Handbike, uma bicicleta inclusiva

O paraibano Fred Carvalho em sua handbike. Foto: arquivo pessoal

A handbike, ou handcycle, é um tipo de bicicleta pedalada com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva). Adequada a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, possui muitas semelhanças com uma bicicleta tradicional do tipo reclinada, tendo como diferenças fundamentais a estrutura de três rodas e, claro, a posição dos pedais.

>> Conheça o Ciclismo Paralímpico, com sua diversidade de bicicletas e seus atletas de alto rendimento <<

O vídeo abaixo, postado no Youtube pelo Fábio Uzunof, explica e mostra muito bem como é uma handbike. Segundo Uzunof, “a handbike, depois da natação, é o esporte mais completo que existe hoje” para a pessoa com deficiência, porque “acaba conferindo resistência cardiorrespiratória, equilíbrio de tronco e força muscular”.

O Fábio deixa na página do vídeo o e-mail dele para contato: uzunof@hotmail.com. Valeu, Fábio!

Um paraciclista que sempre nos envia vídeos gravados em sua handbike é o Fred Carvalho, de João Pessoa. Conheça a história dele aqui. No vídeo abaixo, ele está participando de uma corrida de “5 milhas” e gravou a competição toda, da largada à chegada. Obrigado por nos carregar em suas rodas, Fred!


11 comentários para Handbike, uma bicicleta inclusiva

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>