Muito se fala sobre as bicicletas de roda fixa, mas você sabe mesmo como elas são? Veja no Vá de Bike: http://ow.ly/gUjXe Na foto, "fixeiros" participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais: http://ow.ly/r9nPu #vadebike #fixedgear Foto: Rachel Schein

O que é uma bike fixa?

Cada vez mais se fala em bicicletas de roda fixa, mas muita gente ainda não entendeu bem do que se trata. Comece por aqui.

"Fixeiros" participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais. Foto: Rachel Schein
“Fixeiros” participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais. Foto: Rachel Schein
Aline em sua fixa rosa. Ou vermelha, não decidimos ainda. Repare na ausência de câmbios. Foto: Laura Sobenes

Apesar de parecerem bicicletas convencionais a um primeiro olhar desatento, as fixas diferem delas em diversos aspectos. O principal é não terem roda livre, ou seja, os pedais se movem o tempo todo junto com as rodas.

Por essa característica, os próprios pedais são utilizados para frenagem, o que faz com que tradicionalmente não precisem de um sistema de freios. Também não possuem marchas. Em se tratando de fixas, menos é mais.

Por serem leves, ágeis, demandarem baixa manutenção e não terem peças “roubáveis”, necessitando apenas de uma pequena u-lock ao estacionar, as fixas são muito utilizadas pelos famosos bike messengers de Nova Iorque, que rasgam a cidade em alta velocidade, desviando de tudo e de todos com extrema agilidade.

Primando pela leveza e pela simplicidade, os fixeiros (leia “ficseiros”) capricham nos detalhes, do quadro com pintura especial e selim de couro até o vestuário. Apesar de haver modelos produzidos por fabricantes tradicionais de bicicletas, a maioria das fixas são customizadas, às vezes até montadas em casa com peças compradas por aí. Há até mesmo quadros feitos à mão, personalizados para a alma do dono, como katanas. O dono de uma fixa costuma ter muito orgulho de sua bicicleta.

Quem passa a usar uma fixa integra um novo universo, interessante e diversificado, que envolve bem mais que a bicicleta. Há toda uma subcultura a seu redor, envolvendo moda, comportamento, ideologia e até esporte: o Bike Polo é bastante adequado às fixas (entre outros motivos, pela maior facilidade em realizar trackstands).

Yo, fixie!
Alguns sites brasileiros para saber mais sobre fixas e sua cultura singular:
Fixa CWB – Fixa Sampa – Fixadas – Pscycle Community – Rodafixa

93 comentários em “O que é uma bike fixa?

  1. Olha sou fã deste pessoal, deve ser algo bem complexo utilizar uma FIXA….. O dia q alguém quiser me dar uma aula de como fazer o negócio, estamos aih….

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 16

    1. A guria da foto sou eu.
      capacete é um item de segurança PESSOAL, não obrigatório e, portanto, com decisão de uso (ou não) a partir da vontade e responsabilidade do próprio ciclista.
      Eu assumo o meu risco de não utilizar e isso é uma vontade minha, não pode ser colocado como instrumento de “exemplo” para os outros.

      Comentário bem votado! Thumb up 30 Thumb down 10

      1. Do ponto de vista legal definitivamente você não é obrigada a usar um capacete assim como tem todo o direito de não usar nenhum item de segurança exatamente como acontecia com os automóveis nos anos 80 quando ninguém usava cinto de segurança! Independente de obrigatório ou não, ou de certo ou errado, vc é instrumento de exemplo sim já que o artigo é publico e lido por milhares de pessoas …. mas bem que vc podia defender a utilização do equipamento mesmo tendo o direito e a vontade de não usar! Tenho dois amigos que morreram por estarem sem capacete em acidentes ingênuos e sinto falta deles e de politicas que alertem as pessoas para isso, tem muito ciclista morrendo ou tendo graves lesões por falta de equipamentos simples como uma luva, um farol ou mesmo um capacete …. enfim … sou ciclista e pai e as vezes penso em parar de andar de bike em lugares urbanos por causa dos riscos … gostaria muito que fossemos incluídos “de verdade” no código brasileiro de transito com regras sérias de segurança e até mesmo de idade para trafegar em vias urbanas com trafego compatível com a de capitais como RJ e SP … a bike é uma arma perigosa principalmente para quem a conduz. Abç

        Polêmico. O que acha? Thumb up 11 Thumb down 12

        1. não considero arma perigosa!
          Pedalo como meio de transporte a 25 anos e sem capacete
          Conduzo a bike com prudência, respeito e muita gentileza, faz muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo!
          As vezes eu me pergunto: estes ciclistas que foram atropelados, com ou sem capacete, estava disputando espaço nas ruas? Xingaram? se desequilibraram?
          Oras
          nada disso combina com minha conduta e com a conduta que eu prego, que é a conduta do respeite para ser respeitado e devagar se vai ao, longe
          Ciclista com pressa não combina!
          Quando estou com pressa e corro, assumo meus erros e sei do meu risco
          às vezes uso capacete pq me enchem a paciência nas ruas
          mas antes de CAPACETE
          RESPEITAR E SABER USAR A BIKE NA RUA vem muito antes de qq item de segurança
          que na verdade
          são poucos e invisíveis e pequenos e frágeis
          CICLISTA RESPONSÁVEL TEM MENOS CHANCE DE SE MACHUCAR!
          se cuidem e pedalem com segurança!

          Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 6

      2. eu uso capacete, mas não ligo em NÃO USAR… hoje mesmo é dia de festa em todas as BICICLETAS e aqui em RECIFE o arrasta BIKE vai rolar… por isso decidir vim com o capacete pendurado na mochila e de chapéu de palha… confesso que senti um respeito maior pelos motoristas de ver um SAMBUDINN passando todo mundo com uma roda fixa e DE CHAPÉU DE PALHA VOANDO!!!

        usando ou não capacete, O QUE NÃO PODE É PARAR DE PEDALAR! #fixxxieFEELINGS

        Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 4

  3. montei uma fixa em dezembro depois de ver no yuotub agora ja estou montando a segunda fixa é mto tri andar em uma fixa ok abraços a tds fixacheiros kkkkk

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Em relação a uma Bike 21V, qual é o ‘peso’ de uma roda fixa pra pedalar? Qual é a marcha ‘equivalente’? Em uma subida, é mais pesada? Na reta, muito leve? Na descida, se falhar ao travar ou reduzir os pedais, eles podem girar com tudo e te atingirem e machucar?

    Thumb up 5 Thumb down 2

    1. Desenvolve bem em retas, em descidas não escapam tão fácil porque geralmente se usam firma pés pra pedalar, em subidas só os fortes. A Relação que usam, geralmente é uma coroa de 44D e um pinhão pequeno, tem gente que usa coroa maior, tem uma saída lenta, mas desenvolve bem em grandes retas.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Aki na minha terra esse tipo de bike não é novidade, tanto q tem nome específico, é chamada “contra-pedal” e qualquer bicicleteiro converte uma bike comum em uma contra-pedal. As “contra-pedal” são velozes, por isso mais práticas e não precisam dos freios é parar de pedalar q elas param… mas tem q pegar a prática, se não, é queda na certa.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Bia, contra-pedal é o nome dado a uma bicicleta um pouco diferente: ela tem roda livre (ou seja, é possível parar de girar os pedais numa descida sem que a bicicleta freie) e trava a roda traseira quando você gira o pedal para trás. Tive uma dessas nos anos 80.

      E as fixas não são novidade. As primeiras bicicletas com sistema de transmissão, construídas no final do século XIX, eram também de roda fixa.

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  6. Eu possuo uma caloi aspen o cambio dela tá bem detonada, eu já sei que o problema fica com a gancheira, mas tirando isso, é possivel converter em uma fixa?

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Ô Yuri, sou de Fortaleza e esses dias estarei montando a minha fixa. Vamos agitar a galera aqui com as fixas!!
      Esperando respostas… Abraços.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Descida você pode:

    1- empurrar
    2- colocar freios se isto lhe deixa mais confiante
    3- desenvolver sua técnica de frenagem com as pernas!

    A que eu estava usando(e foi roubada >:/ ) não tinha freio nenhum então nas descidas muito ingremes eu empurrava mesmo…

    Já nas mais leves Pedalava normal

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Amigo Neto posso afirmar(tbm por ser um metódico com esse problema de subidas) que subidas nã osã oo problema!

    O problema são as descidas!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  9. Aline, mas vc andou aki só por retas, Marechais e outros comandantes kkkk. Mas pros bairros tem cada ladeira minha amiga que é de colocar a lingua pra fora.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Aline, tem bastante subida em Curitiba também. Principalmente pra quem mora na região norte e trabalha no centro… na hora voltar pra casa é só subida. Mas nada que não posssa ser vencida =] pretendo encará-las em breve com uma fixa.

      Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *