A Bicicletada da “circofaixa” em São Paulo

Convite de agosto proposto pelos participantes da Bicicletada de São Paulo. Clique para ampliar.

Por ser direcionada exclusivamente ao lazer, a estrutura que foi instalada na Avenida Paulista só vale aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h. Apesar disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) declarou ao jornal Folha de São Paulo que a estrutura foi criada porque a avenida não seria segura para os ciclistas “no dia a dia”, dando a entender que a ciclofaixa aos domingos ajudaria a diminuir esse problema.

O convite para a Bicicletada paulistana de agosto (ao lado) é uma crítica a essa incoerência e a expressão clara de que Av. Paulista, há tempos, precisa de uma infraestrutura cicloviária voltada ao transporte.

Duas demandas, solução para apenas uma

O Vá de Bike é favorável às Ciclofaixas de Lazer e ao uso da bicicleta como lazer e esporte, importante para a cidade e para os cidadãos. Entendemos que a estrutura, ainda que temporária, serve para estimular o uso da bicicleta – e isso é inegável, afinal são cerca de 100 mil bicicletas circulando por elas nos finais de semana. Também percebemos o potencial de criar novos ciclistas, pois muita gente passa em um segundo momento a utilizar a bicicleta também em seus deslocamentos em outros dias e horários.

Mas também é inegável que, numa avenida por onde passam cerca de mil bicicletas por dia durante a semana (e isso sem haver infraestrutura que a torne segura), a vida dos cidadãos que se deslocam dessa forma deve ser protegida pelo poder público. Hoje o que se vê são críticas do próprio órgão de trânsito aos ciclistas que passam por ali, que admite com isso ter sido até hoje incapaz de tornar a avenida segura. Em vez de corrigir o problema, a CET prefere ignorá-lo, culpando indiretamente os ciclistas pelos acidentes e mortes que ocorrerem ali. Afinal, avisaram para evitar a avenida, lavando as mãos sobre o assunto.

A Ciclofaixa de Lazer é bem vinda, mas não pode ser justificada como medida para proteger o ciclista que utiliza a Avenida Paulista, um importante eixo para quem utiliza as duas rodas sem motor em seus deslocamentos diários.

O encontro para a Bicicletada será, como sempre, na Praça do Ciclista (Av. Paulista x Consolação – veja mapa), a partir das 18h, nessa sexta-feira 31 de agosto.

Veja também

Ciclistas podem circular em avenidas de tráfego rápido?

Velocidade mínima das vias não vale para bicicletas

O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas


8 comentários para A Bicicletada da “circofaixa” em São Paulo

  • Sua função é puramente recreativa. Não há intenção de msotrar a bike como meio de transporte, mas apenas como meio de se divertir aos fins-de-semana. De certa forma acaba jogando até mesmo contra os ativistas ao passar esta ideia de lúdico e não de útil (não que o lúdico não possa ser útil).

    Posso estar enganado, mas é esta a ideia que me passa.
    http://www.tsavkko.com.br/2012/09/bikes-e-ciclofaixas-uma-vitoria.html

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Gabriel

    BICICLETADA NACIONAL CONTRA AS CICLO-FALSAS!! http://goo.gl/Evv4d http://twitpic.com/arb9ie

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • David

    Ou seja: seria bem mais honesto eles terem dito que o objetivo era estimular o uso da bicicleta na cidade.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • David

    Regina, acho que voce nao entendeu a critica: todos achamos ótimo ter a ciclofaixa e dela nasceram outros ciclistas. So que ela nao torna mais segura a vida do ciclista que usa a bicicleta para trabalhar TODO DIA, so resolve a questao da bicicleta como passeio. Mas a frase que a CET disse, aparentemente proposital, queria dar a entender que o objetivo era deixar a Av Paulista mais segura para os ciclistas em geral, o que nao é verdade. Basta ver que todas as mortes de ciclistas na Paulista nunca ocorreram aos domingos, e sim durante a semana, quando estas pessoas estavam indo para seus trabalhos.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  • Regina Brito

    Não vejo a ciclofaixa como circofaixa… É uma forma agressiva de se expressar e acredito que não seja esse o propósito do movimento, temos que pensar nos futuros ciclistas, as crianças, que hoje são levadas pelo pais para andar de bicicleta na rua, no local que para eles é seguro, “a ciclofaixa”… não existindo a ciclofaixa no fim de semana, nunca que essas crianças teriam a alegria de pedalar achando normal andar de bicicleta nas ruas, cresceriam aprendendo que só se anda de bicicleta em parques… Acredito que devam se manifestar sim, mas não dessa forma… Afinal, a ciclofaixa tb tem seu benefício.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 7

  • Vinícius

    Não vou conseguir ir porque tenho médico amanha cedo… nada de ir trampar de bike.

    Mas pensando bem… posso ir a pé só pra fazer um barulho lá xD
    Acho que vou colar… e já sei onde conseguir o nariz de palhaço

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    • jpliberdade

      Vinícius, te dou uma dica que servirá também para outras pessoas, e é o que vou fazer hoje.
      Qualquer pessoa pode alugar uma bicicleta em algumas estações de metrô, podendo ser devolvida em outra estação. A 1ª hora é grátis e as demais é cobrado R$ 2 reais.
      Lembrando que tem que fazer um cadastro, depois sempre que quiser alugar uma bike ou estacionar a sua, tem que apresentar o RG. Veja no site do metrô, os procedimento que não é bicho de 7 cabeças.
      http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas/bicicletarios.aspx

      Hoje vai ser a primeira vez que irei nesta Bicicletada, mas irei alugar uma bike na estação Paraíso, porque moro longe, de lá irei pedalando até o final da Paulista se encontrar com esse grupo, que pelo que me falaram é muito bom. E a pessoa que me falou sobre esse encontro legal, é que ela mora na zona leste e faz exatamente isso, aluga uma bicicleta na Estação Paraíso, participa da Bicicletada e no final devolve, e vai para casa de metrô.

      Segue um video legal nesse link abaixo, recente de Junho deste ano.
      http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=zona-leste-de-sp-lidera-aluguel-de-bicicletas-do-metro-04023870C8C17326

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • jpliberdade

        Apenas deixo um alerta para quem for alugar a bike em bicicletário do metrô. Alerto que a devolução, deverá ser feita no máximo até as 22 horas, por exemplo na estação Vila Mariana ou Anhagabaú. Se passar desse horário, terá que devolver no dia seguinte e arcará com uma multa de R$ 150 reais.
        Ontem, quase aconteceu comigo, pois estava adorando a passeata, quando decidiram descer a Brigadeiro, tive que voltar pedalando correndo para devolver, pois já era 21:45, cheguei faltando 3 minutos para as 22hs na Vila Mariana. Valeu a experiência, foi muito legal.
        Se eu morasse mais próximo, estaria indo sempre.

        Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>