De bicicleta para o trabalho (vídeo)

Vídeo mostra o uso da bicicleta nas ruas e dá dicas para quem pensa em pedalar para o trabalho pela primeira vez.

Videorreportagem do G1, filmando o trajeto de Willian Cruz para o trabalho. A intenção original era mostrar as dificuldades que o ciclista enfrenta nas ruas, mas acabou sendo uma mostra de que o uso da bicicleta pode ser viável e seguro, apesar das dificuldades.

Fala-se sobre o uso da bicicleta na rua, os principais problemas enfrentados pelos ciclistas e é exibido um exemplo de como evitar uma situação de risco, em um trecho crítico do trajeto. Também há algumas dicas para quem pensa em fazer sua primeira experiência de bicicleta para o trabalho.

Vídeo publicado no site do G1, em agosto de 2009.

Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

44 comentários em “De bicicleta para o trabalho (vídeo)

  1. Estou em Paris (pela primeira vez) e vou dizer que o transito aqui é muito mais caótico que o de SP, bem mais desorganizado e corrido. E mesmo assim há muitas bicicletas. Já usei muito a bike como meio de transporte em SP (pretendo voltar esse ano). Me aventurei no transito aqui com bicicleta e vou dizer que SP é muito menos hostil, temos que usar e incentivar o uso da bike como meio de transporte (não só lazer) mais e mais.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. willian, muito bacana seu blog e suas dicas. vou passar a morar em são paulo (a trabalho) e já estou pegando algumas dicas para evitar estresse, mesmo que no começo eu ainda não tenha coragem de usar a bicicleta. obrigado e abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Oi William, tudo legal?

    Meu nome é Natália Garcia, sou jornalista freelancer, ciclista há um ano e meio e tenho escrito diversas reportagens sobre o uso de bicicleta em grandes metrópoles. Cheguei a morar por um ano em Bogotá para conhecer a infra de mais de 300 quilômetros de ciclovias que eles possuem por lá e documentei tudo nesse vídeo para a Epoca SP: http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,EMI94545-17276,00-BICICLETAS+DOMINAM+A+CAPITAL+DA+COLOMBIA.html

    Bem, estou entrando em contato contigo porque estou escrevendo uma espécie de guia para iniciantes que querem começar a ir ao trabalho de bike, mas não sabem como fazer com o suor ou se sentem muito inseguros. Eu vi um material espetacular escrito por você no teu blog e gostaria muito de te entrevistar sobre esse assunto, o que acha?

    Se topar, por favor entre em contato pelo meu e-mail nataliafgarcia@gmail.com

    um grande abraço!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    1. Giuseppe, embora a camiseta seja a cara do site, por incrível que pareça não foi feita para ele. Encontrei neste site, gostei e comprei (e não estou ganhando nada para dizer isso, nem mesmo uma camiseta). Pena que eles só a têm em uma cor.

      Thumb up 2 Thumb down 0

      1. William, eu tô acompanhando o blog há um tempo…muita vontade mesmo de inserir a bike em toda a minha rotina, só tá faltando um pouquinho mais de coragem..mas com teus textos e sua mobilização, confesso que tá ficando mais fácil. Queria dizer que eu sei fazer camisetas com silk, e ainda que eu não tenha uma empresa, eu apenas aprendi fazer e gosto bastante, queria me colocar a disposição pra ajudar a confeccionar parecidas com essa que você tava usando mesmo, ou com o logo do blog.
        Eu sei que a postagem é bem antiga, é que agora tô começando a ver os links todos, e uma camiseta dessas sendo usada por um número legal de ciclistas seria interessante pro blog e pra conscientização de quem visse na rua a estampa. Se você quiser conversar sobre isso, me mande um email, espero poder contribuir, seu empenho em manter o blog atualizado, em sempre trazer informações ponderadas ajuda muito quem está querendo tornar a bike um veículo pra todos os dias e situações!

        Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Parabéns Willian, muito bom, simples e objetivo “eu quero é chegar!”
    Esse vídeo merece entrar para parte educativa do site!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Willian…. parabensss pelo exemplo… afinal andar de bike faz bem a saude.. soh precisamos tomar cuidado com o transito louco de sampa. bjs

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *