“Ciclovia é para matar pessoas”, afirma candidato à Prefeitura de SP

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

"Ciclovia no centro é para matar pessoas" Foto: Divulgação

Em entrevista à Bandnews FM, o candidato do PDT à Prefeitura de São Paulo, Paulinho da Força, disse que não fará ciclovias para ligar a periferia ao centro da cidade, por considerá-las “um convite para a morte”.

Segundo matéria no site da Band, Paulinho teria dito que “ciclovia no centro é para matar pessoas” e que “ciclovia não pode vir para o centro”. O candidato acredita que “ciclovia significa mais complicação”, referindo-se aos congestionamentos. Ele pretende construir ciclovias pequenas, ” de três ou cinco quilômetros, mas dentro dos bairros”.

Estacionado no século XX

Eu teria vergonha de dizer uma bobagem desse tamanho. Fica claro que, para o candidato, ciclovia é coisa para passear. Garantir a circulação segura de quem já utiliza a bicicleta, então, é coisa que nem passa pela sua cabeça. Conhece pouco seu eleitorado, composto por muita gente que atravessa a cidade em cima de uma bicicleta simples, vencendo dezenas de quilômetros diariamente, para contornar a deficiência de transporte público. Demonstra acreditar que as bicicletas atrapalham a circulação dos carros, por isso não podem ser estimuladas e devem ter sua circulação restrita à periferia, em circuitinhos onde não atrapalhariam os congestionamentos.

Olha, falta tanto embasamento nesse posicionamento que fica até difícil comentar. Difícil acreditar que teoricamente trabalha em favor da classe operária não perceba que ela usa muito a bicicleta para se transportar ao trabalho. Bem, talvez já tenha esquecido.

Além da visão retrógrada de mobilidade urbana, com declarações que parecem ter saído dos anos 80, o candidato dá mostras de que carece de um bom assessor, que lhe explique direito no que está entrando.  Precisa conhecer melhor a cidade e os cidadãos, os problemas e as soluções. Chega a parecer que ele concorre à Prefeitura apenas para chamar atenção e “fazer nome”, pois não parece preocupado de fato com a questão de mobilidade na cidade. Ou não tem a mais remota ideia da extensão desse problema.

Atualizado: leia a réplica do candidato

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

65 comentários para “Ciclovia é para matar pessoas”, afirma candidato à Prefeitura de SP

  • Mario

    Ciclovias caem bem nos dias de lazer, feriados… mas para se pensar em usa las diariamente para o trabalhador? serio isso? Tem chuveiro no emprego? Com essa crise hidrica isso nao seria mais banhos?
    Façam o que já falei… criem a integraçao veiculos e transporte publico. Criem nos terminais de onibus e metros e trens, grandes estacionamentos onde o usuário deixe seu carro o periodo integral e use o transporte publico. Isso de gratis, sim!! Estacionamento cercado, e cuidado por 2 guardas municipais. Ahh mas isso custa aos cofres publicos(mentira né!!), mas entao cobrem por esse periodo, valores bem baixos, tipo 2 reais.. e ai os senhores verão como muita gente migra dos seus veiculos para os transportes de “massa”. As vezes se mora a 1 ou 2 km de uma estação, e por falta de ter onde deixar o veiculo, prefere se pagar o mesmo mais proximo de onde se trabalha, e desse modo inundar as ruas e avenidas de carros. Pensem, reflitam, lapidem essa ideia que percebi em filmes americanos e europeus.

    Thumb up 1 Thumb down 4

  • Nivaldo

    Puts! De vez de melhorar o projeto ele questiona o mesmo!! Ta ai um politico sem noção tem de ser louco para votar ele

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Marlus Ricardo Cornel

    Que Vergonha!!! Esse político esqueçe que ele só chegou onde chegou, graças a classe operária que muito ou digo inúmeros saem de casa com suas bikes para ir trabalhar na esperença de ter um representante idiota lutando por eles, dai o cara de pau faz esse comentário, precisamos prestar atenção nesses caras, quando iniciam suas campanhas se fazem de humildes e eles e sua assessoria de comunicação são tão burros que deixam escapar esse comentário!!!
    Cabditado BURRO! FAZ CAMPANHA PELA CIDADE DE BIKE, ESVAZIA A MENTE QUANDO PEDALA, ISSO VAI FAZER VC PENSAR MELHOR EM SUAS PALAVRAS NA SUA CAMPANHA!!!

    Marlus R. Cornel
    Joinville – SC

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Malacostráceo

    Das duas uma: ou esse analfabeto funcional não apenas desconhece seu eleitor e a realidade das cidades como sequer sabe ler jornal; Ou, é mais esperto do que imaginamos e tem a mão molhada por lobistas da indústria automobilística, de combustíveis e ou demais interessados no caos do trânsito.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>