Chegue pedalando na Ciclofaixa de Lazer e na Ciclovia Rio Pinheiros

Ciclofaixa de Lazer na faixa esquerda da Av. Hélio Pellegrino. Foto: Willian Cruz/Vá de Bike

Metrô

Agora que as estações da linha amarela do Metrô de São Paulo funcionam aos domingos, ficou muito mais fácil chegar na Ciclofaixa de Lazer sem precisar do carro. Basta descer na estação Butantã, que fica a duas quadras da Ciclofaixa!

Para chegar na Ciclovia Rio Pinheiros, pedale pela Ciclofaixa até a estação V. Olímpia da CPTM (veja no mapa mais abaixo). Também é possível fazer a transferência para o trem na estação Pinheiros e seguir as instruções abaixo.

Trem

Para quem for de trem, é possível embarcar na linha amarela do metrô a partir da estação Luz. De lá, é só seguir para a estação Butantã e descer pertinho da Ciclofaixa.

Para quem estiver nas linhas Esmeralda ou Diamante da CPTM, o mais fácil é descer na estação Vila Olímpia (linha Esmeralda). De lá há acesso fácil à Ciclovia Rio Pinheiros e à Ciclofaixa de Lazer, também indicado no mapa abaixo.

Outra estação com acesso fácil a Ciclovia e Ciclofaixa é a Cidade Universitária. A Ciclovia Rio Pinheiros pode ser acessada a partir da ponte, enquanto a Ciclofaixa de Lazer passa sobre ela.

>> Acessos da Ciclovia Rio Pinheiros e horário de funcionamento <<

Mapa

Veja os caminhos indicados pelo Vá de Bike e chegue pedalando!


Exibir em uma janela maior

Veja aqui dicas importantes para pedalar nas ruas!


26 comentários para Chegue pedalando na Ciclofaixa de Lazer e na Ciclovia Rio Pinheiros

  • Valerio

    Usar os bicicletários das estações, tanto da CPTM quanto do Metro, é seguro? Há casos de roubos dentro desses bicicletários?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Clara Lorena

    Oi, moro no campo limpo e gostaria de saber se posso pegar o trem e descer na cidade jardim para pedalar ao domingos?!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • EDGAR RODRIGUES DE SOUZA

    boa tarde. GOSTARIA dw um roteiro para ir com meu filho de 12 anos até o parque villa lobos de bike nesse domingo. moro na mooca e pensei em ir até o metro belem fazer baldeação para a linha amarela mas não sei qual estação ficaria mais próxima do parque
    podem me orientar?
    abraços

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Denise Nascimento

    eu trabalho na vila Olímpia , vcs sabem se tem bicicletário da CPTM na estação Pinheiros?? meu plano é fazer o trajeto de pinheiros ate a vila olímpia de baike para que eu possa me exercitar.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • MARIO

    Estou querendo ir trabalhar de bike, moro ao lado do parque Vila Lobos e trabalho do outro lado do rio em frente a estação Cidade Jardim.

    podem me ajudar dizendo onde posso entrar de bike na ciclo via e se tem netas entradas onde possa deixar a minha bike presa o dia inteiro?

    Grato

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fábio

    Fico inconformado do Metrô não permitir o acesso à Ciclovia Rio Pinheiros pela entrada da Av. Guido Caloi da Estação Santo Amaro nos dias de semana. Não custava nada deixar os ciclistas passarem pela passarela/estação para acessar a ciclovia do outro lado do rio. Ao invés disso, é necessário enfrentar a Ponte Transamérica ou a Ponte João Dias. Não é necessária nenhuma obra, nada… Só falta boa vontade. Já mandei e-mail para a ouvidoria e disseram que “falta pessoal treinado”. Essa é boa… A CPTM consegue se organizar para que os ciclistas caminhem pela estação Jurubatuba e o Metrô não? Detalhe: mesmo nos horários permitidos, só passa se pagar passagem (pouco importa se você não for pegar o trem)!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Alessandra

      Não tem pessoal treinado? Essa é boa…que bela democracia que vivemos em nosso pais. Perguntam aqui no site, o que fazer. Tenho certeza que o pessoal aqui terá uma centenas de idéias e o que é melhor…respondendo com a maior boa vontade. Um abraço.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Luis

    Se essa ciclofaixa que você se refere for a ciclovia da Marginal Pinheiros, ainda não há acesso a ela pelo parque. O jeito é você pegar a ciclofaixa (que fica na rua com os cones) que passa na frente do portão da Av. Prof. Fonseca Rodrigues e seguir adiante. No final dessa avenida, a ciclofaixa irá contornar a Praça Panamericana, saindo na Av. Prof. Manoel José Chaves.

    Se você seguisse adiante atravessaria a Ponte Cidade Universitária, mas se fizer isso não conseguirá acessar a ciclovia porque tem uma mureta de proteção, além de ser inadequado atravessar ali. Portanto, assim que entrar na última avenida citada, verifique o momento mais tranquilo para sair da ciclofaixa. Antes do viaduto, caminhe com a bike pela calçada para atravessar a ponte pela passagem dos pedestres (do outro lado da mureta). No meio da ponte você verá o acesso.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Alessandra

      Obrigada Luis, vc sabe qual a previsão para o acesso ficar pronto apartir do parque Villa Lobos? Já que a ciclofaixa do Rio Pinheiros vai até lá, está mais que na hora de ficar pronto um caminho mais fácil para lá. De qualquer forma, vou tentar esse trajeto que vc me passou. Um abraço.

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • Luis

        Não sei, espero que bem antes das Olimpíadas… eu fico inconformado também com a estação Pinheiros, que tem metrô, trem, bicicletário, mas não tem acesso à bendita ciclovia…

        Abs

        PS. Hoje vi uma ciclista tentando saindo da ciclofaixa no meio da Ponte Cidade Universitária para entrar na ciclovia, pulando com a bike a mureta de proteção da área de pedestres… considerando que o fluxo de veículos na ponte é constante, eu me pergunto: pra quê? Para não dar uma voltinha de 2 minutos? Como se isso matasse…

        Thumb up 0 Thumb down 0

        • Luis

          errata: “tentando saindo” = “saindo” apenas…

          Thumb up 0 Thumb down 0

        • Willian Cruz

          Luis, o pior é que ali embaixo, no lugar “certo”, também é perigoso, pois não há nem faixa de pedestres e os carros entram em velocidade. Já oficializamos reclamação pelo SAC da Prefeitura e disseram que vão resolver, mas não deram prazo. Enquanto isso as pessoas continuam correndo risco, afinal vidas não são prioridade.

          Thumb up 0 Thumb down 0

      • Willian Cruz

        Alessandra, para saber a situação atual dos acessos da Ciclovia Rio Pinheiros, visite esta página:
        http://vadebike.org/2012/10/acessos-ciclovia-rio-pinheiros-horarios/

        Thumb up 0 Thumb down 0

  • Alessandra

    Gostaria de saber como faço para pegar a ciclofaixa a partir do parque Villa Lobos. Peguei uma passarela que ia do estacionamento do parque até a estação, mas não vi nenhuma entrada. Peguntei para os guardas da estação e ninguém sabia me responder. Diante da situação voltei e pedalei no parque mesmo, mas estou louca de vontade de andar na ciclovia. Um abraço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • eduardo

    pô ,mais estou em Santo André .e ai como faço?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Daniel

    Por gentileza, onde eu vejo as entradas da ciclo faixa? Vou de bike para o trabalho, pego a ponte João Dias e vou até a Berrini. Eu não vi nenhuma entrada neste trajeto até o momento.
    Vcs sabem dizer onde estão?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Sergio

    Pelo jeito vamos esperar muito ainda. Eu passo pela ciclovia marg. Pinheiros quase todos os dias quando vou de trem ao trabalho e o que percebo é que há algumas semanas ela está abandonada. Ninguém trabalhando, nenhum progresso, nada.

    Descaso total.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eduardo Panko

    Willian, não tenho certeza, mas acho que se descer na estação Villa Lobos-Jaguaré (CPTM) pode ser a melhor.
    Aí a pessoa pode pegar a ciclofaixa do início (que é ali na entrada do Villa-Lobos) e até aproveitar um parque antes de iniciar a pedalada na ciclofaixa.
    Prefiro pedalar na ciclofaixa desde o Villa-Lobos, visto que moro na zona oeste.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Eduardo Panko

      Complementando meu comentário: quem usar a CPTM até a estação Villa Lobos-Jaguaré, há uma passarela que liga a estação ao parque, sem precisar ir até a rua. Aí a pessoa pode pedalar no parque até a entrada principal e pegar a ciclofaixa desde o início.
      Fui na ciclovia da marginal Pinheiros hoje (nunca havia pedalado lá), achei boa… mal vejo a hora de terminarem as obras e inaugurarem o trecho até o Villa Lobos (peguei metrô do parque até a estação Vila Olímpia) e também fazerem mais acessos. Vi que está em obras uma rampa na estação Santo Amaro.

      Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>