de 10 a 12 Km, e por incrivel q pareça la não tem nem um vestiário com chuveiro para se lavar, tenho que me virar vom os recursos do banheiro uma torneira pra lavar debaixo dos braços partes intimas, e mesmo assim não fico exalando aquele odor de suor, e o pessoal que trabalha lá, vão cada um com seu carro sem pensar em revesamento, acabando com nosso Ar puro, apenas para mostrar status de tenho um carro melhor q o seu, fazer o que né, abraços a tds.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Amanda

      Ainda bem que você não pensa como os seus colegas limitados, são pessoas como você que fazem a diferença na cidade e no mundo. Parabéns pela iniciativa.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Ruy

    Eu também uso a bicicleta para ir ao trabalho todos os dias
    Achei muito bom o vídeo e concordo com o ciclista que alguns motoristas não respeitam o ciclista
    A melhor hora de andar de bike é no Rush,assim os carros não se mexem e você vai que vai!!!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Natália Santucci

    Muito legal! =)

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Aline Cavalcante

    é otimo encaminhar a pauta (e o jornalista) pro lugar que queremos… 🙂

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fernando Mafra

    Estou em Paris (pela primeira vez) e vou dizer que o transito aqui é muito mais caótico que o de SP, bem mais desorganizado e corrido. E mesmo assim há muitas bicicletas. Já usei muito a bike como meio de transporte em SP (pretendo voltar esse ano). Me aventurei no transito aqui com bicicleta e vou dizer que SP é muito menos hostil, temos que usar e incentivar o uso da bike como meio de transporte (não só lazer) mais e mais.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • fabio bonillo

    willian, muito bacana seu blog e suas dicas. vou passar a morar em são paulo (a trabalho) e já estou pegando algumas dicas para evitar estresse, mesmo que no começo eu ainda não tenha coragem de usar a bicicleta. obrigado e abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Natália

    Oi William, tudo legal?

    Meu nome é Natália Garcia, sou jornalista freelancer, ciclista há um ano e meio e tenho escrito diversas reportagens sobre o uso de bicicleta em grandes metrópoles. Cheguei a morar por um ano em Bogotá para conhecer a infra de mais de 300 quilômetros de ciclovias que eles possuem por lá e documentei tudo nesse vídeo para a Epoca SP: http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,EMI94545-17276,00-BICICLETAS+DOMINAM+A+CAPITAL+DA+COLOMBIA.html

    Bem, estou entrando em contato contigo porque estou escrevendo uma espécie de guia para iniciantes que querem começar a ir ao trabalho de bike, mas não sabem como fazer com o suor ou se sentem muito inseguros. Eu vi um material espetacular escrito por você no teu blog e gostaria muito de te entrevistar sobre esse assunto, o que acha?

    Se topar, por favor entre em contato pelo meu e-mail nataliafgarcia@gmail.com

    um grande abraço!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  • Marcelo Mig

    Willian,

    Muito bom o vídeo, muito bem editado. Uma excelente referência. Como sempre.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Anderson

    Além de ter divulgado o ciclismo, mostrou a dificuldade para se andar em SP. A camisa ta aprovada, hein.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Giuseppe Caran

    Parabéns, Willian. Disponibiliza essa camisa para a galera. Muito maneira!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Giuseppe, embora a camiseta seja a cara do site, por incrível que pareça não foi feita para ele. Encontrei neste site, gostei e comprei (e não estou ganhando nada para dizer isso, nem mesmo uma camiseta). Pena que eles só a têm em uma cor.

      Thumb up 2 Thumb down 0

      • Patricia

        William, eu tô acompanhando o blog há um tempo…muita vontade mesmo de inserir a bike em toda a minha rotina, só tá faltando um pouquinho mais de coragem..mas com teus textos e sua mobilização, confesso que tá ficando mais fácil. Queria dizer que eu sei fazer camisetas com silk, e ainda que eu não tenha uma empresa, eu apenas aprendi fazer e gosto bastante, queria me colocar a disposição pra ajudar a confeccionar parecidas com essa que você tava usando mesmo, ou com o logo do blog.
        Eu sei que a postagem é bem antiga, é que agora tô começando a ver os links todos, e uma camiseta dessas sendo usada por um número legal de ciclistas seria interessante pro blog e pra conscientização de quem visse na rua a estampa. Se você quiser conversar sobre isso, me mande um email, espero poder contribuir, seu empenho em manter o blog atualizado, em sempre trazer informações ponderadas ajuda muito quem está querendo tornar a bike um veículo pra todos os dias e situações!

        Thumb up 3 Thumb down 0

  • Sérgio Teixeira

    Parabéns, realmente é um desafio andar de bike em Sampa, aqui no Rio apesar das ciclovias o que falta é educação dos pedestres e o desrespeito dos motoristas que estacionam na ciclovia.
    abçs
    Sérgio

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Diego

    Nossa que camiseta legal !!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    Alexandre, você tem razão, acabo de colocar o vídeo na seção Dicas para o Ciclista Urbano. Obrigado pela sugestão!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alexandre Afonso

    Parabéns Willian, muito bom, simples e objetivo “eu quero é chegar!”
    Esse vídeo merece entrar para parte educativa do site!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Carlos Teixeira

    Muito bom, Willian!
    Simples, objetivo e, espero, eficaz.

    Abraço,
    Carlos

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ha

    Willian…. parabensss pelo exemplo… afinal andar de bike faz bem a saude.. soh precisamos tomar cuidado com o transito louco de sampa. bjs

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Wadilson

    Willian, parabéns..

    que legal, legal mesmo.

    visibilidade e educação, é o que precisamos espalhar por ai e vc tá fazendo muito com seu trabalho

    []s e bom pedal!

    Thumb up 3 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>