Muito se fala sobre as bicicletas de roda fixa, mas você sabe mesmo como elas são? Veja no Vá de Bike: http://ow.ly/gUjXe Na foto, "fixeiros" participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais: http://ow.ly/r9nPu #vadebike #fixedgear Foto: Rachel Schein

O que é uma bike fixa?

Cada vez mais se fala em bicicletas de roda fixa, mas muita gente ainda não entendeu bem do que se trata. Comece por aqui.

"Fixeiros" participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais. Foto: Rachel Schein
“Fixeiros” participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais. Foto: Rachel Schein
Aline em sua fixa rosa. Ou vermelha, não decidimos ainda. Repare na ausência de câmbios. Foto: Laura Sobenes

Apesar de parecerem bicicletas convencionais a um primeiro olhar desatento, as fixas diferem delas em diversos aspectos. O principal é não terem roda livre, ou seja, os pedais se movem o tempo todo junto com as rodas.

Por essa característica, os próprios pedais são utilizados para frenagem, o que faz com que tradicionalmente não precisem de um sistema de freios. Também não possuem marchas. Em se tratando de fixas, menos é mais.

Por serem leves, ágeis, demandarem baixa manutenção e não terem peças “roubáveis”, necessitando apenas de uma pequena u-lock ao estacionar, as fixas são muito utilizadas pelos famosos bike messengers de Nova Iorque, que rasgam a cidade em alta velocidade, desviando de tudo e de todos com extrema agilidade.

Primando pela leveza e pela simplicidade, os fixeiros (leia “ficseiros”) capricham nos detalhes, do quadro com pintura especial e selim de couro até o vestuário. Apesar de haver modelos produzidos por fabricantes tradicionais de bicicletas, a maioria das fixas são customizadas, às vezes até montadas em casa com peças compradas por aí. Há até mesmo quadros feitos à mão, personalizados para a alma do dono, como katanas. O dono de uma fixa costuma ter muito orgulho de sua bicicleta.

Quem passa a usar uma fixa integra um novo universo, interessante e diversificado, que envolve bem mais que a bicicleta. Há toda uma subcultura a seu redor, envolvendo moda, comportamento, ideologia e até esporte: o Bike Polo é bastante adequado às fixas (entre outros motivos, pela maior facilidade em realizar trackstands).

Yo, fixie!
Alguns sites brasileiros para saber mais sobre fixas e sua cultura singular:
Fixa CWB – Fixa Sampa – Fixadas – Pscycle Community – Rodafixa

93 comentários em “O que é uma bike fixa?

  1. Mais uma vez parabéns pelo excelente site. Acho as fixas, primeiramente, bikes belíssimas, adoro essa geometria do toptube na horizontal (geometria clássica). Segundo, que me agrada a pouca manutenção que esse tipo de configuração de bike necessita. Só questionaria o que só recentemente me dei conta: Como fica, no caso das fixas, a questão de fazer curvas e o pedal/pedivela bater no chão?! Isso não corre?! Não seria isso um perigo para o ciclista?! Eu só temia a questão da ausência de freios, agora me veio essa dos pedais…!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Boa tarde. Vocês saberiam me dizer em que situações uma determinada bicicleta não pode ser “convertida” em uma fixa?!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  3. Olá boa tarde! estou a procura de um aro 700c de ALUMÍNIO perfil alto de 40mm a 60mm, mas não encontro isso de jeito nenhum.

    Queria que vcs me dessem uma luz já que possuem fornecedores tem como encomendar um par para mim?

    seria preto e sem os frisos de frenagem ja que minha bike é freio a disco.

    Agradeço a atenção!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Estou me familiarizando agora com o estilo de Bike Fixa, mas não conheço os elementos da bicicleta e nem como montar uma. Os amigos teriam alguma página para os ciclistas de primeira viagem? Abraços!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  5. Kit Bike do Night Riders da Caixa Econômica deste ano vem com uma bicicleta bem bonita, de aço, com cubo traseiro flip-flop, fixo ou single-speed. E com os dois freios.
    Custa 450 ou 3 x 150. Bike, sacolinha, camiseta, capacete, squeeze.
    Pra quem quer começar acho que vale.
    Quem se interessar dá um google e vê no site do evento outras especificações.
    Ano passado foi uma dobrável de 400 reais bem decente (13,5 kg e câmbio Shimano, até!) que uso até hoje. Este ano, o kit do Circuito Pedalar do Banco do Brasil vem com dobrável.
    PS: não é merchandise, é dica, somente!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Olá galera,

    Moro em Goiânia e sou apaixonado por minha fixa, gosto demais de São Paulo e gostaria de saber onde e como posso encontrar uma tribo de fixeiros.

    Abraços

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Minha curiosidade com as fixas é tão grande quanto o medo que tenho só de ler sobre elas, imagino levando um tremendo capote na primeira descida, mas pretendo um dia experimentar.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. E tenho uma dúvida sobre os pedais presos, andando na cidade precisando parar toda hora, pra quem não manja das manobras de ficar parado montado, sempre vai haver a necessidade de colocar o pé no chão. E aí, COMOFAS?

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  8. Tenho vontade de comprar uma fixa, mas tenho uma dúvida: por não ter marcha não fica muito ruim de pegar grandes subidas? Ou não perde muito em velocidade para usar em ruas de limite mais alto?

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *