Audiência sobre a morte de Márcia Prado

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Acontece HOJE, segunda-feira, 28/11, a audiência do motorista que atropelou e matou a ciclista Márcia Prado em janeiro de 2009, em plena Av. Paulista. O julgamento será às 14h30, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

coletivo CRU convida a participar de uma ação de manutenção da ghost bike instalada na Av. Paulista, em frente ao local do crime, ao meio-dia. Se puder, leve flores. Será na hora do almoço, quem trabalha na região pode participar, mesmo não estando de bicicleta. Em seguida, seguiremos para o Fórum, para acompanhar a audiência.

Chega de impunidade!

O assassinato de Márcia Prado por um motorista que não soube esperar é um caso que interessa a todos, ciclistas ou não, pois está diretamente ligado à impunidade em crimes de trânsito e à priorização da pressa em relação à vida.

Mortes como essa, a de Antônio Bertolucci, a de Vitor Gurman e de tantos outros, muitos deles anônimos, não são “acidentes”, situações inevitáveis, coisa que “acontece, fazer o quê”. São situações que poderiam – e deveriam – ser evitadas. São resultado de irresponsabilidade e, muitas vezes, resultado de uma agressão utilizando o veículo como arma. São crimes, que não devem ficar impunes.

Precisamos interromper esse círculo: criminosos de trânsito que permanecem impunes estimulam outras pessoas a cometerem os mesmos crimes, já que a única consequência são cestas básicas. Esses crimes se tornam tão comuns que deixam de serem considerados crimes, estimulando a perpetuação dessa impunidade.

Chega de permitir que matem nossos amigos, nossos filhos, nossa família. Não podemos nos calar enquanto assassinos com habilitação para matar passam por cima das vidas das pessoas todos os dias. Nossa presença nessa audiência ajuda a mostrar às autoridades que estamos fartos dessa conivência conveniente. Chega de ser condescendente com assassinos, só porque “pode acontecer com qualquer um e poderia ter sido eu dirigindo”. Também poderia ter sido você, seu filho ou seus pais debaixo das rodas daquele veículo. Como você se sentiria? Pense nisso.

Quando e onde

28 de novembro, segunda-feira

Às 12h na Av. Paulista, alt. 1148
Se puder, leve flores

Às 14h30, no  Fórum Criminal da Barra Funda
Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313
Creio que não seja admitida a entrada de bermuda ou roupa de ciclismo

Acrescentando o comentário do leitor Anderson Reis:
“Está corretíssimo, não é permitida a entrada em fóruns em trajes informais a exemplo de bermudas e shorts e alguns ainda citam camisetas. A vestimenta deve ser formal, ao menos, uma calça jeans com blusa de manga (polo).”

Vá com uma roupa formal, ou leve na mochila!

Mais informações no blog Na Bike

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

6 comentários para Audiência sobre a morte de Márcia Prado

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>