Vá de metrô e pedale em grupo até a ciclofaixa nesse domingo

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

A estação Santa Cruz do metrô é relativamente próxima do Parque das Bicicletas, uma das “pontas” da nova ciclofaixa. E aos domingos, o Metrô de São Paulo (e os trens da CPTM, interligados ao metrô) aceitam o transporte de bicicletas durante todo o dia.

Às 9h da manhã vou sair da estação Santa Cruz e seguir até o Parque das Bicicletas, onde estarão sendo distribuídos kits de divulgação desde as 9h e de onde sairá a “pedalada inaugural”, com prefeito, secretários e outros figurões, prevista para as 10h30 (mas não se preocupe, a ciclofaixa estará “funcionando” desde as 7h).

Um bom ponto de encontro por ali é em frente a uma igreja, que fica na mesma quadra da estação. Saindo da catraca do metrô, vá para a esquerda (a saída oposta ao shopping). Suba as escadas e chegando na calçada vá para a direita (empurrando a bicicleta, por favor – é logo ali do lado).

Dali, faremos o trajeto abaixo (clique para ampliar), que evita vias com ônibus ou de tráfego rápido:

Retorno

Aproveite o finalzinho da manhã para conhecer toda a extensão da ciclofaixa e passear nos parques. Às 13h nos encontraremos no Parque das Bicicletas para o retorno, em algum ponto de encontro a combinar quando chegarmos lá. Se a Ciclofaixa realmente fechar às 12h (e, pessoalmente, acho que vão deixar aberta mais um pouco), há um caminho do Parque do Ibirapuera até o Parque das Bicicletas por ruas tranquilas: saindo do portão da IV Centenário, atravesse a rua e siga direto até o final, vire à direita e desça para a República do Líbano. Dali, suba na calçada à esquerda e vá até a próxima esquina, que você sai em frente ao Parque, bem na faixa para poder fazer a travessia.

Do Parque das Bicicletas faremos praticamente o mesmo caminho de ida, com poucas diferenças devido às mãos das ruas. No retorno, haverá apenas uma subida forte, que pode ser feita empurrando a bicicleta (não se preocupe, a gente espera).

Prepare-se

Aproveite o sábado para dar uma geral na bike. Leve a alguma bicicletaria (lista delas aqui) e peça para regularem as marchas, os freios e calibrar o pneu. Cada um é responsável pelo estado de sua própria bicicleta e por sua conduta na rua, embora eu me disponha a dar dicas e auxiliar os iniciantes.

Esse trajeto não é um “evento”: não há camiseta, inscrição, chapeuzinho e você não precisa me pagar uma pizza. Apenas vamos todos nos encontrar para ir ao parque em um grupo, com mais segurança do que se estivéssemos sozinhos. Vamos pedalar respeitando as leis de trânsito, usufruindo de nosso direito de utilizar as ruas (CTB art. 58), por um trajeto seguro e sem deixar ninguém para trás. Capacete vai da consciência de cada um, embora eu recomende. Menores de idade, por favor, venham com um responsável: só tenho um filho e dessa vez ele ainda não vai. 😉

E é às nove, hein? Na frente da igreja. Não se atrase!

Outros “bondes”

Pinheiros

R. dos Pinheiros esquina com Av. Faria Lima, no posto de gasolina
Encontro às 9:10h, saída às 9:40h
Condutor: El Bigodon

(Se você vai levar um grupo até a Ciclofaixa, me informe que eu acrescento aqui)

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

7 comentários para Vá de metrô e pedale em grupo até a ciclofaixa nesse domingo

  • Gerleni Maria de Jesus

    Queria comprar outra bicicleta marca Caloi Elite 30 boa só que é muito caro a Caloi

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Juliano Pappalardo

    Ae Willian, valeu pela escolta ontem !!

    no chão do banheiro da facu tinha a edição de hoje do Metro, veja porque abaixei para pegar:
    http://www.readmetro.com/show/en/MetroSaoPaulo/20090831/1/1/

    Fiquei feliz, bom, dá uma olhada no site que a Dani e eu estamos fazendo:
    http://borboletabike.blogspot.com/
    link direto:
    http://www.facebook.com/pages/borboleta/262154010446

    um abraço

    Juliano

    depois verei o teu filme lá no G1 ae comento

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    Mauricio, esse trajeto foi o que conseguiram com a CET por enquanto. Será feito um “piloto” de dois meses para avaliarem a ampliação. O trajeto final iria até o Parque da Aclimação, passando pertinho do metrô no caminho.

    Pela resistência histórica da CET quanto ao uso da bicicleta na rua, considero um belo avanço. E, apesar de ser uma iniciativa voltada apenas ao lazer, serve de laboratório para a CET aprender mais na prática sobre o fluxo de ciclistas, serve para acostumar ciclistas de final de semana a se aventurar nas ruas (mesmo que protegidos por cones) e serve para mostrar aos motoristas que a bicicleta também merece seu espaço.

    É um começo. Tímido, mas um começo. E espero que de algo grande.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Mauricio Bussab

    Oi, William, estive lá, fiz o percurso, achei muito lindo ver a multidão pedalando, sem incidentes, com bom astral, estou dando TODO o apoio para esta iniciativa que é uma vitória numa longa guerra pela aceitação da bicicleta como meio de transporte. MAS… Só domingo de manhã? Sem conexão com Metrô? Avisa o povo responsável pela ciclofaixa que eu acho todos heróis. Mas agora precisamos fazer força para ampliar o trajeto e o período.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    O meu já se acostumou. Juro que eu só coloco maiúsculas na primeira, mas o template que eu uso aqui converte automático na hora de exibir. Também não gosto, mas não tenho como resolver.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Leandro

    Desculpe a implicância, mas meu “TOC” se incomoda com estes títulos com todas as iniciais maiúsculas… Hehe.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Durval

    Sensacional a iniciativa. Vou ver se consigo comparecer (direto no Parque das Bicicletas). Tem como eu te identificar? Cor da bike ou do capacete ou sei lá?

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>