Bicicleta em Manaus, uma realidade cada vez melhor

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

O Vá de Bike tem buscado constantemente conhecer e divulgar o movimento pró-bicicleta nas diversas cidades brasileiras, com o objetivo de ampliar a discussão e mostrar que tem muita coisa bacana acontecendo para além de São Paulo. Dessa vez mostramos um pouco da cena de Manaus, capital do Amazonas, que tem se destacado na luta pela mobilidade urbana por bicicletas, cidades humanas, saudáveis e democráticas.

Pedala Manaus

Foto: Divulgação

Dentro desse contexto, o “esquecimento” da magrela motivou o surgimento do Pedala Manaus, incentivando o esporte, transporte, lazer e qualidade de vida. Em junho de 2010, o grupo realizou a sua primeira grande pedalada, com direito a um debate sobre o papel da bicicleta como meio transporte.

Nessa época, segundo relatos, a demanda pelo uso da bicicleta ainda era invisível e as ações precisavam de visibilidade e participação popular. Foi quando os integrantes do movimento resolveram promover encontros semanais, a fim de estimular que mais pessoas tivessem coragem de encarar a cidade sobre duas rodas.

Pedala Manaus

Um dos primeiros encontros do Pedala Manaus. Foto: Divulgação

“Foi assim que surgiu, em fevereiro de 2011, a Terça Tradição, que em poucas semanas passou de 15 a 30 pessoas para cerca de 250 a 300 participantes. A ideia era levar o ciclista iniciante a vivenciar sua bicicleta nas ruas da cidade, com alguns toques sobre mecânica, troca de marchas, equilíbrio e comportamento no trânsito. As atividades sempre estão lotadas e têm ajudado a formar dezenas de novos ciclistas em Manaus, que rapidamente aprendem a manejar a bicicleta com tranquilidade e segurança”, conta um dos precursores do movimento, o biólogo paulista Ricardo Braga Neto, conhecido como Saci. Conheça sua história.

Registro atual dos passeios. Foto: Divulgação

O aumento expressivo de interessados motivou ainda mais o surgimento de outras atividades, destinadas a todos os ciclistas: experientes, iniciantes, crianças e até um grupo de pedal feminino, como já mostramos aqui no Vá de Bike.

Resultados consistentes

Graças a essas iniciativas, Manaus tem hoje uma participação consistente e bastante importante no cenário do ativismo no Brasil. Promovendo articulação política com gestores municipais, participação em eventos (como o Dia Mundial Sem Carro e Bicicletada Nacional), organização do 1º Fórum de Bicicletas Manaus e fomento intenso ao debate sobre legitimação da bicicleta nas ruas.

“Para fazer tudo acontecer, não basta ter apenas boas ideias, é preciso suor”, afirma Saci falando da importância de ter pessoas participando ativamente, comprometidas, responsáveis e engajadas na promoção segura desse meio de transporte.

Os esforços valeram a pena. “O imenso número de ciclistas na cidade é refletido pela quantidade de grupos de bicicleta que surgiram (por exemplo, Equipe Surubim de Bike, Tambike, Amazonas de Bike e Pedala 10 Torres) e o fortalecimento de grupos mais velhos que estavam com atividades esporádicas (como os Amigos do Pedal, Saga Bike e Jungle Bike). Outro indicativo é o aumento no volume de vendas de bicicletas, peças e acessórios em Manaus, aquecendo o mercado como nunca acontecera antes”.

O Movimento Pedala Manaus é um agregador de forças, possibilitando que mais ciclistas se engajem, participem, contribuam e lutem pela mudança que querem ver no mundo. “Nossa intenção é incentivar o uso da bicicleta de forma coletiva e mais abrangente possível, atuando na promoção de passeios, articulação política, capacitação, campanhas educativas, acesso à informação, dentre outras atividades. Vamos continuar pedalando nessa direção”.

Parabéns aos amigos de Manaus! Sigamos juntos fazendo a diferença!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

4 comentários para Bicicleta em Manaus, uma realidade cada vez melhor

  • Joao Barbosa

    A exemplo de Manaus, a cidade de Belém do Pará, também se faz presente nesse movimento crescente pela mobilidade urbana via bicicleta, seja individualmente, pois muitos a utilizam a caminho do trabalho, ou em grupos como EART, Bike Belém, Pedal na Estrada entre outros.
    E ainda através de incentivos feitos por lojas especializadas de bike como Top Bike e Amazon Bike que incentivam ciclistas iniciantes no mundo do pedal semanalmente realizando passeios noturnos.
    Ainda contamos com o movimento Bicicletada que realiza pedais em prol da causa como por exemplo Um Dia Mundial Sem Carro.
    Portanto, Belém esta também engajada nessa luta por um mundo mais sustentável e de qualidade de vida.

    PEDALAR FAZ BEM!!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Isaac Ferreira

    Realmente, o Pedala Manaus mudou a mobilidade urbana em Manaus. A passos pequenos, mas muito bem medidos, tem ajudado muitos a mudar suas atividades, reavaliar seu meio de transporte e incentivado a prática de esporte. Os benefícios não são refletidos apenas na cidade fisicamente, mas são sentidos por seus habitantes que, com a prática do ciclismo, tornam-se um povo ainda mais animados e saudável. Pedala Manaus mostrou mais uma maneira de conquistarmos qualidade de vida.
    Ganhei confiança e segurança para pedalar pela cidade (e fora dela) através deste movimento. Hoje minha magrela é opção número, para mim, como meio de transporte. A serviço e a passeio!

    Excelente matéria “VÁ de Bike”.

    VAI PEDALA!!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  • Rosana

    A bicicleta é amplamente usada também em Macapá. As faixas de pedestre geralmente são respeitadas, e à noite são muitos os jovens que saem para passear de patins.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>