Leitor: “roubaram meu guidão”

Imagine você preparado para ir ao trabalho, mas quando vai pegar a bicicleta está faltando o guidão. Veja algumas ideias para evitar essa situação absurda.

Alan encontrou sua bicicleta assim. Note os cabos cortados, para retirada dos manetes e passadores.

Imagine você preparado para ir ao trabalho, mas quando chega para pegar sua bicicleta está faltando o guidão. Isso mesmo, roubaram seu guidão!

Foi o que aconteceu com o leitor Alan, de Diadema (SP). E ele não havia deixado a bike passar a noite num poste de uma rua escura, nem debaixo de um viaduto: o furto aconteceu na garagem do prédio onde ele mora, em área específica para prender bicicletas (em 2011).

Junto com o guidão, levaram passadores de marchas, manetes de freio, bar ends e manoplas. O meliante chegou a cortar os cabos para levar o que queria.

Como evitar que se repita?

Quem praticou esse crime (sim, é crime) teve tempo suficiente para tirar os parafusos que prendem o guidão e cortar os cabos de aço. Não vejo como prender o guidão de forma que isso não ocorra novamente.

Já vi um cabo de aço que servia para prender o selim no quadro, evitando que fosse retirado. Mas mesmo com esse cabo, se o bandido tivesse tempo para desmontar o trilho do selim, ele conseguiria retirar. E não há como prender um cabo desses no guidão. O melhor que pode ser feito é o uso de um “pinhead” (veja mais abaixo, nas fotos do final da matéria).

Melhor do que bolar estratégias mirabolantes para prender cada parte da bicicleta com um cabo diferente (e levar meia hora destrancando na hora de sair) seria tentar colocá-la dentro de casa. Ou pressionar o síndico, afinal foi praticado um furto dentro do edifício.

Não sei o quanto se pode cobrar do condomínio um furto como esse e, sinceramente, sou pessimista quanto a isso. Não acredito que a lei obrigue ressarcimento, mas os advogados que frequentam esse site talvez possam dar sua opinião.

Para guardar a bicicleta dentro de casa, é possível improvisar ganchos presos à parede, altos o suficiente para não esbarrar na bicicleta ao passar do lado dela, opção bastante usada no exterior. Abaixo, dois exemplos que encontrei em uma busca rápida na internet (clique em cada uma para saber mais):

Um belo suporte, da empresa Knife & Saw. Mas mandar trazer esse, sai BEM caro…
Uma variação desse suporte é vendida pela loja Ciclourbano, de São Paulo (clique na imagem).
Uma variação desse suporte é vendida pela loja Ciclourbano, de São Paulo (clique na imagem).
O dono dessa fixa resolveu colocá-la por cima da mesa do computador. Detalhe: uma fixa costuma ser bem mais leve que uma bicicleta comum. Foto: Robert Canon.
O Rodrigo Primo sugeriu aqui nos comentários a utilização de “Pinheads” ou similares – a grosso modo, parafusos com tranca. Um deles é exatamente para a mesa (avanço de guidão).
Essas trancas da Zefal só podem ser abertas se você virar a bicicleta a pelo menos 90º do solo – o que não é possível de ser feito com ela presa a algum lugar. Porém só estão disponíveis para selim e rodas, ao contrário da solução da Pinhead.
Outra opção seria comprar uma dobrável, que pode ser guardada facilmente dentro de casa. Clique para saber mais.

 

Qual sua opinião? O que você faria?

38 comentários em “Leitor: “roubaram meu guidão”

  1. Por isso que a minha Rosa Púrpura do Cairo fica no meu quarto… no bicicletário do meu prédio ficam só a Rosinha Púrpura do Cairo (da minha filha) e a Caloi Andes do meu irmão. A Rosinha fica presa com cabo de aço pra trancar moto, meu irmão deixa a Andes solta.
    O bicicletário do prédio onde moro é trancado com corrente e cadeado e a chave fica na mão dos porteiros… mas pra cortar aquela corrente é só olhar feio pra ela, de tão fina que é. Pra fazer um “carreto” ali é facinho, infelizmente.

    Sobre o roubo do guidão: isso não foi coisa de ladrão, não mesmo… tem cara de sacanagem feita por alguém que não vai com a cara do Alan. Pensemos: o cara levou guidão, bar ends e outros itens quando podia ter levado a bike toda? Isso foi “inside job” e o culpado está dentro do prédio.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Alan,

    Aconteceu comigo também em Diadema: Cheguei pra pegar a magrela pra passear, e só achei o quadro com as rodas, selim e pneus. Todo o resto – câmbio, passadores, freio completo! – havia sido roubado. Fiz o maior escândalo no condomínio, falei com o síndico e nada adiantou…

    Como alguns colegas citaram, eu teria que ir até um DP e depois entrar com uma ação, mas não quis ir adiante. O pior mesmo é conviver com o sentimento de impotência diante de um acontecimento como esse…confesso que demorou pra passar minha indignação!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Primeira coisa é falar com o síndico e ver se há a possibilidade de ressarcimento. As vezes vc consegue resolver aí. Depende do estatuto de cada condomínioSenão é o caso de ir ao Juizado Especial Cível. É bem simples, e sequer precisa de advogado (a não ser que sua bike seja absurdamente cara, + de 20 salários mínimos)

    Há um entendimento jurisprudencial no sentido de que, se o prédio tem aparato de segurança que gere ônus ao condômino (portaria, porteiro, câmeras, alarme, etc.), o condominio deve ser responsabilizado por furtos ocorridos na garagem. Caso contrário, não precisa. Mas mesmo assim, vale a pena tentar, pq tem juiz que dá.

    E tem que fazer o B.O. na Delegacia de Polícia , sim. ALIÁS,, ACHO QUE É POSSÍVEL FAZER O BO PELA INTERNET AQUI: http://www.ssp.sp.gov.br/bo/furtoVeiculoEntrada.aspx (não me lembro agora se é possível faze-lo na Delegacia eletronica, no site da policia civil.Sem ele, você não vai conseguir nada lá na frente. Alem disso, fazendo o BO ( e a polícia investigando), vc já estará contribuindo para aumentar a segurança geral. Afinal, ladrão faz isso pq tem certeza que não pega nada, já que ninguem vai atrás.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Ô Alan, dei menos sorte que vc…furtaram minha bike inteira. A situação foi a mesma que a sua: minha bike estava dentro do PC do meu prédio e o “ladrão” saiu com ela pela portaria e dando tchauzinho para o porteiro.
    Nunca mais encontrei minha “bichinha”!!!! O cara foi preso, está para ser julgado, mas não deu noticia sobre o que fez com as bicicletas (ele não furtou só a minha, não!!!)
    Comprei outra com muita dificuldade e agora deixo ela dentro de casa. Fazer o quê????

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Na minha modesta opinião o condomínio deve ser comunicado do ocorrido (pois é responsável pelos veículos deixados na garagem). A vítima pode e deve querer que o condomínio faça o ressarcimento de seu prejuízo (o mesmo pode alegar que quer resolver amigavelmente para não ir a DP – resolver amigavelmente na minha opinião esse é o melhor caminho).

    Se o condomínio não fizer o ressarcimento a vítima pode ir a uma DP comunicar o furto (dor de cabeça para o condomínio que tem que ficar enviando representantes para prestar depoimentos e etc)… só que na DP a vítima só vai “resolver” seu problema criminalmente. Como a vítima quer um ressarcimento de seu prejuízo ela vai ter que responsabilizar o condomínio cívelmente também (no fórum). Essa é a minha dica.

    Outra dica é que depois dessa evite deixar a bike na garagem. Deixe-a sempre em seu apê, pois o cara teve tempo e tranquilidade para pegar o guidão e terá tempo e tranquilidade para pegar o que sobrou.

    Outra coisa que vejo que muita gente faz: evitem deixar a bike presa com cabo de aço longe do alcance de sua visão. O cabo de aço server quando se vai a algum lugar e que voce precisa deixar a bike presa por um curto espaço de tempo (no máximo 5min) Do contrário deixe a bike em casa.

    Espero te ajudado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. É… uma tecnica para evitar que neguinho desparafuse as coisas é mandar cera derretida no parafuso, isso não impede o ladrão, mas dificulta a vida dele…

    Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Cera de vela, deixe pingar até fechar a fenda (reta, philips, allen), fiz muito isso quando era moleque. Mas acho um absurdo ter que tomar esse tipo de atitude, é novamente o cidadão de bem tendo que se virar pra não ser prejudicado.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  7. A responsabilidade pelo que está dentro da garagem é do edificio em questão e do condominio como um todo
    Em ultima instancia o condominio deve ressarcir ao condomino o valor e/ou objeto.
    Pra isto existe seguro.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Algumas dicas para o colega Alan:
    É dispendioso ($$$$), mas, se tem vagas de carro reservadas e que não são usadas, montar um “box” de aço, bem fixada ao chão (por dentro), com tela de material resistente (ou totalmente fechado) e que não dê para passar uma mão para dentro pelos buracos da tela.

    Outras opções que vi em algumas lojas: Um gancho pra pendurar a bike que é dobravel quando desocupado, você tira a bike e dobra o gancho na direção da parede, e um sistema de ganchos, corda e roldanas, que é fixo no teto e suspende a bike pelo guidão e selim, mas depende da altura do teto, pois se for baixo, corre o risco de bater a cabeça nas rodas, o gancho dobravel já vi por uns R$45,00 (Belo Horizonte) e o gancho suspenso por R$99,00.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Nossa andré eu estava pensando exatamente isso esses dias.

    Os culpados nunca são os ladrões!

    Quanto levei um tiro o errado fui eu por passar por aquela rua, quando minha sogra foi assaltada ela era a errada por estar na frente da casa da irmã esperando-a

    Quando somos atropelados NÓS somos errados por estarmos na rua

    A velha inversão de culpa!

    MAs que ladrãzinho FDP hein?! POw! roda, banco etc até entendo! mas GUIDÂO?!!?

    E ninguem viu?! isso leva tempo, cortar cabos, desparafuzar guidão…

    Thumb up 3 Thumb down 1

  10. É de deixar qualquer um “fulo”, e pra completar tem pessoas que tentam “justificar” a ação do marginal dizendo que a gente “deu mole” (me aconteceu com um celular), e outras agem como se isso (furto) fosse algo normal, parte da cultura do povo (se dar bem a todo custo, levar vantagem em tudo).

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  11. Câmeras, câmeras podem prevenir de alguma forma furtos, deve-se exigir isso. Buscar tbm sobre todas as pessoas estranhas que entraram no cond. no dia do furto. Como está sempre de olho quem porventura entra e sai do prédio. Com certeza, em prédio o estacionamento sempre chega e sai carro, gente passeia com cachorro. Dava pra investigar se alguém viu algo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *