handbike, bicicleta para pessoa com deficiência (pcd)

Bicicletas e triciclos de diversos tipos permitem a mobilidade e a diversão dos participantes da Bicicletada Inclusiva, realizada anualmente na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Willian Cruz/VdB

Handbike, a bicicleta para pessoas com deficiência

Veja em fotos e vídeos como é uma handbike. Pedalada com as mãos, essa bicicleta adaptada é adequada a pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida

A handbike (ou handcycle) é um tipo de bicicleta pedalada com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva). Adequada a pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida, possui muitas semelhanças com uma bicicleta tradicional do tipo reclinada, tendo como diferenças fundamentais a estrutura de três rodas e, claro, a posição dos pedais.

Conheça o Ciclismo Paralímpico, com sua diversidade de bicicletas e seus atletas de alto rendimento

O vídeo abaixo, postado no Youtube pelo Fábio Uzunof, explica e mostra muito bem como é uma handbike. Segundo Uzunof, “a handbike, depois da natação, é o esporte mais completo que existe hoje” para a pessoa com deficiência, porque “acaba conferindo resistência cardiorrespiratória, equilíbrio de tronco e força muscular”. Valeu, Fábio!


Paraciclismo

O paraciclismo é o ciclismo realizado por pessoas com deficiência, sendo inclusive um esporte paralímpico. É realizado com a utilização de handbike, triciclo ou bicicleta adaptada, sendo “pedalado” com as mãos. Haja braço!

handbike, bicicleta para pessoa com deficiência (pcd)
O paraciclista Fred Carvalho em sua handbike. Foto: arquivo pessoal

Um paraciclista que já nos enviou muitos vídeos gravados em sua bicicleta adaptada é o Fred Carvalho, de João Pessoa. Fred já conquistou várias medalhas ao longo da sua carreira como paratleta.

No vídeo abaixo, produzido por Phelipe Santos e Rafael Luna, ele conta sua história desde a infância, quando saía sozinho de bicicleta deixando sua mãe preocupada. Também fala de seus sonhos, a dificuldade dos treinos e como passou a se dedicar ao paraciclismo. Vale a pena assistir!


Como é pedalar uma handbike?

Nesse vídeo do canal Handbike For Love você faz um passeio virtual em uma bicicleta adaptada, em estrada e ciclovia:


54 comentários em “Handbike, a bicicleta para pessoas com deficiência

  1. Sou paraplégico e gostaria de comprar um hand bike. Gostaria de ver fotos e preços. Me interesso mais pela mais alta.
    Vilmar da Silva, SC. wats:
    (47)9 9950-5677

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Vi nos comentários algumas pessoas oferecendo a handbike para venda. Como são comentários mais antigos, não sei se as vendas foram concretizadas. Meu namorado é deficiente físico. Foi cadeirante por 6 anos, hoje tem um pouco de locomoção com uso de andador, mas não possui movimento em uma das pernas e pouco na outra. Gostaria muitooo de adquirir uma handbike para ele – pensando em trazer um pouco de “emoção” e motivos para sorrir. Caso alguém ainda tenha para venda por um valor acessível, sou de SP, seguem meus contatos:whats (11) 991624248 e email michelle.navarro@bol.com.br

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *