Vá de Bike é eleito o melhor blog em português no The BOBs

O Vá de Bike terminou em primeiro lugar no Deutsche Welle Blog Awards, na categoria Melhor Blog em Português, com a expressiva marca de 35% dos votos.

Texto publicado originalmente em abril de 2011, logo após a divulgação do resultado.

Depois de três semanas, encerrou-se a votação no Deutsche Welle Blog Awards – The BOBs. E o Vá de Bike terminou em primeiro lugar na categoria em que concorria, Best Blog Portuguese (Melhor Blog em Português), com a expressiva marca de 35% dos votos.

Mais que um prêmio, reconhecimento do público

Embora o Vá de Bike tenha liderado na categoria desde os primeiros dias, em diversos momentos tive minhas dúvidas de que o site fosse ganhar.

Não pela qualidade dos textos, pela adequação do conteúdo ao tema proposto, pela pertinência dos assuntos e pela qualidade da informação. Duvidei porque uma eleição por votação popular acaba por premiar o site que tem a comunidade mais ativa, não necessariamente o melhor entre os indicados.

Pedi por votos aqui, no Twitter, no Facebook, em listas e fóruns. Mas comecei a me achar um chato por fazer isso, me senti meio spammer. E não estava dando resultado. Compartilhei essa minha frustração na lista da Bicicletada de São Paulo e a partir de então comecei a receber várias manifestações de apoio.

Foi então que me surpreendi e percebi que o site é muito mais querido por seus leitores do que eu poderia imaginar. A repercussão nas mídias sociais foi enorme. As pessoas não só votaram, mas divulgaram. E muito!

Teve gente tuitando todos os dias, postando no Facebook, divulgando em blogs, listas de discussão e fóruns. Teve até quem tenha feito campanha por e-mail, como o leitor Lucio Flausino Dias Junior. Diversos sites divulgaram, como o Fixa Sampa, o Outras Vias e o Apocalipse Motorizado – este, vencedor do prêmio do júri em 2006.

Mudanças

Essa “campanha” me fez perceber que o site vinha sendo uma via de mão única, quando poderia ser de mão dupla. “O site é de todos, compartilhe”, é uma das lições que fica. Por ter entendido isso, venho gradualmente aumentando a interatividade com vocês.

Principalmente com a nova seção Espaço do Leitor, onde publico comentários e e-mails que recebo e que rendem uma boa discussão, ou que podem servir para ajudar um leitor em alguma situação específica. Pretendo interagir cada vez mais com vocês, sem entretanto perder a característica informativa, tradicional do site.

E Agora? Vai pra Alemanha?

Não, não vou para a Alemanha. Também não vou receber “um milhão em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro”. Tampouco um prêmio físico, como uma estatueta ou troféu. Nesse ano não há nada disso na categoria em que participei, apenas esse selinho aqui do lado.

E nem é preciso uma medalha ou viagem. Os cicloturistas que me lêem certamente concordam que a frase “a viagem é mais importante que a chegada” é mais do que verdadeira. E ela se aplica perfeitamente a esse contexto: ter recebido tantas manifestações de apoio durante essa votação valeu mais do que qualquer troféu.

O trabalho que realizo aqui no site e também no Twitter é feito no escasso tempo que me sobra entre trabalho (que me consome muito, muito tempo mesmo), família, amigos e tudo o mais. Semana passada um amigo me perguntou como consigo tempo para tudo isso e ainda participar – ok, eventualmente, admito – de Bicicletadas e outras ações e manifestações. Eu não sei. Só sei que não consigo fazer tudo que eu gostaria. Queria fazer mais.

É por isso que o reconhecimento desse trabalho, que recebi através de tantos votos e dedicação dos amigos e leitores, é tão importante. Até hoje não ganhei nem um centavo com esse site, pois não foi com esse objetivo que o criei. Criei para ajudar quem está começando, incentivar quem ainda pensa no assunto, informar, estimular discussões e convidar a participar de ações que podem, aos poucos, mudar nossas cidades e quem sabe o mundo.

Por tudo isso, muito obrigado. Vocês me estimulam a continuar esse trabalho que já venho fazendo há tantos anos. Meu prêmio eu já recebi.

40 comentários em “Vá de Bike é eleito o melhor blog em português no The BOBs

  1. Eu e mais uns amigos meus fizemos uma volta no verão passado e estamos a fazer uma série sobre a viagem.
    Este é o primeiro episódio:
    http://www.youtube.com/watch?v=aFvtnZTuRk8&feature=related

    Aqui está o segundo episódio da nossa viagem de bike. Comenta, subscreve e divulga!
    http://www.youtube.com/watch?v=owQ8omG8vfA&feature=youtu.be

    Se alguém quiser aqui fica o trailer que criámos antes de sair qualquer episódio…
    http://www.youtube.com/watch?v=VR_MScJFNGk&feature=related

    Obrigado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *