Estacionamento para bicicletas em Curitiba continua motivo de piada

Foto postada no blog do Pedaleiro

Lembram daquele estacionamento para bicicletas criado pela prefeitura de Curitiba e que virou motivo de piada? Consistia simplesmente em uma área demarcada no asfalto com um cano horizontal, rente ao chão, para prender as bicicletas, sem nenhum lugar para apoiá-las e nenhuma proteção em relação aos carros.

Embora a ideia de usar uma área de estacionamento tradicional como bicicletário fosse boa, seu uso se tornava impraticável por não haver como apoiar a bicicleta ou prendê-la com segurança. A prefeitura chegou a justificar o formato adotado, o que só demonstrou total falta de conhecimento sobre o uso da bicicleta e falta de contato com os ciclistas locais, que se dispuseram a ajudar.

Depois de muita polêmica, repercussão na imprensa e inevitáveis piadinhas de todo o tipo, a prefeitura resolveu instalar paraciclos no local. Que ótimo, então resolveram? Não! “Na traaave!!”

Quase conseguem acertar. Apesar de terem utilizado um formato razoável de paraciclo, não tiveram coragem de instalá-los no asfalto e eles foram colocados na beira da calçada. Nem ocupando de forma adequada a calçada, de forma que as bicicletas ficassem totalmente sobre ela, nem na rua, para que as bicicletas ocupassem o espaço previsto ali. O ciclista é obrigado a deixar a bicicleta parcialmente na rua.

É difícil até de explicar. Veja o posicionamento absurdo que foi dado a esses paraciclos, deixando a bicicleta em risco de ser destruída por um carro estacionando no local. Acho que o pessoal da prefeitura pensa que bicicleta se estaciona como cavalo: a gente amarra uma corda do guidão até o paraciclo e deixa ela ali bebendo água…

Fala se não parece piada? Foto: Chico Rasia

Preparei um vídeo com antes e depois, veja abaixo. Os vídeos e informações, novamente, são do Chico Rasia.

Essa obra prima foi implementada em junho de 2011 e, segundo o Chico, continua na mesma situação até agora.


13 comentários para Estacionamento para bicicletas em Curitiba continua motivo de piada

  • sandro tanck

    https://youtu.be/HG1sXtKk42Y
    dica de como montar um bicicletário.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • HaroldoTeramatsu

    Pessoal, sgte, estou fazendo uma pós-graduação no IFPR, sobre a criação de espaços ou bicicletários anexos aos terminais de ônibus ou próximos, para que o ciclista possa intermodalizar com o transporte coletivo de Curitiba, conseguindo alcançar distâncias muito mais longas. A pesquisa do artigo é composto por 11 perguntas fáceis, sendo 10 objetivas e 1 subjetiva, sendo possíveis de serem respondidas entre 5 e 10 minutos e devolvidas por email mesmo para economizarmos tempo, papel e tinta. Se vocês puderem, peço enviar seus emails para que eu possa lhes enviar a pesquisa e me responderem assim que possível. Qualquer dúvida me coloco à disposição no email haroldo.teramatsu@gmail.com Tks!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marcos

    Isso parece quando as prefeituras do Brasil afora querem contruir uma pista de skate. A intenção é boa, mas chamam um arquiteto que nunca subiu num skate para fazer a pista. E aí… já viu tudo né?! Acaba acontecendo isso aí que a prefeitura de CTBA fez. A intenção foi boa, mas a realização… digna de dó!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Wesley Souza

    é rir pra não chorar…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Juliana

    gente… que isso??? Ou faz bem feito ou não faz, né?

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Emmanuel M Favre-Nicolin

      As vezes é falha na hora da implementação por falta de especificação técnica, precisa ser corrigido. Se teve um espaço reservado na rua, ele tem que ser utilizado! Tem que ter proteção lateral para impedir os carros de entrar indevidamente nesse espaço… Só conheço um guia sobre bicicletário com especificações no Brasil no site do transporte ativo. http://transporteativo.org.br/wp/2009/03/30/como-fazer-bicicletarios/
      Eu acho que nessas coisas tem muita incompetência técnica por falta de conhecimento… Pelo menos é minha impressão da qui de Vitória, muita coisa implementada aqui é mal feito, sem acabamento. Recebemos ciclovias com lobadas, o que era novidade para mim. As lombadas são muito grandes, angulosa e se encontram frequentemente em curvas, parecem ser feitas para desmotivar os ciclistas, tem que desacelerar abaixo de 20 km/h quase a cada lombada e alguns a menos de 15 km/h. São erros bobas que poderiam ter sido evitados sem custo adicional. Além disso, aqui a nova ciclovia tem curvas fechadas…

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Emmanuel M Favre-Nicolin

    Caraca. O formato do bicicletário é bom mas a localização deixa um pouco a desejar! Tem realmente muita falta de competência no Brasil todo não é somente aqui em Vitória. Porém aqui a prefeitura só constrói bicicletários de encaixe de roda obsoletos apesar de ter um engenheiro especializado na questão bicicleta! Não sei se vai consolar vocês mas vejam um exemplo de bicicletários inadequados em Vitória:
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/09/bicicletarios-obsoletos-da-curva-da.html
    E o único bicicletário público bom de Vitória, 5 vagas e 300.000 habitantes!
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/09/primeiro-bicicletario-publico-de.html

    Emmanuel, Blog Vitória Sustentável,
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ciclista Urbano & Voando Baixo

    *****kkkkkkkkkkkkk,piada boa esta uai sô.*****

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ciclista Urbano & Voando Baixo

    *****kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,PIADA BOA ESTA CHÊ.*****

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Daniel Werle Arenhart

    Wooww.. nossa. essa piada é pra rir ou pra chorar?

    belo vídeo!.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Silvio

    Cara isso merece um CQC…..o problema que em qualquer prefeitura deste Brasil o que vemos na pratica é um cabidão de emprego de amigos da corte destes politicos, daí destas perolas em desperdicio de dinheiro, afinal gastar dinheiro dos outros é bom demais…e ainda levam um por fora.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Janeslei B Marques

    E tem gente que chama Curitiba de capital ecológica, será que somos mesmo?
    Será que posso sonhar em colocar minha bicicleta no metropolitano Campo Largo Curitiba e ir pedalar na capital, ou é ilusão demais?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • raphael m oliveira

    Pois acabei tendo minha bike roubada na segunda, ao prendê-lá na grade de um supermercado no centro de Curitiba…

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>