Olhe antes de sair com o carro

Uma boa ideia para aumentar a atenção com os ciclistas passando nas ruas. Veja como funciona a ação, que foi criada como propaganda de uma loja de bicicletas.

clique para ampliar

A imagem acima, encontrada no site Bike Hype, mostra um adesivo para ser colado nos retrovisores. A intenção é que o motorista veja a imagem quando for sair com o carro, como se houvesse uma criança pedalando logo ao lado. Na parte de trás, um texto que diz: “Olhe antes de sair. 20% dos acidentes com bicicletas envolvem crianças”.

O adesivo é de uma propaganda do tipo “guerrilha”, da loja de bicicletas Sweet Pete’s, de Toronto, em 2007. Mas poderia muito bem ser uma ação de conscientização de motoristas, mostrando em termos práticos que quem está em um carro deve prestar atenção também às bicicletas que dividem com ele o espaço viário. E o apelo emocional baseado no medo das consequências tem muito mais efeito que frases rebuscadas e com palavras da moda.

Está mais do que na hora de termos, no Brasil, campanhas para conscientizar os motoristas quanto à presença e o direito de circulação dos bicicletas nas ruas. Enquanto elas não vêm, façamos as nossas.

Leia também: Cuidado com as portas dos carros parados

10 comentários em “Olhe antes de sair com o carro

  1. Boa noite,

    Pessoal, pedalo pela regiao do jabaquara, vergueiro e augusta na comutação diária há uns 9 meses já e tenho visto um aumento crescente e inegável do número de ciclistas, entretanto, também cresceu a frequência com que avisto pessoas pedalando com fones de ouvido pelas ruas, entre o trânsito, dentro e fora da ciclovias.

    Nunca vi um artigo discustindo este tema no site, dei uma pesquisada antes para ver – corrijam-me se tiver errado. Sei também da popularidade desta página e de como ela se coloca como referência para os ciclistas não só de São Paulo. Portanto, acho que abordar esta questão é muita importante, pois considero esta prática muitíssimo arriscada.

    Não sou atleta, mas uso a bike para me deslocar pelas cidades onde vivi há 12 anos. Faço este apelo para que vocês toquem neste assunto!

    No mais, o blog é ótimo, bom trabalho.

    Abraços,
    Rafa

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Sério. Acho que uma medidas dessas só serve para bairros um pouco mais “civilizados”. Talvez cidades civilizadas como Curitiba. São Paulo, acho que não funciona. A periferia de São Paulo, é selvagem. Por exemplo, fazer sinal para atravessar, na periferia não funciona. Contudo, na cidade de Carapicuiba, para minha surpresa, funciona melhor ….

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Boa idéia. Melhor que colocar um “X” no retovisor ou pára-brisas com pincel atômico. Contudo, com certeza vai sair mais caro que um pincel atômico. :-).

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Ótima ideia! O impacto da imagem no próprio retrovisor é muito mais efetivo do que um comercial que se assiste sentado no sofá, longe da situação de fato.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Particularmente acho que muita gente pode se irritar com isso. Eu, por exemplo, não gosto de propagandas com papéis. Geram lixo. Ainda mais se for adesivo e grudado no retrovisor. Péssima idéia.

    Thumb up 0 Thumb down 2

    1. Renato, esse adesivo é uma propaganda de uma loja de bicicleta de Toronto e esteve em circulação no ano de 2007. O jeito é mandar fazer. Mas precisa ser uma película plástica sem cola, para facilitar a retirada. Senão é sacanagem.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Gostei da campanha. Existe realmente um número grande de motorista e passageiros que não olham o retrovisor antes de abrir a porta. Isto representa um perigo ao ciclista, ao motociclista e também ao próprio motorista.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *