Inauguração do novo trecho da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Dia 23 de janeiro ocorre a abertura do trajeto apliado da Ciclofaixa de Lazer, também chamado de “fase II”, ligando o trajeto atual (entre os Parques do Ibirapuera, das Bicicletas e do Povo) ao Parque Villa Lobos. Espera-se que ocorram outras fases mais futuramente, já que o projeto original sugere levar a Ciclofaixa até ao Parque da Aclimação.

Atividades

Haverá concentração às 9h30 no Parque do Povo e pedalada inaugural a partir dali às 10h30, até o Villa Lobos. Mas o trecho novo estará operando desde as 7h da manhã! Portanto você pode passear pela Ciclofaixa, já no percurso que vai até o Parque Villa Lobos, desde cedo, indo ao Parque do Povo às 9h30 para acompanhar a cerimônia e a pedalada oficial de inauguração.

O Instituto CicloBR trabalhará na operação da Ciclofaixa prestando os serviços de SOS Bike e empréstimo de bicicletas, ambos gratuitos.

SOS Bike: apoio mecânico, com uma tenda de atendimento no Parque do Povo e mais cinco sete pessoas circulando pela Ciclofaixa e prestando serviço itinerante, usando bicicletas cedidas pela Caloi.

Empréstimo de bicicletas: em outra tenda no Parque do Povo, haverá empréstimo de bicicletas, também cedidas pela Caloi, para adultos e crianças, por períodos de uma hora.

Minicircuito: Será montado um circuito para as crianças pedalarem, dentro do Parque do Povo. Boa oportunidade para os pais ensinarem as crianças a pedalar sem rodinhas. (O minicircuito estará disponível a partir do dia 30, no Parque das Bicicletas)

Mapa

O Bikerrepórter da Rádio Eldorado Felipe Aragonez publicou em seu blog o mapa oficial da ampliação da Ciclofaixa de Lazer até o Parque Villa Lobos.

clique para ampliar

Considerações sobre o trajeto

Além do mapa, Felipe publicou várias fotos do percurso, que inclui um semáforo para ciclistas e uma passagem subterrânea.

Foto: Bikerreporter

O Bikerreporter ainda gravou um vídeo nessa passagem subterrânea, mostrando como é o tráfego de veículos por ela em dias normais.

A velocidade máxima dos automóveis ao longo da Ciclofaixa, durante o horário de sua operação, é indicado pela sinalização como reduzido para 40km/h. Mas a CET não fiscaliza. Pouquíssimos automóveis respeitam esse limite, mas até hoje ninguém foi multado, mesmo com mais de um ano de operação e abusos frequentes dos motoristas.

Nessa passagem subterrânea, é importante que esse limite seja respeitado. Um “erro” de um motorista a 70 km/h ali debaixo deixa de ser um simples erro. É bom a CET fiscalizar, ou então fechar a passagem de uma vez aos carros e permitir apenas bicicletas.

Veja mais fotos da vistoria da Ciclofaixa de Lazer feita pelo Bikerreporter

Veja os prós e contras da Ciclofaixa, em análise do Vá de Bike

(Atualizado em 13/01/10, às 18h50)

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

6 comentários para Inauguração do novo trecho da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo

  • Ampliação da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo – convite oficial | Vá de Bike!

    […] Saiba mais sobre a inauguração […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ampliação da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo | Vá de Bike!

    […] Como dito no início do texto, a inauguração está prevista pra o dia 23 deste mês, obviamente um domingo. Veja mais detalhes sobre hora/local da inauguração e o mapa do novo trajeto. […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • ana rüsche

    o que é engraçado é que eles não aproveitaram a capenga, contudo, existente ciclovia que percorre a faria lima…
    vamos ver se faço o testdrive! problema é acordar cedo no domingão, ai, ai.
    valeu pelo post

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Simone Fernandes Miletic

    Vou estar lá domingo, mas no sentido contrário 😛

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Durval

    Vejo que a ciclofaixa passa pela entrada da Cidade Universitária. Próxima etapa: acabar com essa proibição absurda de se pedalar dentro da Cidade Unviersitária!, uma das poucas áreas livres arborizadas e PÜBLICAS de São Paulo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Flávio Moreira

    Notícia muito boa!
    Mas, e quanto ao projeto de ampliação da ciclovia da Marginal Pinheiros até o Villa-Lobos? Não seria mais eficaz?
    Obrigado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>