As diferenças de uma bicicleta dobrável

O vídeo abaixo foi produzido para um concurso, que daria como prêmio uma bicicleta dobrável. O Vá de Bike não levou a bicicleta, mas os leitores ganharam uma matéria audiovisual que explica bem o que esperar de uma bike desse tipo e suas diferenças em relação às bicicletas convencionais. Também passamos algumas dicas de utilização que são específicas das dobráveis, tudo intercalado com filmagens nas ruas e exemplos práticos do que está sendo explicado. Assista e opine! :)

Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!


111 comentários para As diferenças de uma bicicleta dobrável

  • cristiane

    Tenho uma dessa,é perfeita pra quem é muito baixinha como eu que tenho menos de 1,60,nem tinha percebido essa questão do equilíbrio,já que o meu centro de gravidade é muito mais baixo,porém,sinto muita dor nas costas com ela,bem mais do que quando uso a aro 24.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ana

    Acabo de enviar uma solicitação de esclarecimento de dúvida, porém ao ler os comentários encontrei o depoimento do Diego Weissel que continha exatamente o que eu queria saber! Agora aproveito para esse entendedor de bikes dobráveis que marca indicaria para comprar não ultrapassando a faixa de $1000,00? É possível encontrar uma de boa qualidade?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ana

    Muito legal o video sobre bikes dobráveis.
    Apenas uma dúvida me restou: apesar da característica urbana da bike ela perde completamente a função esportiva, ou seja, não dá para usá-la como movimento aeróbico em ciclovias? Fiquei com a impressão dela ser muito dura para isso…obrigada se puderem responder. Ana

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Iala

    Muito legal. Estava cheia de dúvidas, mas acabei de decidir pela aquisição da bike dobrável. Moro em Salvador e trabalho relativamente próximo de casa, daí quero pelo menos 3x por semana ir de bike para trabalho.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Julie

    Super bom o vídeo, ajudou demais!!!Obrigada.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • SILVANO

    gostei pra caramba,pena que ainda não temos o respeito e espaço no trânsito, que deveríamos ter

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • [...] fazendo apenas uma parte do trajeto de bicicleta e o restante de ônibus, trem ou metrô. Uma bicicleta dobrável pode ser uma boa opção para [...]

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • marcelo alonso

    Essa semana fui barrado ao tentar entrar na estação da CPTM, eu não estava com ela coberta, deu esse crédito pra eles, pois eles exigem, só que a pessoa que me barrou disse que ela deveria estar na cx de “papelão” embalada, ai já é demais né, falta informação ainda…

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Olá Willian,

    Assisti ao video e achei super bacana as dicas, parabéns.
    Minha pergunta: Me inscrevi no circuito pedalar pelo Brasilprev, o que vc acha dessa bike já que o valor pago pelo Kit tem um preço super sugestivo comparado com uma comprada na loja?

    aguardo um retorno.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Sheila, seria necessário avaliá-la de perto, mas geralmente bicicletas subsidiadas, para custarem pouco em passeios ciclísticos, são de qualidade muito baixa e apresentam falhas de montagem que podem eventualmente inutilizar algumas peças, como o pedivela por exemplo. Recomendo levar a bicicleta numa boa bicicletaria no dia seguinte à compra, para fazer upgrade de algumas peças (colocar aros reforçados de folha dupla, por exemplo) e conferir a montagem.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Nathalia

    Obrigada!! Moro em Brasília, cidade plana, não preciso então de marchas!! Posso pegar uma mais barataaa huhuhu

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Nathalia

    Gente to na dúvida se compro com ou sem marcha. É muitooo importante ter marcha ou não precisa???

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Boa tarde pessoal, vai haver um evento ciclistico em Salvador, Circuito Pedalar 2014, e tem duas opções de inscrição – kit básico ou kit bike – o valor do kit bike está em 399,90 o primeiro lote e 449,90 o segundo lote. Eu já possuo bike MTB, mas a muito tempo estava querendo uma dobrável, dai me surgiu a ideia de participar desse evento e adquirir o kit bike, pelo fato do valor está bem em conta em relação a pesquisa de preços que venho pesquisando. Alguém por aqui poderia me fazer a gentileza de informar se conhece esta bike que eles estão vendendo no kit ? – se vale a pena realmente investir ? Tenho medo de viver aquela velha história: o barato sai caro. Agradeço antecipadamente aos que puderem me ajudar, abaixo o link da especificação da bike. Grande abraço a todos

    https://circuitopedalar.ativo.com/salvador/#!especificacoes-bike

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Franck, bicicletas que saem tão barato assim raramente têm qualidade aceitável, por mais que sejam subsidiadas pelos patrocinadores do passeio. Sem contar que a montagem costuma ser falha, por se tratar de um grande volume de bicicletas a serem preparadas em tempo recorde. Fica o alerta.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ricardo

    Muito bom o vídeo. Explicativo, objetivo e simples!
    Abraço

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • ELAINE

      Pessoal, boa tarde! Não entendo nada de bicicletas, muito menos sobre as dobráveis. Alguém pode me ajudar? Estou em dúvida entre uma DURBAN BAY 6 PRÓ e uma SOUL D70. Os preços não diferem muito. Como moro em Salvador, penso na maresia (que tudo enferruja) e nas ladeiras. Obrigada!!!!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Doug

    Tenho uma Caloi Bend há quase 3 anos e gosto muito dela. A Bend era a outra dobrável da Caloi, junto com a Urbe, e realmente não entendi a razão de ter saído de linha. As duas pesam praticamente a mesma coisa, mesml a Bend sendo de aço-carbono. Outra vantagem da Bend é compartilhar medidas com as Dahon, o que facilita upgrades e peças de reposição (a Urbe usa canote mais estreito, por exemplo). Na real, a Bend é a Dahon Dream simplificada. Os únicos problemas que vi nela são os pedais comuns, não dobráveis (que mancada, hein, Caloi?!) e as maçanetas de freio, de plástico. As maçanetas troquei por alumínio no primeiro dia com ela, os pedais vou trocar agora. De resto, continuo satisfeito com a bicicleta. Discordo do leitor acima que disse que precisa gastar 2000 reais numa Dahon ou 5000 numa Brompton. Não estou discordando da qualidade destas duas, mas afirmando que para o usuário normal, há outras opções no mercado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Clebson Melo

    Estou, por muito pouco, desistindo de minha bicicleta dobrável. É uma excelente bicicleta. Vai muito bem no trânsito e a possibilidade de dobrá-la tornando-a pequena suficiente para ser transportada na mala de um carro, guardar sob a mesa do escritório ou ainda entrar com facilidade em elevadores ajuda muito no dia-a-dia. Imagina transportar dentro de ônibus ou levar em viagem!

    O problema, e este é um ENORME PROBLEMA, consiste em uma coisa ridiculamente simples: repor um pneu que por ventura estrague. Bicicletas dobráveis de aro 20″ utilizam pneus 20″ x 1,50. E são baratos! A questão é: NÃO EXISTE PNEU 20″ x 1,50 para vender no Brasil. Aí fico obrigado a fazer adaptações, gambiarras ou até mesmo parar de usar a bicicleta por falta de pneu. É o que está acontecendo atualmente comigo.

    Utilizo uma Caloi Urbe como transporte. Há duas semanas está parada pois mais uma vez o pneu traseiro arrebentou.

    Já relatei várias vezes o problema à Caloi que se limita a dizer: procure a assistência técnica local. Na assistência técnica local não existe o pneu que necessito. Nem aqui e nem em nenhuma outra loja no Brasil.

    Já tem cerca de seis meses que pesquiso.

    Pneus mais largos inviabilizam o uso dos para lamas. Item essencial em bicicletas de uso urbano pois protegem o ciclista da água suja e lama jogada contra o corpo devido o movimento das rodas.

    Então se você pretende comprar uma bicicleta dobrável, recomendo que só o faça quando puder encontrar pneus 20″ x 1,50.

    Clebson Melo – Natal/RN

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Celso

    As bikes dobráveis baratearam e pode encontrar usadas em bom estado.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rigoberto

    Alguém conhece a bicicleta dobrável Ultimate 6V Folder? Uma loja na minha cidade vende o modelo a R$ 1.100,00 e gostaria de saber se o produto é de qualidade.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Emília

    A matéria ficou ótima !! Fiquei apaixonada por este tipo de bicicleta !! Parabéns !

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Monica Miranda

    Ola willian adorei seu video! mas ainda fiquei com algumas duvidas! qto custa em media uma bike dobravel? vi que tb tem em aro 26 elas são boas? vc conhece a marca tito bike? meu objetivo é só passeio urbano e gostaria de uma indicação sua…tenho só 1.58 de altura…para mim é melhor a bike aro 20 ou 26? elas são firmes como a normal, não tem perigo de com o tempo ou desníveis nas ruas elas “afrouxarem” as travas? Espero que tenho me entendido! obrigada! Monica Miranda

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Monica, o preço varia bastante. A resistência da trava depende da qualidade da bicicleta, não há como generalizar. Tanto faz a 20 ou a 26, já que geralmente se regula tanto a altura do selim quanto a do guidão e a distância entre eixos já é menor que nas bicicletas convencionais. A dobrável acaba sendo uma boa opção para pessoas de baixa estatura. O melhor é você testar modelos diferentes na loja e ver a qual você se adapta melhor. Espero ter ajudado.

      Thumb up 2 Thumb down 0

    • Mónica, lhe recomendo aro 20 por relação peso – tamanho – força de tração. Bikes são como as cabras, na montanha se dão melhor as de patas pequenas e grossas e no vale as de patas longas e esguias, isso quer dizer que se vc mora em são paulo é recomendável tamanhos de roda menores que permitem mais agilidade nas ladeiras íngremes sem precisar um grande volume de marchas. Sou usuario ha 20 anos de todo tipo de bikes e em são paulo consigo subir com menos esforço na minha aro 20 que ciclistas do meu lado em aro 26, e até com filha na cadeira!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Parabéns pelo vídeo, muito legal. Acabei comprando uma Durban metro 6. Dá uma olhada no meu primeiro vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=V4OdyUJ9QwM

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Parabéns pela postagem e pelo vídeo. Muito simples e objetivo. Sempre utilizei bicicleta dobrável desde a infância (caloi berlineta) e fiquei feliz com a produção atual de bicicletas dobráveis mais modernas e pela aceitação do público… sinal que as dobráveis “nunca saíram de moda”… legal do vídeo também foi orientar e instruir o público geral… lllloooolllll cicloabraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • marcelo

    um conselho de quem ja conhece muuuuito bem as dobraveis.
    se em bicicletas normais a qualidade já é um item critico, fundamental… em dobraveis mais ainda!!!!

    nao aceite nada menos que uma dahon ou brompton, se puder. sao caras aqui? sao. mas valem. se puder, pague. valem. nem que seja usada. vale a pena. sao infinitamente melhores que as demais marcas. nao ha como comparar com nenhuma outra. eu ja andei em todas. ate ja trabalhei em uma loja que as vendiam (so nao tinha as brompton a venda, mas andei de bromton quando morei em boston).

    acreditem em mim. vale a pena pagar mais. a dahon e a brompton sao bem melhores.

    a dahon na minha opiniao tem a melhor relacao custo beneficio. disparado…

    ah, nao falaram em strida, mas sao legais tambem.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Gente eu há dois meses deixei de andar de carro e onibus e passei a andar de bicicleta.. é maravilhoso!!! Me sinto bem, feliz e possível. Hoje ultrapasso alguns limites que antes não conseguia, não tenho falta de ar e minha resistência está ótima. Estava em recife semana passada e vi uma dessas caloi band me apaixonei… quero uma agora… Vc que ainda está trancado dentro de um carro,vamos para a rua e ande de bike é muito bom, faz bem para o corpo alma e mente…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Roberto

    Da para fazer de tudo com uma bike dobrável, já participei de um Dhuatlon com uma dobrável na categoria speed e deixei um monte de gente para trás.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Priscila

    Oi Vinícius. Quero comprar uma pra andar umas 2 ou 3x na semana… pensei na Durban Bay 6 pelo custo benefício… antes eu estava querendo a Caloi Urbe. Qual vc recomenda?
    Tenho 1,80m

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Isabella

    Gostaria de saber qual seria a vantagem e diferença além de peso(que já verifiquei e nem tem tanta diferença assim) e durabilidade das bicicletas de alumínio das de aço, qual devo escolher?

    Estou entre a Durban Bay 6 e a Bay 6 Pro

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Levar a bike de carrinho, com ela dobrada, segurando pelo selim, é utilíssimo para andar com ela e até não precisa tirar o baú! (caso instalar no bagageiro como eu)…mas tem ficado difícilérrimo achar dobráveis que o permitam tão bem quanto o faziam minhas anteriores Blitz panorama (fraca) e Oxford (chilena, muito boa). Será que os fabricantes realmente não visam o uso desse jeito? Será que o público não conhece essa grande vantagem? Eu conseguia ATÉ FAZER COOPER empurrando ela do lado sem grande esforço. O fato dos pedais serem dobráveis também evita bater com a canela neles(se lembrou da dor certo? aiii). Então, acho que amerita uma boa reportagem, e se vcs não fizerem no seu maravilhoso site eu o farei no meu! Grande abraço!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Geni

    Silvana, vi o seu post e gostaria de saber se você ainda está interessada em comprar a bike dobrável. Tenho uma Dobrável B´twin Hoptown nova. Comprei há 3 meses e usei 1 única vez. Preciso vendê-la porque vou mudar de residência a trabalho e tenho que me desfazer de algumas coisas.
    Você está interessada?
    Atenciosamente
    Geni

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Silvana Ferreira Lima

    Adorei o vídeo, William e o postei no facebook. Gostaria muito que aqui em Salvador as pessoas tivessem o hábito de usar bike para ir ao trabalho, passear etc. Sinto falta também do metrô. Penso em comprar uma bike dobrável inicialmente para usar nas horas de lazer, já que em Salvador não existem muitas ciclovias, portanto esta prática é mais perigosa. Mas é uma idéia muito viável e penso que as pessoas devem se mobilizar e exigir dos governantes a construção de ciclovias.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>