handbike, bicicleta para pessoa com deficiência (pcd)

Bicicletas e triciclos de diversos tipos permitem a mobilidade e a diversão dos participantes da Bicicletada Inclusiva, realizada anualmente na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Willian Cruz/VdB

Handbike, a bicicleta para pessoas com deficiência

Veja em fotos e vídeos como é uma handbike. Pedalada com as mãos, essa bicicleta adaptada é adequada a pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida

A handbike (ou handcycle) é um tipo de bicicleta pedalada com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva). Adequada a pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida, possui muitas semelhanças com uma bicicleta tradicional do tipo reclinada, tendo como diferenças fundamentais a estrutura de três rodas e, claro, a posição dos pedais.

Conheça o Ciclismo Paralímpico, com sua diversidade de bicicletas e seus atletas de alto rendimento

O vídeo abaixo, postado no Youtube pelo Fábio Uzunof, explica e mostra muito bem como é uma handbike. Segundo Uzunof, “a handbike, depois da natação, é o esporte mais completo que existe hoje” para a pessoa com deficiência, porque “acaba conferindo resistência cardiorrespiratória, equilíbrio de tronco e força muscular”. Valeu, Fábio!


Paraciclismo

O paraciclismo é o ciclismo realizado por pessoas com deficiência, sendo inclusive um esporte paralímpico. É realizado com a utilização de handbike, triciclo ou bicicleta adaptada, sendo “pedalado” com as mãos. Haja braço!

handbike, bicicleta para pessoa com deficiência (pcd)
O paraciclista Fred Carvalho em sua handbike. Foto: arquivo pessoal

Um paraciclista que já nos enviou muitos vídeos gravados em sua bicicleta adaptada é o Fred Carvalho, de João Pessoa. Fred já conquistou várias medalhas ao longo da sua carreira como paratleta.

No vídeo abaixo, produzido por Phelipe Santos e Rafael Luna, ele conta sua história desde a infância, quando saía sozinho de bicicleta deixando sua mãe preocupada. Também fala de seus sonhos, a dificuldade dos treinos e como passou a se dedicar ao paraciclismo. Vale a pena assistir!


Como é pedalar uma handbike?

Nesse vídeo do canal Handbike For Love você faz um passeio virtual em uma bicicleta adaptada, em estrada e ciclovia:


54 comentários em “Handbike, a bicicleta para pessoas com deficiência

  1. Queria saber onde no Rio de Janeiro eu encontro bicicleta para deficiênte físico.Eu tive um AVC.
    Alguém pode me ajudar?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Olá… Tenho interesse de praticar handbicke… Prática esportiva…necessito informações. Tenho deficiência física… Seqüelas de pólio…MIE.para treinos e competições… Necessito saber então minha classificação…e qual band seria adequada a mim?? E o valor??? Att. Edna Fernanda Zanetti

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

    1. Olá Marcelo, tudo bem? Meu pai tem uma handbike, aliás, duas. rsrs. Justamente por isso está pensando em vender uma delas… se tiver interesse me mande um e-mail que te passamos as condições, fotos, etc. mariliagolfieri@hotmail.com. Abraços

      Thumb up 0 Thumb down 0

    2. ola…eu tenho uma handbike pra vender, mas a duvida vc quer para passeio ou para competir?
      pode entrar em contato comigo pelo whatsapp 11991262793 que te envio as fotos…

      Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Olá Fabiama, tudo bem? Como disse ao Marcelo acima, meu pai tem uma handbike, aliás, duas. rsrs. Justamente por isso está pensando em vender uma delas… se tiver interesse me mande um e-mail que te passamos as condições, fotos, etc. mariliagolfieri@hotmail.com. Abraços

      Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Olá, boa noite, tenho interesse na handbike, gostaria de ver fotografias, e saber as especificações da mesma.
        Qual o preço? se possui nota fiscal para transporte entre outros.
        Espero resposta.

        se preferir: (69) 8463-3040

        Antecipadamente agradeço.

        Abraços.

        PCSantos

        Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Tenho uma Hand Bike da loja Dream Bike que não está sendo mais usada. Comprei para meu pai, que é amputado, mas ele não se adaptou. Pretendo vende-la. Contato: 61 9215-7429.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. SOU DEFICENTE FISICO E GOSTARIA DE COMPRAR UM TRICICLO COM PEDAL NA MÃO, ONDE POSSO COMPRAR UM AQUI NO RIO DE JANEIRO, ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA, OU DE ALGUEM QUE FAÇA UM, OBRIGADO

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    1. Olá. Tenho uma Hand Bike da loja Dreambike que não está sendo mais usada. Foi comprada em 2013 pra meu pai que é amputado, mas ele não se adaptou. Um abraço.

      Thumb up 1 Thumb down 0

        1. Olá Roberto, tudo bem? Não sei se você ainda está procurando uma hand para comprar, mas vi que seu ddd é 45 e moramos no PR também. rs. Estamos vendendo uma das hands do meu pai. Te interessa? Se sim, me mande e-mail, por favor, assim te mando maiores informações. mariliagolfieri@hotmail.com. Abs

          Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Olá! Por acaso vocês conhecem quem faça adaptações em bicicletas para pessoas que tenham deficiência em SP ou interior?
    Ou então um caso para exemplificar a adaptação de bicicletas para pessoas com dificuldade de movimento nos membros superiores…
    Obrigada

    Thumb up 3 Thumb down 1

  6. Valeu mesmo, William!

    Ótima matéria! Vou entrar em contato e procurar organizar algo para a Virada Inclusiva desse ano. Estou pensando numa bicicletada inclusiva, juntamente com a bicicletada tradicional.

    Tem também um pessoal com deficiência visual que anda de tandem.

    Se a coisa sair mesmo eu entro em contato para você me ajudar na divulgação!

    Vou ver com o pessoal da comunicação a possibilidade de dar um destaque para o post aqui!

    Abraço!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Apenas é triste que o valor da Manobici seja tão alto, pois uma bici você compra por 500-800,00 Reais, já a manobici por menos de 2 mil é difícil. Então, acaba sendo exclusiva pelo seu alto custo!
    E, por favor, quem souber de algum local em que o preço seja mais barato, por favor, avise-me!

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Patrícia, boa tarde.

      Meu filho ganhou uma bicicleta handbike que não o serve, pois precisamos de uma bicicleta para pessoas com paralisia cerebral (ou seja, que tenha apoio para a coluna…).

      Esta bicicleta nunca foi usada e estou anunciando a mesma para comprar uma adequada…

      Caso tenha interesse peço entrar em contato.

      Um abraço!!!

      Thumb up 1 Thumb down 0

      1. Bom dia Desirée! Pesquisando por Handbiks cheguei a este site e vi seu comentário. Esta semana meu pai de 74 anos, amputado, expressou o desejo de ter um “triciclo”. Gostaria de ver fotos da Hand de seu filho. Espero que encontremos os modelos certos que meu pai e seu filho necessitam (61 8218-3208 Tim e 9215-7429 Claro).

        Thumb up 0 Thumb down 0

      2. OI MEU MARIDO TEVE POLIOMELITE, E FICOU ENCANTADO COM A RANDBIKE,E ISSO VIROU UM SONHO. nÓS NÃO SABEMOS AONDE FABRICA E ELE DESEJA MUITO TER UMA,ME INTERESSA MUITO COMPRAR UMA PARA A ALEGRIA DELE,ESPERO QUE VC ENTRE EM CONTATO COMIGO OBRIGADO.

        Thumb up 0 Thumb down 1

      3. DESIRÉE, OLÁ – PESQUISANDO S/ BICICLETAS ADAPTADAS P/ PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL ENCONTREI VC E PERGUNTO SE CONSEGUIU UM FABRICANTE, PQ O QUE CONHECIA FECHOU E PRECISO ADQUIRIR C/ CERTA URGÊNCIA – SDS

        Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *