Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

Foto: Aline Cavalcante

Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas das respostas que recebemos pelo twitter e várias outras nos comentários da página.

Quais suas dificuldades? Quais as vantagens? Que caminho você faz? Deixe também o seu depoimento!

@labao55
2 ou 3 x por semana trabalho de bike. Fazendo captação de imóveis percorro em torno de 20 a 30 km.

@xupakavraz
Eu, todo dia, 32km. Quando não vou de MTB, vou de Speed :b

@arthurtortoro
Vou de bike todos os dias, 20 Km (ida e volta)

@hdiogenes
1 vez por semana. 18km cada trecho. #vadebike

@ciclistiane
Uso a Bike para ir ao trabalho e a faculdade, 17km por dia, só não pedalo quando está chovendo.

Leia também

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço? <

> De bicicleta para o trabalho (vídeo) <

> Dicas para pedalar com segurança <

> Histórias do Dia Mundial Sem Carro <

@pgmenezes
Sim, 2 a 3x por semana, cerca de 8km (16km ida e volta) =)

@DiegoZanini
Vou de bike todos os dias trampar. Distância: 8km – Trajeto: ZL/ZN de SP – Tempo médio no trânsito: 30min para ir e 20 para voltar.

@ciclorganico
Sim, uso. De 3 a 5 x por semana. 10km de ida + 10km de volta. So n uso qdo chove em Chuvaville (Joinville)

@fnorte
Venho todo dia, geralmente são 4kms, mas umas 2 ou3 vezes por semana espicho uns 20km para relaxar.

@llmuniz
Uso bike de várias maneiras para ir ao trabalho, de dois a três dias por semana. O percurso mais usado tem 66Km, ida e volta.

@alvarodiogo
Vou de bike ao trabalho todos os dias. Trajeto de 1,5 km de descidas predomintes na ida e consequentemente subidas mortais na volta

@thiagobusse
Sim, vou de Bike para o trabalho de 2a a 6a, faça chuva ou faça sol. 40km (ida-volta). E pedalo para discontrair nos fds!!!

@oCebo
Todo dia com chuva ou sol. Mínimo de 12km ida e volta, mas as esticadas para treinar são frequentes. Ai pedalo uns 30Km por dia.

@leonorfco
eu vou trabalhar de bike em média 2x por semana. Pra ir e voltar é 7km. Pertinho, né?

E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!


241 comentários para Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

  • Tenho ido trabalhar de bicicleta, moro em Santos e trabalho no Guarujá (por segurança e evitar chamar atenção uso o modelo de bike feminina mais simples) e em todo percurso existe ciclovia. Gostaria de saber como calcular a distância que percorro -ida e volta. Entre Santos/balsa (depende de quantos navios temos de esperar passar)/ciclovias e aventuras entre ciclistas apressados, levo 50 minutos a uma hora e dez, aproximadamente. No “chutômetro”, calculo, por alto uns 25km – ida e volta.Tenho 53 anos e sobrepeso e estou encarando este desafio como uma atividade física e como consequência, fico com os joelhos e punhos doloridos. Sou alta, 170cm e pedi para regular o banco para uma altura em que meus joelhos não sofram tanto. O guidão também é alto. Talvez seja a distância muito grande e a falta de condicionamento que me deixam tão dolorida. Se puderem me ajudar com estas duas questões, fico feliz, obrigada!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Renato

      Adquira e instale um velocimetro, que pode ser encontrado em qualquer bicicletaria vc encontra. A maioria dos modelos marca não só a velocidade, como também registra quilometragem que você rodar, entre outros dados bem interessantes.

      Peça para o atendente da bicicletaria te mostrar os modelos e te explicar como funciona. Você vai gostar e não vai querer mais ficar sem um.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eduardo

    40 kilometros por dia todos os dias, 20k ida e 20 volta

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Joao victor

      Amigao, tenho essa duvida…
      Cansa muito?
      Trabalho como logístico e ando o dia todo carregando e puxando coisas, da pra ir trabalhar de bike com a distancia de 25km só pra ir?

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • José Júlio Ferreira Cintra de Almeida Prado Junior

    Vou para o trabalho de bike todos os dias que posso. São 8 Km para ir e 8 Km para voltar, mas dou uma esticadinha e procura atingir uma média de 21 Km pelo menos 3 vezes por semana. Cheguei a percorrer 40 km direto em uma viagem para a cidade de Itu, saí de Sorocaba.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Helen

    Olá, estou pensando em vir trabalhar de bike, da minha casa até o escritório são 14 km (ida e volta),mais o que desanima são os morros, tenho que enfrentar 3. A média de tempo para este percurso são qnts minutos?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • ALEKSANDRO

      7km dá entre 25 e 35min com subidas, mas só é puxado nos primeiros meses, depois as pernas acostumam. Recomendo testar o futuro percurso durante 3 finais de semana, para sentir como será

      Thumb up 3 Thumb down 0

      • Helen

        oii, vim de bike hj, mais cansei d+, minha bike n tem onde colocar a mochila, então pesou bastante ela no ombro. Gastei 35 minutos pedalando rápido sem parar. Da próxima vez vou vir mais cedo que faço umas paradas e não canso muito. Vamos ver na volta, amanhã conto.

        Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marcelo

    Pedalo ao trabalho todo dia, são 14 km ida e volta, com três ladeiras no caminho curto. Faço tmb outros caminhos pra treinar um pouco, aí a quilometragem aumenta para uma média de 25 a 30 km

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Savio

    Eu uso todos os dias para ir ao Trabalho todos os dias e no lazer também. Adoro andar de Bike!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • ana

    Sou Mocambicana, vou de bike ao trabalho todos todos os dias de 2 a sabado,2km por dia. No meu pais ainda nao se respeitam os ciclistas e nem existem ciclovias,mesmo assim arrisco e curto pois ‘e maravilhoso.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • ALEKSANDRO

    Moro no Jd. Panorama-ZL, próximo de Utinga-Santo André, e trabalho na Agua Branca-ZN, faço 49km no total (ida-volta) com 1:20hs em média. Comecei com 2x por semana e hoje ando todos os dias, na chuva ou no sol. Economizo R$60,00 de etanol por semana, aproximadamente. Comprei até um bagageiro parecido com o de MotoBoy para levar a roupa social do trabalho. Fora tudo isso, diminui meus niveis de triglicerídeos no exame de sangue, to perdendo a “pança”, e to feliz…..

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Uso minhas bikes todos os dia para trabalhar. Vou para meu trabalho pela manhã do Planalto paulista ate Moema distante uns 3km e de lá saio para aulas fora.As Segundas Quartas e Sextas vou de Moema ate Praça Buenos Aires 12km e Terças e Quintas de Moema Alto da Boa Vista 10km.
    E quero deixar documentado que a ciclovia do Rua Honduras aumentou em muito a minha segurança nesse trajeto.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Caetano Garcia

    Uso a bike praticamente todos os dias para ir até o Pq.Aclimaçāo e fazer minha caminhada. São 5km de bicicleta e 5km em volta de um lago muito gostoso, onde fico algumas horas quando posso.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • @ Salazar

    2 a 3 x por semana e aumentando, de elétrica, pedelec, ou dobrável, roupa do trampo mesmo, só troco o sapato, 15 km ida e volta

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Victoria

    Precisava de uma ajuda, moro no bairro de interlagos e trabalho na rua santa justina, daria em torno de 13,5 k ida + 13,5 k voltaqual seria o melhor trajeto para vir de bike ? ciclovia da marginal pinheiros ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Daaniel

    Galera moro no km 23 da rodovia Anchieta e trabalho no Ipiranga gostaria de ir de bike mas tenho receio de ir pela rodovias por medo de atropelamento. Gostaria da opinião dos colegas.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Renato

    Bom dia colegas, quero deixar de usar meu carro em 2015 e usar a minha bike elétrica. Tenho dúvidas quanto ao melhor trajeto da praça panamericana até a Berrini, próximo a ponte estaiada. Alguém pode me ajudar?

    Abraço e um ótimo dia a todos!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Rodrigo

      Bom dia Renato, tudo bom? Que show cara, o trajeto não é muito longo, nem arriscado, com certeza você o fará tranquilamente! O caminho é bem simples, da praça, você pode acessar a ciclovia da marginal. Vai nela direto até a saída do parque do Povo, que é a ponte nova, ta muito bom ali. Você vai dar a volta no parque, sai ali do lado do shopping JK e vem na funchal, cruza a bandeirantes e pronto, ta na Berrini. Alias, por causa das obras, a Berrini vive travada, eu recomendo pegar uma paralela, tipo a Nova Independência, mas ai depende de que lado você vai. Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode entrar em contato!

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Eloiza

    Faço todo meu percurso de mtb facul, trabalho, casa são 30kms dia 6x por semana. Só não vou de bike se estiver chovendo muito! Uso todos os equipamentos capacete, luvas, oculos, roupa de ciclismo, sapatilha, lanternas na bike e capacete fico com a roupa na facul a galera já acostumou risos, qdo chego no trabalho troco, temos vestiário. Já bike fica no refeitório, tem seu espaço reservado. Embora não seja barato as roupas apropriadas fazem toda diferença tanto na performace, flexibilidade, seca rápido, diminui a fadiga muscular, reduz a sensação térmica… vale a pena! Bom, Amo ir de bike!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ana Claudite

    E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!

    Há um ano que eu adotei a bicicleta para ir ao trabalho e cada dia que passa tenho mais a certeza que foi a melhor escolha que fiz. Quando passo por um engarrafamento , me sinto a pessoa mais sortuda e esperta no meio de todos aqueles motoristas. rs
    Vou todos os dias, de segunda a sexta. A distancia é em média 12Km (ida e volta)e gasto de 15 a 20 minutos. Se eu fosse de ônibus eu gastaria mais ou menos 50 minutos, sem falar do tempo de espera. O percusso todo eu faço em ciclovia. Na volta, quando já é noite Durante Tenho a sorte 18:30 tem um trecho da ciclovia que é muito escuro e fico com medo de assalto,então, pego este pedaço na pista dos carros , o que também me dá medo, mas é o jeito. A maioria dos motoristas não respeitam a distância de 1,5 m , na verdade acho que eles nem sabem. Já fui atropelada uma vez. O que não me fez desistir.
    è isso. VOU E BIKE!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • SIM, FAÇO USO DE BICICLETA PARA TRABALHAR SÓ 21 ANOS, MORO EM RIO CLARO SP À 5 KM DO MEU TRABALHO E TENHO UM TESÃO MUITO GRANDE POR BIKES NO FINAL DE SEMANA PEDALO FAÇO UM PEDALZINHO COM AMIGOS DO LPT PARA NÃO PERDER O COSTUME !!!!! VOCÊ DO INTERIOR DEIXE SEU CARRO NA GARAGEM E VAI DE BIKE PARA SEU TRABALHO FALOU .

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Carlos Renato

    A um ano atrás pegava o ônibus todos os dias para o trabalho, um traje de 12km durava em média 1h, hoje eu vou de bike sem ônibus lotado e sem congestionamento o que gastava uma hora hoje faço o trajeto em 25min as vezes até menos.
    Ônibus agora só em época de “dilúvio” em Vila Velha-ES.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • 4x por semana, 10km ida e vinda. Só tenho dificuldade nos dias chuvosos, ainda não encontrei uma capa que realmente proteja da água.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Francisco Godoy

    Uso. Já há três anos venho trabalhar de magrela todos os dias.
    Comecei há uns cinco anos vindo uma ou duas vezes por semana já me preparando para que a coisa chegasse aos cinco dias/semana. Foi um processo lento de aprendizagem e compreensão do trânsito, de adequar a família a minha nova rotina e fazer que a mesma não atrapalhasse a vida deles. Hoje em dia chova ou faça sol eu venho com minha velha companheira para o serviço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Vou trabalhar todos os dias de bike. Faço o percurso em 30 minutos, subo algumas ladeiras. Procuro sinalizar, mas mesmo assim, alguns motoristas ainda me fecham. Outros, respeitam e me deixam passar tranquilamente.
    Quando comecei a pedalar, suava muito, depois peguei um ritmo que me permite chegar com a roupa de trabalho e salto alto sem precisar tomar outro banho.
    Também vou de bike do trabalho para a universidade, em 10 minutos, e de lá para casa, em apenas 15 minutos.
    Além disso, gosto de pedalar nos finais de semana, na orla ou parque da cidade, para almoçar ou tomar sorvete, sozinha ou com os amigos.
    Enfim, minha vida se resume em antes e depois da bike. Antes, eu andava em ônibus lotado, me chateava porque passava muito tempo em engarrafamento. Depois da bike, tenho mais liberdade, pois faço o percurso em meu tempo e me sinto disposta para todas as atividades do meu dia-a-dia.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!
    Vou diariamente de bike para o trabalho, aproximadamente para os dois empregos percorro cerca de 40km, vou com a roupa do dia a dia e em alguns casos deixo uma muda extra para emergência, além disso pedalo com clipe o que demanda um outro par de calçados. Andar de bike é uma opção de vida que nos leva a conhecer a vida intensamente.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ricardo Soares

    Vou de bike todos os dias ao trabalho, infelizmente hoje estou de molho, cravicula quebrada na ultima trilha de 1 de maio. BIKE FOREVER

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Quase todo dia, só não quando tenho algum compromisso que exija carro durante/logo depois (que não de tempo de ir pra casa e se arrumar, por exemplo).

    São 20Km total (ida e volta). Vou com roupa mais esportiva (não de bike… camisa de futebol normalmente e bermuda) e me troco no trabalho após um banho de pia… Mas já convenci a empresa a incluir na reforma que estão fazendo um banheiro com chuveiro \o/

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Vitor Gouveia

    Sou do Rio de Janeiro.Uso todos os dias. 36 Km no total, entre ida e volta. Pedalo numa caloi supra MTB, com paralamas traseiro e dianteiro, devido ao péssimo estado da ciclovia Campo Grande-Santa Cruz. Se usar uma speed poderia avariá-la rapidamente. Faça cuva, faça sol, vou de bike dar aula!

    P.S.: alguém sabe onde se vende overshoes aqui no Rio? Eles protegem da chuva realmente?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Juliana

    Ganhei uma bicicleta do meu esposo hoje. Trabalho a 15 km da minha residencia e estou pensando em ir de bicicleta aos finais de semana, por questão de saúde. tenho apenas receio de não conseguir chegar por conta do meu condicionamento físico. O que vcs acham que poderia fazer???

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Juliana, faça um teste em um dia de folga, de preferência num sábado, domingo ou feriado, quando há menos carros nas ruas. Escolha uma rota que evite avenidas e subidas fortes, mesmo que isso aumente o percurso. 15 km não é muito, mas se você anda sedentária pode sentir um pouco no começo. Para começar, vá em um dia, deixe a bicicleta lá e volte com ela no dia seguinte, assim você não acumula a ida e a volta em um mesmo dia e não se cansa demais. 😉

      Thumb up 0 Thumb down 0

    • Rosana

      Se me permite um palpite, procure no http://bikeanjo.com.br/ se há o serviço de bike-anjo em sua cidade. O seu Bike-Anjo “da guarda” pode traçar uma rota segura e viável e te acompanhar para você ter sucesso no seu projeto.

      Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>